00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: A brincadeira e o processo de constituição do eu-psíquico da criança: implicações para a educação infantil
Título(s) alternativo(s): The relationship between play and the process of constitution of the self in the child and the implications for early childhood education
Autor(es): Maynart, Renata da Costa
Primeiro Orientador: Haddad, Lenira
metadata.dc.contributor.referee1: Pedrosa, Maria Isabel Patrício de Carvalho
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Cleide Jane de Sá Araújo
Resumo: A presente pesquisa trata de um trabalho de dissertação de mestrado desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado em Educação Brasileira, do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas. O estudo investiga a relação entre a brincadeira e o processo de constituição do eu-psíquico da criança e as implicações para a educação infantil. Apóia-se na teoria da psicogênese da pessoa completa de Henri Wallon, em suas contribuições sobre o brincar, os elementos do desenvolvimento que lhe possibilitam, como o simulacro, a construção do espaço mental, a aptidão simbólica, a imitação e a representação, e que colaboram para o processo de diferenciação eu-outro. Parte da hipótese de que há relação entre a brincadeira e o processo de constituição do eu-psíquico e apresenta evoluções de acordo com a faixa-etária. A pesquisa envolveu a observação sistemática de situações de brincadeira livre entre crianças em um espaço estruturado para a brincadeira em uma creche-escola da universidade. Para tal foram selecionados três grupos de crianças de 3, 4 e 5 anos que se encontram no período do estágio do personalismo, proposto por Wallon, os quais foram compostos por 5 crianças da mesma idade, de ambos os sexos. No ambiente institucional utilizou-se do espaço da brinquedoteca, o qual foi estruturado a partir de áreas de nteresse, tais como: casinha, brinquedos e blocos, leitura e fantasia e beleza. Foram realizadas seis sessões de videogravação de momentos de brincadeira livre de cada grupo nesta sala de áreas. Cada sessão teve duração média 20 a 25 minutos. Após terem sido realizadas as sessões de ideogravação, foram recortados alguns episódios de interação que estivessem relacionados aos objetivos da pesquisa, os quais foram analisados segundo a perspectiva teórica adotada para este estudo. As análises indicam que há relação entre a brincadeira da criança e o processo de constituição da sua pessoa e que o brincar apresenta evoluções de acordo com a idade a partir dos elementos do desenvolvimento que lhe possibilitam.
Abstract: The present research project refers to a work of master dissertation developed in the Graduate Program in Education, Master in Brazilian education, of the Education Center of the Federal University of Alagoas. The study investigates the relationship between play and the process of constitution of the self in the child and the implications for early childhood education. It is based on the Henri Wallon’s theory of psychogenesis of the whole person, in his contributions on the play, the development elements that enable the play, such as the simulacrum, the construction of mental space, symbolic function, imitation and representation, and which collaborate with the process of differentiation self-other. It starts from the hypothesis that there is a relationship between play and the process of constitution of the self and presents evolution according to the range-age. The research project involved systematic observation of situations of free play among children in a structured space for play in a early childhood education institution located in the university. To this observation three groups of children aged 3, 4 and 5 years that are in the stage of personalism, as proposed by Wallon, were selected. The groups were composed of 5 children of the same age and both sexes. In the institutional environment it was used a space arranged for play, which was structured around areas of interest such as: home, toys and blocks, reading and fantasy and beauty. Six sessions of play situations were video recording for each of these groups of children in the same playroom. Each session lasted about 20-25 minutes. Having been made the video recording the sessions were cut into a few episodes of interaction that were related to the research objectives, which were analyzed using a theoretical approach adopted for this study. The analysis indicate the existence of relationship between the child and the process of constitution of the person and that play presents evolutions according to the age of children in relation to the elements of development that enable the play.
Palavras-chave: Educação de crianças
Ludoterapia
Psicologia da aprendizagem
Criança - Desenvolvimento
Childhood education
Ludotherapy
Psychology of learning
Child - Development
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MAYNART, Renata da Costa. A brincadeira e o processo de constituição do eu-psíquico da criança: implicações para a educação infantil. 2010. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceio, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1825
Data do documento: 6-ago-2010
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