00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11751
Tipo: Dissertação
Título: Ensino híbrido e o processo de aprendizagem na sala de aula invertida amparados pelas tecnologias digitais: análise de experiência no ensino médio
Título(s) alternativo(s): Hybrid teaching and the inverted classroom learning process supported by digital technologies: analysis of experience in high school
Autor(es): Santana, Marseille Evelyn Lessa de
Primeiro Orientador: Pimentel., Fernando Silvio Cavalcante
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Cleide Jane de Sá Araújo
metadata.dc.contributor.referee2: Carvalho, Ana Beatriz Gomes Pimenta de
Resumo: A presente pesquisa trata sobre o processo de aprendizagem na sala de aula invertida (SAI). Este estudo apresenta a perspectiva empírica de uma investigação sobre a SAI como uma metodologia que possibilita alunos mais participativos. A metodologia da SAI pode possibilitar o estreitamento da relação professor x aluno. Na sala de aula invertida o professor poderá deixar de ser somente transmissor de conhecimentos e assumir uma posição de orientação da aprendizagem numa perspectiva mediadora. Esta pesquisa tem como objetivo identificar as implicações das tecnologias digitais na promoção da interação, envolvimento e participação no processo de aprendizagem da sala de aula invertida. A metodologia utilizada para realização deste estudo foi a pesquisa qualitativa, usando os parâmetros do estudo de caso, e utilizando a triangulação dos dados a partir dos dados de questionário, entrevista, anotações no diário do pesquisador e observação. Pretendeu-se com a realização desta pesquisa buscar esclarecer o seguinte problema: como a metodologia da sala de aula invertida, a partir das tecnologias digitais, pode contribuir para o engajamento, participação e interação no processo de aprendizagem dos alunos do ensino médio de uma escola em Maceió-AL? Foram estabelecidas como categorias de análise e confrontadas aos pressupostos teóricos a interação, o envolvimento e a participação. A partir da análise, observou-se que a pergunta norteadora da pesquisa foi respondida e seu objetivo geral foi atingido. Conforme aponta este estudo, os estudantes no contexto da SAI participam, se envolvem e interagem entre si durante o processo de aprendizagem. Sendo assim, esta pesquisa apresenta resultados que contribuem para o desenvolvimento de aulas desenvolvidas em contexto híbrido, a partir da utilização da metodologia da SAI.
Abstract: This research deals with the learning process in the inverted classroom (SAI). This study presents the empirical perspective of an investigation on SAI as a methodology that allows more participatory students. The SAI methodology can enable the narrowing of the teacher x student relationship. In the inverted classroom, the teacher may stop being only a transmitter of knowledge and assume a position of learning orientation in a mediating perspective. This research aims to identify the implications of digital technologies in promoting collaboration, involvement and participation in the learning process of the inverted classroom. The methodology used to carry out this study was qualitative research, using the parameters of the case study, and using the triangulation of the data from the questionnaire, interview, notes in the researcher's diary and observation. The aim of this research was to seek to clarify the following problem: how the inverted classroom methodology, through digital technologies, can contribute to the engagement, participation and collaboration in the learning process of high school students in a school in Maceió-AL? They were established as categories of analysis and confronted with the theoretical assumptions: collaboration, involvement and participation. From the analysis, it was observed that the guiding question of the research was answered and its general objective was achieved. As this study points out, students in the context of SAI participate, get involved and interact with each other during the learning process. Therefore, this research presents results that contribute to the development of classes developed in a hybrid context, using the SAI methodology.
Palavras-chave: Sala de aula invertida
Tecnologias digitais
Aprendizagem
Ensino híbrido
Inverted classroom
Digital Technologies
Hybrid teaching
Learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SANTANA, Marseille Evelyn Lessa de. Ensino híbrido e o processo de aprendizagem na sala de aula invertida amparados pelas tecnologias digitais: análise de experiência no ensino médio. 2023. 81 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11751
Data do documento: 22-jun-2020
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.