00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: O papel social da escola frente ao ciberbullying: uma perspectiva dos diretores escolares do município de Rio Largo
Título(s) alternativo(s): The social role of the school trough the cyberbullying: a perspective of school principals in the Rio Largo City
Autor(es): Nunes, Sara Melo do Egito
Primeiro Orientador: Costa, Cleide Jane de Sá Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Mercado, Luis Paulo Leopoldo
metadata.dc.contributor.referee2: Sperotto, Rosária Ilgenfritz
Resumo: O advento das tecnologias, juntamente com a internet, trouxe inúmeros avanços para a sociedade, possibilitando flexibilidade de comunicação e de acesso à informação. No entanto, o uso mal-intencionado pode acarretar problemas sociais, sendo esse o caso do ciberbullying. Esse fenômeno, por sua vez, é caracterizado como agressões que são cometidas virtualmente, com a intenção de oprimir, humilhar e depreciar a vítima. As violências irão partir de uma pessoa ou um grupo de pessoas que geralmente utilizarão as redes sociais, mensagens de texto, fotos e vídeos ameaçando e/ou expondo as vítimas em situações embaraçosas. Partindo do pressuposto de que o ciberbullying é decorrente do bullying que acontece nos espaços escolares, essa pesquisa questiona como tem se dado o papel social das escolas diante da violência virtual. Portanto, tem-se como objetivo analisar o ciberbullying dentro da perspectiva escolar buscando averiguar as ações dos diretores referentes à violência virtual, a fim de compreender qual o papel social que as escolas vêm assumindo frente as agressões que ocorrem por meio da tecnologia. Nesse sentido, o universo da pesquisa é constituído de 4 diretores de escolas, tanto da rede pública quanto da privada, do munícipio de Rio Largo. O estudo é de natureza qualitativa e se enquadra na pesquisa exploratória. O instrumento de coleta de dados que foi utilizado nesse estudo foi a entrevista. Posterior a coleta de dados, os resultados analisados indicaram que os diretores não só conheciam o ciberbullying como tiveram experiências de casos em suas escolas, mediante a esses dados elaboramos um guia de recomendações para as escolas pesquisadas. Portanto, o papel social que essas escolas adotaram para o combate das ocorrências do ciberbullying foi o diálogo com os estudantes e com os responsáveis.
Abstract: The advent of technologies together with the internet, brought numerous advances to society, allowing flexibility of communication and access to information. However, malicious use can lead to social problems, such as ciberbullying. Ciberbullying is characterized as aggressions that are committed virtually, with the intention of oppressing, humiliating and disparaging the victim. Violence will come from a person or a group of people who will generally use social media, text messages, photos and videos, threatening and / or exposing victims in embarrassing situations. Based on the assumption that ciberbullying is a result of bullying that occurs in school spaces, this research questions how the social role of schools in the face of virtual violence, that is, in the face of ciberbullying. In this sense, the research universe consists of 4 school managers, both public and private, in the city of Rio Largo, in order to find out what social role the school has been assuming in the face of ciberbullying. The study is qualitative in nature and fits into exploratory research. After the data collection, the results analyzed indicated that the principals not only knew about cyberbullying but also had experiences of cases in their own schools, by means of this data we elaborated a guide with recommendations to the reasearched schools. Therefore, the social role theses schools adopted to fight the cyberbullying occurrence it was the dialogue with the students and their guardians.
Palavras-chave: Ciberbullying
Diretores de escolas
Papel Social
Escola
Bullying
Ciberbullying
School principals
Social role
School
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: NUNES, Sara Melo do Egito. O papel social da escola frente ao ciberbullying: uma perspectiva dos diretores escolares do município de Rio Largo. 2022. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8566
Data do documento: 18-nov-2020
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