00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3027
Tipo: Tese
Título: Educação na era digital: estágios de integração das tecnologias em cursos de licenciatura na concepção de professores formadores
Autor(es): Santana, Clésia Maria Hora
Primeiro Orientador: Pinto, Anamelea de Campos
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Costa, Cleide Jane de Sá Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Francisco, Deise Juliana
metadata.dc.contributor.referee2: Mercado, Luis Paulo Leopoldo
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Lucila Maria Pesce de
metadata.dc.contributor.referee4: Souto, Paulo Heimar
Resumo: Na era digital, a integração pedagógica das tecnologias é um componente crucial da formação inicial do professor contemporâneo. A relevância da construção e interseção entre os conhecimentos pedagógico, tecnológico e do conteúdo no âmbito dos cursos de Licenciatura vem sendo destacada por inúmeros pesquisadores no cenário nacional e internacional (KENSKY, 2015; COSTA, 2013; PUENTEDURA, 2013; MASETTO, 2012; MISHRA e KOEHLER, 2006; SCHMIDT et al, 2009), como uma tríade essencial para a transformação da prática docente. Entretanto, esse processo é influenciado por múltiplos fatores que podem contribuir de forma decisiva para seu desenvolvimento, que se expressam em diferentes estágios de utilização das tecnologias nas atividades pedagógicas. Neste estudo, busca-se avaliar em que medida os fatores endógenos e exógenos influenciam os estágios de integração das tecnologias digitais no âmbito de cursos de Licenciatura ofertados em Instituições de Ensino Superior localizadas em Alagoas, a partir da perspectiva de professores formadores. Para isso, buscou-se investigar as concepções dos professores formadores acerca do papel das tecnologias digitais na educação, para compreender se elas favorecem ou limitam os estágios de integração pedagógica das tecnologias digitais; identificar em que medida o conhecimento operacional das TIC favorece o processo de integração pedagógica das tecnologias digitais no âmbito de cursos de Licenciatura; verificar que fatores exógenos, a exemplos das condições materiais e imateriais oferecidas aos professores, têm influenciado o processo de integração pedagógica dos aparatos tecnológicos no âmbito da formação inicial de professores; identificar quais os estágios de integração pedagógica das tecnologias digitais que se apresentam nesse cenário, a partir das abordagens estratégias e recursos didáticos priorizados pelos professores formadores. Metodologicamente, trata-se de um estudo descritivo, exploratório, de natureza qualitativa (DENZIN; LINCOLN, 2005) que utilizou como instrumentos de coleta de dados o questionário e a pesquisa semiestruturada. Os sujeitos foram 86 professores formadores que se encontravam em atividade docente em cursos de Licenciatura, cuja participação foi livre e voluntária. Os dados foram analisados a partir de duas perspectivas: realizou-se análise qualitativa do conteúdo das entrevistas, mediante suporte teórico de Bardin (2011) e a análise estatística descritiva empregando-se o software SPSS, visando identificar os padrões de utilização das tecnologias e sua correspondência com os fatores endógenos e exógenos, identificados a partir de um conjunto de categorias definidas a priori, com base na fundamentação teórica do estudo. Para a análise dos estágios de integração das tecnologias, teve-se como guia analítico o modelo SAMR, de Puntedura (2013) e para análise dos conhecimentos dos professores em relação às formas de inserção das tecnologias na prática docente, tomou-se como referência o modelo TPACK, de Koehler e Mishra (2008, 2005). Entre os resultados, verificou-se que professores formadores fazem usos multifacetados das tecnologias digitais e reconhecem seu potencial para a aprendizagem, não obstante, em decorrência de fatores endógenos e, principalmente, exógenos, os estágios de modificação e transformação pedagógica ainda não se configuram amplamente nesse cenário.
