Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15441
Tipo: | Tese |
Título: | As humanidades digitais no contexto da educação frente à pesquisa brasileira e ao processo de ensino-aprendizagem no período letivo excepcional da Universidade Federal de Alagoas |
Título(s) alternativo(s): | Digital humanities in the context of education against brazilian research and the teaching learning process in the exceptional school period of the Federal University of Alagoas |
Autor(es): | Rocha, Lidianne Mércia Barbosa Malta |
Primeiro Orientador: | Costa, Cleide Jane de Sá Araújo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante |
metadata.dc.contributor.referee2: | Ferreira, Andrea Marques Vanderlei |
metadata.dc.contributor.referee3: | Carvalho, Ana Beatriz Gomes Pimenta de |
metadata.dc.contributor.referee4: | Sperotto, Rosária Ilgenfritz |
Resumo: | Esta tese versa sobre a contextualização das Humanidades Digitais na Educação em âmbito nacional, tendo em vista que nessa conjectura, o tema apresenta tímida produção científica nas pesquisas e, pode contribuir para a formação nos espaços educativos, principalmente os não presenciais, potencializando os processos de ensino-aprendizagem mediados pelas TD e, em particular, o desenvolvido no Período Letivo Excepcional (PLE) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Com base investigativa alicerçada na pesquisa qualitativa, o interesse deste estudo centrou-se na seguinte questão: quais as perspectivas das Humanidades Digitais no contexto da Educação em relação à pesquisa brasileira, no que se refere às produções nacionais e, ao processo de ensino-aprendizagem proposto no PLE ofertado pela UFAL? De acordo com a provocação da pesquisa, este estudo, tipo descritivo e exploratório, de abordagem dialética, fundamentou-se em achados teórico-metodológicos, cujo objetivo geral foi: analisar o cenário das Humanidades Digitais no contexto da Educação mediada pelas tecnologias, frente à pesquisa brasileira, no que se refere às produções nacionais e, ao processo de ensino-aprendizagem atual proposto no PLE ofertado pela UFAL. O procedimento metodológico, documental e experiencial, coletou os dados por meio de três técnicas (com suas respectivas fontes de dados), a saber: a) revisão bibliográfica sistemática integrativa (nas produções científicas de bases e plataformas científicas); b) pesquisa documental sistemática (nos documentos empíricos de diretórios, plataformas e repositórios, junto aos vídeos no sítio do youtube) e; c) observação direta extensiva (os sujeitos foram os professores que ministraram disciplinas na graduação durante o PLE/UFAL). As bases científicas foram: BVS, google scholar, Periódicos da Capes e scielo Brasil. As plataformas empíricas foram: Instituto Conex, Fapeal e Diretório de Periódicos Nacionais em Educação. Já os docentes participantes são de várias graduações, nas três áreas do conhecimento: Exatas, Humanas e Saúde. O cenário da pesquisa foi a internet e as coletas de dados foram instrumentalizadas por formulários online construídos na plataforma google forms. Durante o estudo, os resultados alcançados decorreram dos dados de: 44 artigos científicos, 12 resumos empíricos, 11 vídeos e as respostas de 30 professores que atuaram em 17 graduações no PLE/UFAL em 2020. Os dados levantados foram analisados em quatro categorias e, a partir da análise desenvolvida, os resultados obtidos sobre as Humanidades Digitais na Educação mostraram primeiro, que as publicações científicas e empíricas no âmbito nacional são tímidas, indicando que o tema é pouco explorado e, portanto, necessita de mais investigações em seu entorno. Ainda, observou-se no locus deste estudo indícios de que as Humanidades Digitais podem, através do suporte tecnológico disponibilizado pelas TD, contribuir para a formação em espaços educativos, potencializando os processos de ensino-aprendizagem com vistas à mediação docente, à construção do conhecimento e à aprendizagem autônoma do aluno. Constata-se que a tese foi confirmada, visto que as Humanidades Digitais têm suas perspectivas contextualizadas na Educação, considerando nesse cenário o amparo tecnológico disponível e a participação efetiva dos sujeitos envolvidos nos procedimentos pedagógicos. |
Abstract: | This thesis deals with the contextualization of Digital Humanities in Education at the national level, considering that in this conjecture, the theme presents timid scientific production in research and can contribute to training in educational spaces, especially non-presential ones, enhancing the processes of teaching-learning mediated by DT and, in particular, the one developed in the Exceptional Academic Period (PLE) of the Federal University of Alagoas (UFAL). With an investigative base grounded in qualitative research, the interest of this study focused on the following question: what are the perspectives of Digital Humanities in the context of Education in relation to Brazilian research, with regard to national productions and the teaching-learning process proposed in the PLE offered by UFAL? According to the research provocation, this study, descriptive and exploratory, with a dialectical approach, was based on theoretical-methodological findings, whose general objective was: to analyze the scenario of Digital Humanities in the context of Education mediated by the technologies, compared to Brazilian research, with regard to national productions and the current teaching-learning process proposed in the PLE offered by UFAL. The methodological, documentary and experiential procedure collected data through three techniques (with their respective data sources), namely: a) integrative systematic bibliographic review (in scientific productions of scientific bases and platforms); b) systematic documentary research (in the empirical documents of directories, platforms and repositories, together with the videos on the youtube site) and; c) extensive direct observation (the subjects were the professors who taught undergraduate courses during the PLE/UFAL). The scientific bases were: VHL, google scholar, Capes and scielo Brasil journals. The empirical platforms were: Instituto Conex, Fapeal and Directory of National Journals in Education. The participating professors are from various degrees, in the three areas of knowledge: Exacts, Humanities and Health. The research scenario was the internet and data collection was instrumented by online forms built on the google forms platform. During the study, the results achieved resulted from data from: 44 scientific articles, 12 empirical abstracts, 11 videos and the responses of 30 professors who worked in 17 graduations at PLE/UFAL in 2020. The data collected were analyzed in four categories and, based on the analysis developed, the results obtained on Digital Humanities in Education showed, first, that scientific and empirical publications at the national level are timid, indicating that the topic is little explored and, therefore, , needs further investigation into its surroundings. Also, in the locus of this study, evidence was observed that Digital Humanities can, through the technological support provided by DT, contribute to training in educational spaces, enhancing the teaching-learning processes with a view to teacher mediation, to the construction of knowledge and autonomous student learning. It appears that the thesis was confirmed, since the Digital Humanities have their perspectives contextualized in Education, considering in this scenario the available technological support and the effective participation of the subjects involved in the pedagogical procedures. |
Palavras-chave: | Humanidades digitais Educação Pesquisa Processo de ensino - aprendizagem Digital Humanities Education Research Teaching - learning process |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | ROCHA, Lidianne Mércia Barbosa Malta. As humanidades digitais no contexto da educação frente à pesquisa brasileira e ao processo de ensino-aprendizagem no período letivo excepcional da Universidade Federal de Alagoas. 2025. 252 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15441 |
Data do documento: | 29-abr-2022 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.