00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3775
Tipo: Dissertação
Título: Tecnologias digitais da informação e comunicação na educação básica: utilizando história em quadrinhos no ensino de história
Autor(es): Gomes, Giselma da Silva
Primeiro Orientador: Costa, Cleide Jane de Sá Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Mercado, Luis Paulo Leopoldo
metadata.dc.contributor.referee2: Prado, Maria Elisabette Brisola Brito
Resumo: A tecnologia está presente em toda sociedade e é um componente social para a vida moderna, trazendo, para o espaço escolar, novos conhecimentos e possibilidades de uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação como recursos didáticos. Esta pesquisa trata das TDIC na Educação Básica: utilizando História em Quadrinhos (HQ) no Ensino de História. O objetivo da pesquisa foi verificar como ocorre a aplicação das TDIC como recursos didáticos na disciplina de História em três escolas municipais do Ensino Fundamental II na cidade de Teotônio Vilela –AL. Para tanto, elencamos os seguintes objetivos específicos: analisar as dificuldades do professor de História com relação à utilização das TDIC como ferramentas para o ensino aprendizagem dos estudantes; promover uma formação, com duração de oito (8) horas, para os professores de História sobre o uso do aplicativo ToonDoo; analisar o uso do ToonDoo como fins pedagógicos e analisar o uso das TDIC em sintonia com a disciplina de História. Focamos nossa problemática em como o professor de História pode planejar e aplicar estratégias pedagógicas, utilizando as TDIC no contexto da sala de aula presencial. Esse estudo envolve uma abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação, envolvendo 10 professores de História de três escolas, tendo como intervenção o uso da internet no ensino de História, e o aplicativo escolhido ToonDoo - criação de uma HQ sobre as Grandes Navegações. Dentre os instrumentos de coleta de dados, escolhemos a entrevista estruturada, por abarcar o foco da pesquisa, sendo possível avaliar, de forma direta, as explanações do entrevistado e, também, a técnica de observação direta, pois proporciona ao pesquisador obter mais informações sobre o que está sendo pesquisado, abrindo caminhos para um olhar mais apurado sobre o estudo que ora analisamos. O resultado da pesquisa mostra que o professor de História refletiu sobre sua prática, a partir do conhecimento de possibilidades de uso das TDIC na disciplina de História, aplicando as estratégias de ensino com recursos didáticos disponíveis na internet que gerou uma ação didática com planejamento e ação no contexto da sala de aula.
Abstract: Technology is present in every society and is a social component for modern life, bringing to the school space new knowledge and possibilities of use of Digital Technologies of Information and Communication as didactic resources. This research deals with the TDIC in Basic Education: using Comics in History Teaching. The objective of the research was to verify how the application of the TDIC as didactic resources in the discipline of History happens in three municipal schools of Elementary School II in the city of Teotônio Vilela - AL. In order to do so, we have the following specific objectives: to analyze the difficulties of the History teacher regarding the use of TDIC as tools for teaching students' learning; promote eight-hour training for history teachers on the use of the ToonDoo application; analyze the use of ToonDoo as pedagogical purposes and analyze the use of TDICs in tune with the discipline of History. We focus our problematic on how the History teacher can plan and apply pedagogical strategies, using the TDIC in the context of the classroom, this study involves a qualitative approach of the research-action type, involving 10 History teachers from three schools. intervention the use of the internet in teaching History, and the chosen application ToonDoo - creation of a HQ on the Great Navigations. Among the data collection instruments, we chose the structured interview, since it encompasses the research focus, and it is possible to directly evaluate the interviewee's explanations, as well as the direct observation technique, since it provides the researcher with more information about what is being researched, opening the way for a closer look at the study we have analyzed. The result of the research shows that the teacher of History reflected on his practice, from the knowledge of possibilities of use of the TDIC in the discipline of History, applying the teaching strategies with didactic resources available on the internet that generated a didactic action with planning and action in the context of the classroom.
Palavras-chave: História – Estudo e ensino
Ensino fundamental
Tecnologia digital da informação e comunicação
História em quadrinhos
Estratégias pedagógicas
Elementary Education
History Teaching
TDIC
Learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: GOMES, Giselma da Silva. Tecnologias digitais da informação e comunicação na educação básica: utilizando história em quadrinhos no ensino de história. 2018. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3775
Data do documento: 23-ago-2018
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.