Abstract: In the digital age, the integration of technologies is a crucial component of the initial training of the contemporary teacher. The relevance of the construction and the intersection of a triad of essential knowledge to the development of teaching, pedagogical, technological and content practice within the scope of the Degree has been highlighted by numerous researchers in the national and international scenario (KENSKY, 2015; COSTA, 2013; PUENTEDURA, 2013; MASETTO, 2012; MISHRA e KOEHLER, 2006; SCHMIDT et al, 2009). This process is influenced by multiple factors that can contribute decisively to its development, which is expressed in different stages of the use of technologies in pedagogical activities. This study aims to evaluate the extent to which endogenous and exogenous factors influence the stages of integration of digital technologies in the scope of undergraduate courses offered in Higher Education Institutions located in Alagoas, from the perspective of teacher trainers. Methodologically, this is a descriptive, exploratory study of a qualitative nature (DENZIN; LINCOLN, 2005), which used the questionnaire and semi-structured research as instruments of data collection. The subjects were 86 teacher trainers who were in teaching activities in undergraduate courses, whose participation was free and voluntary. The data were analyzed from two perspectives: a qualitative analysis of the interview content was carried out, using theoretical support from Bardin (2011) and descriptive statistical analysis using SPSS software, aiming to identify the patterns of use of the technologies and their correspondence with endogenous and exogenous factors, identified from a set of categories defined a priori, based on the theoretical basis of the study. For the analysis of the stages of integration of technologies, the analytical guide was the SAMR model, from Puntedura (2013) and for the analysis of the knowledge of the teachers in relation to the forms of insertion of the technologies in the teaching practice, it was taken as reference the model TPACK, of Koehler e Mishra (2008, 2005). Among the results, it was verified that teacher trainers make multifaceted uses of digital technologies and recognize their potential for learning, nevertheless, due to endogenous and, mainly, exogenous factors, the pedagogical modification and transformation are still stages that are not configured widely in this scenario.
RESUMEN En la era digital, la integración de las tecnologías es un componente crucial de la formación inicial del profesor contemporáneo. La relevancia de la construcción y la intersección de una tríada de conocimientos esenciales para el desarrollo de la práctica docente, pedagógica, tecnológica y del contenido, en el ámbito de las Licenciaturas viene siendo destacada por innumerables investigadores en el escenario nacional e internacional (KENSKY, 2015; COSTA, 2013; PUENTEDURA, 2013; MASETTO, 2012; MISHRA e KOEHLER, 2006; SCHMIDT et al, 2009). Este proceso es influenciado por múltiples factores que pueden contribuir de forma decisiva a su desarrollo, que se expresa en diferentes etapas de utilización de las tecnologías en las actividades pedagógicas. En este estudio, se busca evaluar en qué medida los factores endógenos y exógenos influencian las etapas de integración de las tecnologías digitales en el ámbito de cursos de Licenciatura ofrecidos en Instituciones de Enseñanza Superior ubicadas en Alagoas, desde la perspectiva de profesores formadores. Metodológicamente, se trata de un estudio descriptivo, exploratorio, de naturaleza cualitativa (DENZIN, LINCOLN, 2005) que utilizó como instrumentos de recolección de datos el cuestionario y la investigación semiestructurada. Los sujetos fueron 86 profesores formadores que se encontraban en actividad docente en cursos de Licenciatura, cuya participación fue libre y voluntaria. Los datos se analizaron a partir de dos perspectivas: se realizó un análisis cualitativo del contenido de las entrevistas, mediante soporte teórico de Bardin (2011) y el análisis estadístico descriptivo empleando el software SPSS, buscando identificar los patrones de utilización de las tecnologías y su aplicación la correspondencia con los factores endógenos y exógenos, identificados a partir de un conjunto de categorías definidas a priori, con base en la fundamentación teórica del estudio. Para el análisis de las etapas de integración de las tecnologías, se tuvo como guía analítica el modelo SAMR, de Puntedura (2013) y para el análisis de los conocimientos de los profesores en relación a las formas de inserción de las tecnologías en la práctica docente, se tomó como referencia el " modelo TPACK, de Koehler e Mishra (2008, 2005). Entre los resultados, se verificó que profesores formadores hacen usos multifacéticos de las tecnologías digitales y reconocen su potencial para el aprendizaje, no obstante, como consecuencia de factores endógenos y, en particular, exógenos, la modificación y transformación pedagógica todavía son etapas que no se configuran ampliamente en este escenario.
Palavras-chave: Professor formador
Licenciatura
Tecnologias digitais
Modelo SAMR
Modelo TPACK
Profesor formador
Tecnologías digitales
Teacher trainer
Digital technologies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SANTANA, Clésia Maria Hora. Educação na era digital: estágios de integração das tecnologias em cursos de licenciatura na concepção de professores formadores. 2018. 234 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3027
Data do documento: 8-fev-2018
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação na era digital - estágios de integração das tecnologias em cursos de licenciatura.pdfEducação na era digital: estágios de integração das tecnologias em cursos de licenciatura na concepção de professores formadores3.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.