00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1532
Tipo: Tese
Título: Práticas experimentais mediadas por interfaces da internet na formação de professores de física
Título(s) alternativo(s): Experimental practices mediated internet interfaces-in formation of teachers of physics
Autor(es): Silva, Ivanderson Pereira da
Primeiro Orientador: Mercado, Luis Paulo Leopoldo
metadata.dc.contributor.referee1: Fireman, Elton Casado
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Cleide Jane de Sá Araújo
metadata.dc.contributor.referee3: Francisco Júnior, Wilmo Ernesto
metadata.dc.contributor.referee4: Heckler, Valmir
Resumo: Essa pesquisa parte do seguinte problema: “Como os experimentos mediados pelas interfaces da internet nos cursos de formação de professores de Física, ofertados por meio da UAB, podem contribuir para garantir que esses possam assumir a identidade de cursos genuinamente a distância?” A partir dessa questão se objetivou de modo geral investigar a existência de práticas de experimentação mediadas pelas interfaces da internet nos cursos de formação desses professores. De modo específico se objetivou: 1) realizar um levantamento bibliográfico das práticas experimentais mediadas pelas interfaces da internet identificando os níveis de ensino em que se concentram, as abordagens experimentais utilizadas e os recursos que são explorados nesse tipo de experimentação; 2) verificar em que medida a esse tipo de experimentação faz parte da identidade desses cursos; 3) apontar quais dessas práticas são exploradas nos cursos de formação de professores de Física ofertados por meio da UAB; e 4) evidenciar a percepção dos professores que atuam nesses cursos acerca dessas práticas. O estudo assumiu o formato de uma investigação qualitativa ao longo do percurso metodológico o qual foi realizado nos seguintes movimentos: estudo teórico-bibliográfico; levantamento das produções que enfocavam a experimentação mediada pelas interfaces da internet a partir de revistas, anais de eventos, teses e dissertações; análise documental dos projetos pedagógicos dos cursos em foco; e pesquisa survey por meio da aplicação de questionário online junto aos professores que atuam nesses cursos. Como resultados, registramos que o cenário contemporâneo favorece o acesso a uma ampla gama de experimentos mediados pelas interfaces da internet os quais possibilitam alavancar a experimentação em Física, na educação básica e no ensino superior, presencial ou a distância. Especificamente em se tratando da formação a distância de professores de Física, a experimentação mediada pelas interfaces da internet se constitui num elemento importante para a composição da identidade desses cursos. Nesse sentido, em função do grau de refinamento dos recursos digitais disponíveis no cenário contemporâneo e do grau de maturidade das práticas experimentais que utilizam esses recursos e que são exploradas no interior desses cursos, a tese defendida no estudo é de que os experimentos mediados pelas interfaces da internet um dos pilares centrais do currículo nos cursos de licenciatura em Física pois contribuem para o reconhecimento desses como cursos genuinamente a distância.
Abstract: This survey of the following problem: "As experiments mediated by the internet interfaces in training courses for physics teachers, offered by UAB, can help to ensure that these can assume the identity of genuinely distance learning courses?" From this question is aimed generally investigate the existence of experimentation practices mediated by the internet interfaces in Physics teacher training courses offered by UAB. Specifically it aimed to: conduct a literature review of the experimental practices mediated by the internet interfaces identifying levels of education in that focus, the used experimental approaches and resources that are explored in this kind of experimentation; check the extent to which this kind of experimentation is part of the identity of the Physics teacher training courses offered through the UAB; point out which of these practices are explored in Physics teacher training courses offered through the UAB; and highlight the perception of teachers who work in these courses about these practices. This research took the form of a qualitative research over the methodological approach which was carried out in the following movements: theoretical and bibliographic study; survey of productions that focused experimentation mediated by the internet interfaces from journals, conference proceedings, theses and dissertations; documentary analysis of the pedagogical projects of training courses for physics teachers offered through the UAB; and research survey by online questionnaire with teachers who work in these courses. As a result, it was possible to say that the contemporary scenario favors access to a wide range of experiments mediated by the internet interfaces which enable leverage experimentation in physics, basic education and higher education, classroom or distance. Specifically in the case of distance training of Physics teachers, experimentation mediated by the internet interfaces constitutes an important element in the composition of the identity of these courses. In this sense, depending on the degree of refinement of digital resources available in the contemporary scene and the degree of maturity of the experimental practices that use these resources and are exploited within the training courses for physics teachers offered by UAB, advocate thesis that the experiments mediated by interfaces the internet one of the central pillars of the curriculum in undergraduate courses in physics, offered through the UAB, as they contribute to the recognition of these as genuinely distance courses.
Palavras-chave: Física – Estudo e ensino
Educação a Distância
Tecnologias digitais
Professores – Formação
Experimentação
Laboratório
Teacher Training
Experimentation Laboratory Distance Education
Physics Teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Ivanderson Pereira da. Práticas experimentais mediadas por interfaces da internet na formação de professores de física. 2016. 260 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1532
Data do documento: 5-dez-2016
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Práticas experimentais mediadas por interfaces da internet na formaçã.pdf9.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.