00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1815
Tipo: Dissertação
Título: Um modelo de apoio à interação entre aprendizes em fóruns de discussão baseado em mapas conceituais
Título(s) alternativo(s): A supporting model of interaction between apprentices in discussion forums based concept maps
Autor(es): Ferreira, Fernanda Josirene de Melo
Primeiro Orientador: Costa, Evandro de Barros
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Costa, Fábio Paraguaçu Duarte da
metadata.dc.contributor.referee1: Brito, Patrick Henrique da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Cleide Jane de Sá Araújo
metadata.dc.contributor.referee3: Ferneda, Edilson
Resumo: Este trabalho abordou um problema verificado em Fóruns de Discussão no contexto dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem no que se refere a mecanismos que favoreçam a interação entre aprendizes. Mais especificamente, focou-se no baixo nível de freqüência de interação entre aprendizes, que acarreta na inibição de prováveis colaborações e desacordos, uma vez que eles desobedecem às regras do uso do fórum ou muitas vezes desconhece-as. Um exemplo disso são as constantes mensagens individuais ou voltadas apenas para o tutor. Para atenuar o referido problema, este trabalho propôs protocolos para controlar as interações e para oferecer suporte à negociação através de um modelo de fórum baseado em Mapas Conceituais. Para atingir estes objetivos foi realizada uma simulação por meio de um modelo em redes de Petri Coloridas usando a ferramenta CPN Tools. Com este modelo foi possível visualizar nos resultados finais da simulação, os tipos de interação do fórum conceitual de forma concisa, onde foi prevalecido o aprendiz como foco das interações, diminuindo com isso a posição hierárquica do tutor e conseqüentemente a sobrecarga de suas atividades. Por meio das discussões no cenário de uso, foi ilustrado um terço dos resultados possíveis do modelo. O trabalho também apresentou um Modelo de Aprendizagem, em um contexto de aprendizagem significativa, baseando-se na Teoria de Ausubel.
Abstract: The present work addresses a problem observed in Discussion Forums regarding mechanisms that encourage the interaction among apprentices in Virtual Learning Environments. More specifically, attention has been given to the low frequency of apprentices interaction, resulting in an inhibition of possible collaborations and disagreements, since the apprentices show no respect for the forum rules, usually for unawareness. A good example of that situation is the high frequency of messages addressed to the tutor. In order to mitigate the aforementioned problem, the present work suggests protocols for interactions control and protocols for offer support negotiation through an forum model based on Concept Maps. To achieve these goals was realized a simulation through a model in Colored Petri nets using the CPN Tools. With this model it was possible to visualize in the final results of the simulation, the types of interaction of the conceptual forum concisely, where was prevailed the apprentice as focus of interactions, thereby decreasing the hierarchical position of the tutor and consequently the overload of his activities. Through discussions in usage scenario, was illustrated one third of possible outcomes of the model. It is also presented here a Learning Model, in a context of meaningful learning, based on the theory of Ausubel.
Palavras-chave: Redes de computação - Protocolos
Petri, Redes de
Grupos de discussão pela Internet
Computer networks - Protocols
Petri, Networks of
Discussion groups on the Internet
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento
Citação: FERREIRA, Fernanda Josirene de Melo. Um modelo de apoio à interação entre aprendizes em fóruns de discussão baseado em mapas conceituais. 2013. 148 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) - Instituto de Computação, Programa de Pós Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1815
Data do documento: 24-jul-2013
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Um modelo de apoio à interação entre aprendizes em fóruns de discussão baseado em mapas conceituais.pdf8.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.