00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/843
Tipo: Dissertação
Título: Um modelo baseado em princí­pios da persuasão para a classificação e construção de sí­tios educacionais
Título(s) alternativo(s): A model based on principles of persuasion for the classification and construction of educational sites
Autor(es): Cavalcante, Paulo José Tenório
Primeiro Orientador: Costa, Fábio Paraguaçu Duarte da
metadata.dc.contributor.referee1: Brito, Patrick Henrique da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Cleide Jane de Sá Araújo
metadata.dc.contributor.referee3: Alves, Lynn Rosalina Gama
Resumo: A Persuasão tecnológica está crescendo rapidamente, produtos de informática, como aplicativos móveis e websites, estão sendo desenvolvidos para mudar o que as pessoas sentem e fazem (UNIVERSITY STANFORD, 2009; FOGG, 2003). Esta dissertação apresenta um modelo baseado nos princí­pios analisados por Cialdini (2006), objetivando a construção e classificação de sí­tios educacionais qualificando-os em totalmente, parcialmente e não persuasivos. O modelo elaborado, utilizando mapas conceituais, tem como objetivo servir de métrica para avaliação e consequente classificação dos sites educacionais. O modelo foi testado a partir da elaboração de um protótipo chamado AWEP (Análise de Web Sites Educacionais Persuasivos) o que possibilitou um estudo comparativo de três sites educacionais que foram resultado dos conceitos estabelecidos no contexto do modelo. Verificou-se, após o teste, que protótipo AWEP assim como os mecanismos de persuasão previstos no modelo se tornaram efetivos na análise e classificação dos sites educacionais estudados.
Abstract: The Persuasion technology is growing quickly, computer products, such as mobile applications and websites are being developed to change what people feel and do (STANFORD UNIVERSITY, 2009, FOGG 2003). This dissertation presents a model based on the principles discussed by Cialdini (2006), aiming at the construction and classification of educational sites by qualifying them as fully, partially and not persuasive. The model was designed using conceptual maps, aiming to serve as a metric for evaluation and subsequent classification of educational sites. The model was tested through the development of a prototype named APEWEBS (Analysis of Persuasive Educational Web Sites), which allowed a comparative study of three educational web sites developed as a result of the established concepts in the context of the model. It was found, after testing the APEWEBS prototype as well as the mechanisms provided in the persuasion model, to be an effective tool in the analysis and classification of the considered educational web sites.
Palavras-chave: Education - sites of web
Persuasion (Psychology)
Educational Technology
Captology
Educação - Sites da web
Distance education
Persuasão (Psicologia)
Tecnologia educacional
Educação a distância
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Modelagem Computacional de Conhecimento
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento
Citação: CAVALCANTE, Paulo José Tenório.Um modelo baseado em princí­pios da persuasão para a classificação e construção de sí­tios educacionais. 2011. 148 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/843
Data do documento: 4-abr-2011
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao_PauloJoseTenorioCavalcante-2011-BDTD.pdf23.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.