Data do documento | Título | Autor(es) | Tipo |
18-fev-2016 | Acompanhamento e avaliação de equipes docentes: estudo de caso dos cursos de nível superior da Universidade Federal de Alagoas no contexto da UAB | Valério, Liliane Cristine Moreira | Dissertação |
25-out-2019 | Aplicativos de mensagens: whatsapp como espaço de interação e construção colaborativa do conhecimento | Melo, Leandro Marques de | Dissertação |
27-jun-2021 | Aprendizagem baseada em jogos digitais RPG no ensino superior: uma experiência na disciplina de ecologia | Amorim, Douglas Carvalho de | Tese |
12-mar-2015 | A aprendizagem das crianças na cultura digital | Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante | Tese |
20-jul-2021 | Autoria colaborativa, letramentos digitais e letramento crítico na cultura digital: um estudo com discentes de licenciatura em língua inglesa | Santos, Keila Mendes dos | Tese |
6-jun-2019 | Avaliação da aprendizagem no ensino híbrido: considerações a partir de interfaces digitais | Silva, Maria Quinor Vicente da | Dissertação |
22-nov-2017 | Avaliação da aprendizagem realizada pela tutoria online a partir das interações nos fóruns de discussão no ambiente virtual de aprendizagem | Silva, Rose Madalena Pereira da | Dissertação |
3-dez-2020 | Blended learning na formação continuada de professores universitários: novas conexões à profissionalização e à prática docente | Santos, Vera Lúcia Pontes dos | Tese |
6-ago-2010 | A brincadeira e o processo de constituição do eu-psíquico da criança: implicações para a educação infantil | Maynart, Renata da Costa | Dissertação |
18-abr-2018 | Celular e estudante: uso do dispositivo móvel dentro da escola | Gomes, Maria Gisélia da Silva | Dissertação |
7-abr-2017 | Concepção e implementação de um modelo de avaliação qualitativa para mapas conceituais estratificados em um estudo de caso no contexto de um curso de extensão sobre licitação na UFAL | Vieira, André Vilhena | Dissertação |
31-jul-2020 | Contexto institucional da governança nas universidades federais do nordeste brasileiro | Farias, Mylena Soares de Araújo | Tese |
19-jun-2019 | O curso de pedagogia a distância da UFAL: narrativas sobre implantação, desafios e impactos na vida profissional dos egressos das primeiras turmas (1998, 2001, 2002, 2004) | Silva, Elza Maria da | Tese |
21-nov-2008 | Da lousa ao computador: resistência e mudança na formação continuada de professores para integração das tecnologias da informação e comunicação | Pinto, Francisco Soares | Dissertação |
31-jul-2023 | Desenvolvimento da competência digital na formação inicial de professores: análise no curso de pedagogia da Universidade Federal de Alagoas | Oliveira, Alessandra Ferreira da Silva | Dissertação |
15-ago-2016 | Docência na educação superior e a ação pedagógica resultante da formação continuada de professores recém-ingressos na UFAL | Santos, Vera Lúcia Pontes dos | Dissertação |
14-fev-2008 | Educação a distância no ensino médio da rede estadual de Alagoas: o programa jovem empreendedor da escola pública | Jobim, Daniela Ribeiro de Bulhões | Dissertação |
19-dez-2011 | Uma educação infantil centrada no brincar : a experiência da Te-Arte | Melo, Rozana Machado Bandeira de | Dissertação |
8-fev-2018 | Educação na era digital: estágios de integração das tecnologias em cursos de licenciatura na concepção de professores formadores | Santana, Clésia Maria Hora | Tese |
4-mar-2024 | Ensino híbrido de ciências da natureza em escolas públicas alagoanas: uma pesquisa-formação sobre concepções, possibilidades e desafios a partir das perspectivas de professores, estudantes e seus familiares | Fernandes, Carlos Jorge da Silva Correia | Tese |
22-jun-2020 | Ensino híbrido e o processo de aprendizagem na sala de aula invertida amparados pelas tecnologias digitais: análise de experiência no ensino médio | Santana, Marseille Evelyn Lessa de | Dissertação |
6-jul-2017 | Ensino superior tecnológico em hotelaria a distância e sua interface com o mundo do trabalho | Oliveira, Aristóteles da Silva | Tese |
27-out-2017 | Escola de Gestores, o curso de especialização em gestão escola no estado de Alagoas: Fala Gestor! | Brito, Maria Betânia Gomes da Silva | Tese |
14-dez-2009 | Estratégias interativas na educação online : estudo de caso nos fóruns do curso piloto de administração a distância do Sistema Universidade Aberta do Brasil em Maceió - AL | Lopes, Myllena Calheiros | Dissertação |
24-nov-2017 | Estratégias utilizadas pelos professores na avaliação da aprendizagem no curso de Letras/Inglês na modalidade a Distância na UFAL | Brambilla, Thereza Cristine Santos Costa | Dissertação |
20-dez-2012 | Uma ferramenta para aprendizagem significativa de surdos utilizando síntese automática de texto baseada em mapas conceituais | Siqueira, Carlos Leopoldo Pinto | Dissertação |
4-jul-2013 | Formação continuada de professores no ensino superior: a inserção das TIC na prática pedagógica dos docentes da Ufal | Silva, Guilmer Brito | Dissertação |
12-dez-2011 | Formação continuada em mídias na educação: um estudo sobre as contribuições do programa na perspectiva dos egressos | Santana, Clésia Maria Hora | Dissertação |
26-fev-2019 | Formação continuada: uma análise da formação de professores e o uso das TIC na Educação do Campo do Município de Murici - AL | Lira, Mayara Teles Viveiros de | Dissertação |
