00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5927
Tipo: Dissertação
Título: Saberes docentes na cultura digital: a implementação da portaria nº 1.428 em cursos presenciais de licenciatura da Universidade Federal de Alagoas
Título(s) alternativo(s): Teacher knowledge in digital culture: implementation of ordinance no. 1.428 in present license courses of the Federal University of Alagoas
Autor(es): Silva, Jéssica Adriana Rocha da
Primeiro Orientador: Costa, Cleide Jane de Sá Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante
metadata.dc.contributor.referee2: Brito, Glaucia da Silva
Resumo: Diante das demandas do conhecimento de uma sociedade conectada, nos últimos anos observa-se a preocupação das Instituições de Ensino Superior (IES) em acompanhar as mudanças e exigências atuais. Em vista disso, têm-se apostado e investido na entrada em seus cursos de graduação, de práticas e métodos pedagógicos que envolvem o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), a fim de possibilitar uma formação atualizada e adequada diante dos desafios, cada vez maiores, presentes na área educacional no século XXI. Atrelado a este fenômeno, observamos a crescente oferta de cursos presenciais com percentual à distância, amparados pela legislação brasileira através da Portaria 1.428/2018 do Ministério da Educação (MEC), desde sua primeira versão publicada em 2001. Dado este cenário, considerando-se a realidade da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) com o uso das TDIC, analisamos a utilização de acordo com a Portaria nº 1.428/2018, dos 20% à distância em alguns cursos presenciais de licenciatura no Campus A. C. Simões, são eles: Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, Letras Espanhol, Matemática, Pedagogia e Química. Partimos do seguinte questionamento: como os docentes universitários, de uma instituição pública, utilizam os 20% à distância em suas disciplinas em cursos presenciais e quais saberes docentes estão envolvidos nesse processo? Logo, nosso intuito foi analisar os aspectos referentes a implementação da portaria na IES estudada, buscando compreender os saberes docentes que permeiam a atividade docente universitária na instituição, delineando o perfil dos docentes através da análise dos documentos da legislação vigente que deliberam acerca do ensino semipresencial no Brasil, assim como os Planos de Curso das graduações estudadas. Partiu-se da fundamentação dos estudos de Anastasiou e Pimenta (2002), Bacich (2015), Carlini e Tarcia (2010), Horn e Staker (2015), Masetto (1998; 2012), Moran (2005; 2015), Pimentel (2017), Tardif (2011), Zabala e Arnau (2010), entre outros. A abordagem teórico-metodológica que norteou a realização desta investigação pode ser situada no abrangente campo das pesquisas qualitativas, numa abordagem de cunho descritivo, utilizando a perspectiva de um estudo de caso. Os instrumentos para a coleta dos dados foram entrevistas semiestruturadas individuais com os docentes aliadas à análise de documentos. Para examinar os dados gerados, empreendeu-se a técnica de análise de conteúdo. A análise dos dados evidenciou que mesmo sem um documento interno a universidade que normatize o uso da portaria, a utilização dos 20% é uma prática encontrada entre os docentes da instituição, mesmo não constando na maioria nos Planos Pedagógicos, ementas e planos de aulas analisados. Pode-se perceber também, que existem dúvidas quanto ao uso da porcentagem implementada, e que a ampliação dos 20% para até 40% através da portaria estudada, ainda é desconhecida para a maioria, não sendo também implementada nos cursos analisados e tampouco em seus Planos Pedagógicos. E, além disso, concluímos com base em nossa análise, que no desenvolvimento das disciplinas à distância, os docentes precisam mobilizar na criação de contextos de aprendizagem adequados a cibercultura, um conjunto de saberes que vão além do conteúdo específico da área de atuação, provenientes em grande parte dos saberes experenciais, por não possuírem formação inicial e/ou permanente para a docência na cultura digital.
Abstract: Faced with the demands of the knowledge of a connected society, in the last years the concern of the Institutions of Higher Education (IHS) in observing the present changes and demands is observed. In view of this, we have invested and invested in the entry of undergraduate courses, pedagogical practices and methods that involve the use of Digital Information and Communication Technologies (DICTs), in order to enable an up-to-date and adequate training in the face of challenges, increasing in the educational area in the 21st century. Linked to this phenomenon, we observed the increasing offer of face-to-face distance learning courses, supported by Brazilian legislation through Ministry of Education (MEC) Ordinance 1428/2018, since its first version published in 2001. Given this scenario, considering the reality of the Federal University of Alagoas (UFAL) with the use of DICTs, we analyzed the use according to Administrative Rule no. 1.428 / 2018, of the 20% at distance in some degree courses in the Campus A.C. Simões, they are: Biological Sciences, Physical Education, Geography, Spanish Literature, Mathematics, Pedagogy and Chemistry. We start from the following question: how do university professors, from a public institution, use the 20% at a distance in their subjects in classroom courses and what teaching knowledge are involved in this process? Therefore, our aim was to analyze the aspects related to the implementation of the ordinance in the studied IHS, seeking to understand the teaching knowledge that permeates the university teaching activity in the institution, delineating the profile of teachers through the analysis of the documents of the current legislation that deliberate about the semi-presential teaching. in Brazil, as well as the undergraduate course plans. It was based on the foundation of studies by Anastasiou and Pimenta (2002), Bacich (2015), Carlini and Tarcia (2010), Horn and Staker (2015), Masetto (1998; 2012), Moran (2005; 2015), Pimentel (2017), Tardif (2011), Zabala and Arnau (2010), among others. The theoretical-methodological approach that guided this research can be situated in the broad field of qualitative research, in a descriptive approach, using the perspective of a case study. The instruments for data collection were individual semi-structured interviews with teachers allied to document analysis. To examine the data generated, the technique of content analysis was undertaken. The data analysis showed that even without an internal document to the university that regulates the use of the ordinance, the use of 20% is a practice found among the faculty of the institution, even though most of them are not included in the Pedagogical Plans, menus and lecture plans analyzed. It can also be seen that there are doubts as to the use of the implemented percentage, and that the increase from 20% to up to 40% through the studied ordinance is still unknown to most, not being implemented either in the analyzed courses or in their courses. Pedagogical Plans. And, furthermore, we conclude from our analysis that in the development of distance learning subjects, teachers need to mobilize in the creation of learning contexts suitable for cyberculture, a set of knowledge that goes beyond the specific content of their field, coming from in most of the experiential knowledge, for not having initial and/or permanent formation for the teaching in the digital culture.
Palavras-chave: Ensino superior
Educação à distância
Cultura digital
Tecnologia da informação e comunicação
Professores – Formação
Higher education
Distance education
Digital culture
Information and communication technology
Teachers - Training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Jéssica Adriana Rocha da. Saberes docentes na cultura digital: a implementação da portaria nº 1.428 em cursos presenciais de licenciatura da Universidade Federal de Alagoas. 2019. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5927
Data do documento: 10-jul-2019
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Saberes docentes na cultura digital: a implementação da portaria nº 1.428 em cursos presenciais de licenciatura da Universidade Federal de Alagoas.pdfSaberes docentes na cultura digital: a implementação da portaria nº 1.428 em cursos presenciais de licenciatura da Universidade Federal de Alagoas1.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.