00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5393
Tipo: Dissertação
Título: Formação continuada: uma análise da formação de professores e o uso das TIC na Educação do Campo do Município de Murici - AL
Título(s) alternativo(s): Continuing education: an analysis of teacher training and the use of ICT in Education in the Municipality of Murici - AL
Autor(es): Lira, Mayara Teles Viveiros de
Primeiro Orientador: Costa, Cleide Jane de Sá Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Fábio Paraguaçu Duarte da
Resumo: A presente pesquisa visa compartilhar os resultados advindos da formação continuada com apoio no uso das tecnologias da informação e comunicação ofertada aos professores da educação do campo de Murici – AL, uma vez que o município foi contemplado pelo FNDE com 50 laptops. Diante disso, o problema base se deu por investigar quais os resultados obtidos a partir da formação continuada apoiada no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para os professores da Educação do Campo do município de Murici-AL? Então, esse trabalho foi desenvolvido com base na abordagem qualitativa, por meio de pesquisa ação, tendo como instrumentos de coleta de dados a aplicação direta de questionários e observação simples dos professores da educação do campo de Murici – AL. A partir disso, fez-se uma análise dos documentos do município com a intenção de melhor conhecer seus dados e organização educacional. Nessa perspectiva, tem-se como objetivo analisar quais os resultados advindos da formação continuada para professores da Educação do Campo do Município de Murici - AL apoiados pelo uso das TIC. Ademais, discutir sobre o papel do professor por meio de sua ação pedagógica representa a principal base teórica desta pesquisa, que está relacionada diretamente a discussão que envolve a formação e atuação do professor em campo. Nesse sentido, apresentam-se como objetivos específicos: a) investigar a formação continuada sobre as TIC; b) Contextualizar a Educação do Campo; c) identificar o papel do professor na construção do conhecimento apoiado nas TIC. Para alcançar tais objetivos, foi feito um estudo do munícipio quanto a sua estrutura, história, legislações e aos dados de matrículas relacionados ao enlace pedagógico dos estudantes. Diante do exposto, surgiu uma hipótese em virtude da riqueza da temática e visando dar respostas iniciais ao problema idealizado. Nesse sentido, dá-se foco a seguinte: os professores que participam de formação continuada refletem e reestruturam a sua ação pedagógica e a utilização das TIC. Em meio ao resultado da pesquisa entre teoria levantada, dados pesquisados e analisados, percebeu-se que ocorreram alguns resultados significativos para o papel professor da educação do campo frente a sua ação pedagógica apoiado pelo uso das TIC, quando conseguiram planejar e inserir em sua organização, conforme aparecem nos dados pesquisados, a utilização das TIC, além de uma ação pedagógica pautada na facilitação, colaboração e interação com o aluno.
Abstract: The present research aims to share the results of continuing education with support in the use of information and communication technologies offered to the education teachers of the Murici - AL field, once the municipality was considered by the FNDE with 50 laptops. In view of this, the basic problem was to investigate the results obtained from the continuous training supported in the use of ICT for the teachers of the Field Education of the municipality of Murici-AL? So, this work was developed based on the qualitative approach, through action research, having as instruments of data collection the direct application of questionnaires and simple observation of the teachers of the Murici - AL field education. From this, an analysis of the documents of the municipality was made with the intention of better knowing its data and educational organization. The aim of this study is to analyze the results of continuing education for teachers from the Murici - AL Municipality, supported by the use of ICT. In addition, discussing the role of the teacher through his / her pedagogical action represents the main theoretical basis of this research, which is directly related to the discussion that involves the formation and performance of the teacher in the field. In this sense, the specific objectives are: a) to investigate the continuing education about information and communication technologies; b) Contextualizes Field Education; c) identify the role of the teacher in the construction of knowledge based on ICT. In order to achieve these objectives, a study of the municipality was made regarding its structure, history, legislation and enrollment data related to the pedagogical link of the students. In view of the above, a hypothesis arose due to the richness of the theme and aiming to give initial answers to the idealized problem. In this sense, the focus is as follows: teachers who participate in continuing education reflect and restructure their pedagogical action and the use of ICT. Among the results of the research between raised theory, data researched and analyzed, it was noticed that there were some significant results for the role of teacher of the education of the field in front of its pedagogical action supported by the use of ICT, when they were able to plan and insert in their organization , as shown in the data surveyed, the use of ICT in addition to a pedagogical action based on facilitation, collaboration and interaction with the student.
Palavras-chave: Papel do orientador
Ação pedagógica
Tecnologia da informação e da comunicação
Educação no campo
Teacher's role
Pedagogical action
TIC
Field education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: LIRA, Mayara Teles Viveiros de. Formação continuada: uma análise da formação de professores e o uso das TIC na Educação do Campo do Município de Murici – AL. 2019. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5393
Data do documento: 26-fev-2019
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.