00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Artigos publicados em periódicos - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7986
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Relato de experiência do uso da plataforma Google Classroom no curso de Jornalismo
Título(s) alternativo(s): Experience report on the use of the Google Classroom in the undergraduate program in Journalism
Autor(es): Cardoso, Isis Nalba Albuquerque
Costa, Cleide Jane de Sá Araújo
Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante
Resumo: O artigo descreve a experiência de utilização da plataforma Google Classroom como Ambiente Virtual de Aprendizagem ( com alunos da disciplina de oficina de produção audiovisual ofertada nas turmas I ( e turma II ( no turno noturno do curso de graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas ( Trata se de um trabalho qualitativo descritivo cujos objetivos foram aprofundar os conhecimentos acerca do cinema e audiovisual, complementar as aulas presenciais, além de otimizar o tempo e o interesse dos alunos nas aulas. Conteúdos voltados ao audiovisual, com foco para o cinema e, em especial, as produções alagoanas, foram trabalhados por meio de vídeos, textos, quiz, além das exposições e debates presenciais. Todas as postagens e interações no ambiente virtual foram avaliados de forma individual e contínua. Os resultados mostraram que o uso da pl ataforma foi efetivo e contribuiu para a maior participação e interesse dos discentes.
Abstract: The paper describes the experience of using the Google Classroom platform as a Virtual Learning Environment with students of the course of audiovisual production workshop, offered in classes I (2018.2) and class II (2019.1), in the night shift of the undergraduate program in Journalism at the Federal University of Alagoas. It is a descriptive qualitative study, whose objectives were to deepen the knowledge about cinema and audiovisual media, complement the face-to-face classes, and to optimize students ’time and interest in classes. Contents focused on audiovisuals, with a focus on cinema and, in particular, productions made in Alagoas, were worked on through videos, texts, quizzes, as well as face-to-face exhibitions and debates. All posts and interactions in the virtual environment were evaluated individually and continuously. The results showed that the use of the platform was effective and contributed to the greater participation and interest of the students.
Palavras-chave: Educação
Cinema
Google Classroom
Ambiente virtual de aprendizagem
Jornalismo
Education
Journalism
Virtual learning environment
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Sigla da Instituição: UFRS
Citação: CARDOSO, Isis Nalba Albuquerque; COSTA, Cleide Jane de Sá Araújo; PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante. Relato de experiência do uso da plataforma Google Classroom no curso de Jornalismo. Informática na Educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 23, n. 3, p. 118-131, set./dez. 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7986
Data do documento: set-2020
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Relato de experiência do uso da plataforma Google Classroom no curso de Jornalismo.pdf1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.