27-mai-2020 | Formação docente com metodologias ativas no ensino híbrido: análise da transposição didática | Ferreira, Líllian Franciele Silva | Dissertação |
12-dez-2016 | A formação docente universitária para a utilização das TDIC no contexto educativo da UFAL e UDELAR | Voss, Lilian Kelly de Almeida Figueiredo | Tese |
21-nov-2018 | Gamificação como estratégia de ensino: um estudo de caso no curso de Comunicação Social | Barros, Daniel Augusto Monteiro de | Dissertação |
6-jun-2020 | A gamificação na perspectiva dos multiletramentos desenvolvida nos anos iniciais do ensino fundamental | Oliveira, Josefa Kelly Cavalcante de | Dissertação |
3-abr-2012 | Gestão escolar e tecnologias : a realidade de escolas públicas na cidade de Maceió/AL | Brito Filho, Marcelino Carvalho de | Dissertação |
1-dez-2011 | Hipertexto e material didático online no contexto do curso de pedagogia a distância da UAB/UFAL | Silva, Maria Marinho da | Dissertação |
29-abr-2022 | As humanidades digitais no contexto da educação frente à pesquisa brasileira e ao processo de ensino-aprendizagem no período letivo excepcional da Universidade Federal de Alagoas | Rocha, Lidianne Mércia Barbosa Malta | Tese |
29-mai-2008 | Integração de mídias no piloto do programa de formação continuada de professores em mídias na educação | Gomes, Paulo Marinho | Dissertação |
26-fev-2010 | Interação on-line: um desafio da tutoria | Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante | Dissertação |
2-abr-2013 | Matriz para elaboração de atividades didáticas no contexto da educação a distância | Macedo, Israel Silva de | Dissertação |
10-dez-2010 | Mecanismo de avaliação de material didático na educação a distância no contexto da Universidade Aberta do Brasil | Silva, Lucicleide da | Dissertação |
25-ago-2017 | Modelagem de conceitos geométricos por meio de sistemas de micromundo | Magalhães, Terence Coelho Lopes de | Dissertação |
4-abr-2011 | Um modelo baseado em princípios da persuasão para a classificação e construção de sítios educacionais | Cavalcante, Paulo José Tenório | Dissertação |
24-jul-2013 | Um modelo de apoio à interação entre aprendizes em fóruns de discussão baseado em mapas conceituais | Ferreira, Fernanda Josirene de Melo | Dissertação |
30-mai-2018 | Um modelo de avaliação de aprendizagem de História baseado em projetos e mapas conceituais | Santos, Patricia Maria dos | Dissertação |
22-mai-2019 | MOOC gamificados: proposta de design pedagógico para cursos online | Silva, Guilmer Brito | Tese |
18-nov-2020 | O papel social da escola frente ao ciberbullying: uma perspectiva dos diretores escolares do município de Rio Largo | Nunes, Sara Melo do Egito | Dissertação |
8-mar-2019 | As potencialidades do e-Sports como propiciador de aprendizagem colaborativa em uma intervenção no contexto escolar | Ferreira, José Ricardo Lopes | Dissertação |
16-jun-2020 | As práticas docentes de avaliação para a aprendizagem em contextos de educação híbrida no ensino superior | França, Lílian Roberta Salustiano | Dissertação |
5-dez-2016 | Práticas experimentais mediadas por interfaces da internet na formação de professores de física | Silva, Ivanderson Pereira da | Tese |
2-set-2022 | Processo de produção de vídeo autoral discente como recurso de aprendizagem a partir do planejamento prévio de mapa conceitual no curso de Pedagogia da Ufal e no âmbito da educação remota | Ferreira, Fernanda Josirene de Melo | Tese |
14-abr-2014 | Proposição de modelo de sistema de recomendação para uma alimentação saudável baseado na medicina Ayurvédica | Morais, Renata Tânia Brito | Dissertação |
31-jul-2009 | Raciocínio científico por meio dos jogos educacionais colaborativos | Medeiros, Romero Araújo de | Dissertação |
12-nov-2007 | Reflexos da formação continuada do curso TV na escola e os desafios de hoje nas práticas pedagógicas dos professores cursistas | Gomes, Maria Amábia Viana | Dissertação |
set-2020 | Relato de experiência do uso da plataforma Google Classroom no curso de Jornalismo | Cardoso, Isis Nalba Albuquerque; Costa, Cleide Jane de Sá Araújo; Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante | Artigo de Periódico |
10-jul-2019 | Saberes docentes na cultura digital: a implementação da portaria nº 1.428 em cursos presenciais de licenciatura da Universidade Federal de Alagoas | Silva, Jéssica Adriana Rocha da | Dissertação |
23-ago-2018 | Tecnologias digitais da informação e comunicação na educação básica: utilizando história em quadrinhos no ensino de história | Gomes, Giselma da Silva | Dissertação |
13-jul-2017 | A utilização das ferramentas da plataforma moodle: pelos professores, tutores e alunos de geografia licenciatura a distância da UFAL | Souza, Ana Paula Lopes de | Dissertação |
31-out-2006 | Utilização das ferramentas do portal educacional no ensino superior | Oliveira, Nara Pollyanne de Araújo Ramalho | Dissertação |
1-set-2009 | Utilização das tecnologias da informação e comunicação, no contexto da web 2.0, na prática docente na educação superior | Calheiros, Dawson da Silva | Dissertação |
17-dez-2018 | A utilização do ambiente virtual de aprendizagem móvel na formação inicial de professores de matemática | Silva, Alex Melo da | Tese |
23-mai-2016 | Utilização do Facebook no processo de ensino e aprendizagem: possibilidades e práticas pedagógicas | Oliveira, Jacqueline Freire Costa Matias Alves de | Dissertação |