Data do documento | Título | Autor(es) | Tipo |
7-mar-2019 | Abordagem diagnóstica sobre as dificuldades do ensino de geometria: análise de uma sequência didática envolvendo polígonos e poliedros para alunos cegos | Nascimento, Felipe Bomfim Cavalcante do | Dissertação |
24-ago-2016 | Análise combinatória: uma abordagem para o sexto ano do Ensino Fundamental | Santos Júnior, Juvino Pereira dos | Dissertação |
19-fev-2021 | Análise da abordagem da estatística em livros didáticos de matemática do ensino médio do PNLD 2018 – o letramento estatístico | Silva, Mônica França da | Dissertação_Produto Educacional |
27-fev-2019 | Uma análise da aplicação das metodologias sala de aula invertida e aprendizagem baseada em projetos em turmas do Ensino Médio Técnico Integrado | Santos, Cristiano Lopes dos | Dissertação |
1-out-2020 | Uma análise da estratégia didática sala de aula invertida no processo ensino e aprendizagem de genética em turmas do ensino médio técnico integrado de uma escola pública | Santos, Cristiano Lopes dos; Barros, Amauri da Silva | Artigo de Periódico |
6-jul-2016 | Aplicações da geometria fractal: uma proposta didática para o Ensino Médio | Mendonça, Fernando Antônio Cavalcante | Dissertação |
31-mai-2016 | Aplicando a teoria Van Hiele no ensino fundamental: uma experiencia com materiais manipulativos | Neves, Ana Paula Ferreira das | Dissertação |
1-jun-2017 | A aprendizagem de análise combinatória no ensino médio | Silva, Diogo Pinheiro da | Dissertação |
27-abr-2017 | A avaliação em matemática em forma de teia com assistência contínua ao estudante | Silva, Hendrickson Rogers Melo da | Dissertação |
9-dez-2020 | Circuitzles: lógica proposicional na educação básica | Silva, Vitor Rafael Morais e | Dissertação |
26-jul-2021 | Conhecendo a matemática para comunicar o pensamento matemático: uma perspectiva histórico-filosófica | Santos, Erinaldo Martins dos | Trabalho de Conclusão de Curso |
10-abr-2014 | A construção do conceito de número racional no sexto ano do ensino fundamental | Alves, Vanessa da Silva | Dissertação |
10-abr-2012 | A construção do conceito de número racional no Sexto ano do Ensino fundamental | Alves, Vanessa da Silva | Dissertação |
19-abr-2023 | Covid-19: dificuldades enfrentadas por professores de matemática no exercício da docência em período de pandemia | Macedo, Nicolas | Trabalho de Conclusão de Curso |
15-mai-2015 | Demonstrações geométricas no ensino fundamental: uma proposta didática para as séries finais | Rocha, Fabricia Omena | Dissertação |
4-abr-2017 | Desenvolvendo e aplicando a matemática: um projeto voltado em produzir vencedores na OBMEP e elevar os indicadores sociais do município de Branquinha-AL | Goes, Cícero Rufino de | Dissertação |
15-fev-2007 | Difeomorfismos que preservam volumee problemas elípticos | Almeida, Julio Cesar de Souza | Dissertação |
15-ago-2016 | Docência na educação superior e a ação pedagógica resultante da formação continuada de professores recém-ingressos na UFAL | Santos, Vera Lúcia Pontes dos | Dissertação |
3-set-2020 | Educação estatística: interpretando e construindo representações gráficas com alunos do 5º ano do ensino fundamental | Souza, Lucineide Maria de | Dissertação |
31-jul-2018 | A educação financeira nos anos iniciais: conteúdos, metodologias e contextualizações nas coleções didáticas de matemática do PNLD/2016 de escolas municipais | Souza, Cristiane Maria das Chagas | Dissertação |
29-ago-2022 | Educação financeira: um olhar sobre a sua presença nos livros didáticos de matématica dos anos finais do ensino fundamental | Rodrigues, Silvia Joana Costa | Dissertação |
23-fev-2022 | Elaboração e resolução de problemas: uma proposta com raciocínio lógico matemático e ensino híbrido | Nunes, Bárbara Maria Santiago | Dissertação |
6-set-2019 | O ensino da geometria nas séries finais do Ensino fundamental através do uso de jogos e recursos tecnológicos | Santos, Cleidiane Gomes dos; Mendonça, Elaine de | Trabalho de Conclusão de Curso |
17-nov-2014 | O ensino das propriedades de triângulos e paralelogramos enfocando o uso de construções geométricas | Soares, Ideogar Pereira | Dissertação |
6-jun-2019 | O ensino de Botânica mediado pelos recursos educacionais abertos e pelo modelo de rotação por estações da educação híbrida | Lima, Luciana Tener | Dissertação |
30-jul-2020 | O ensino de Matemática no Brasil: um mapeamento bibliográfico sobre os fatores que influenciam nos altos índices de evasão no ensino público | Nobre, João Vitor Rodrigues | Trabalho de Conclusão de Curso |
10-abr-2012 | O ensino do conceito de área no Sexto ano noturno do Ensino fundamental: uma proposta didática fundamentada na teoria de Van Hiele | Araújo, Wellington Rodrigues de | Dissertação |
12-jun-2019 | Ensino e aprendizagem de genética mendeliana mediados pelas tecnologias digitais de informação e comunicação | Nicandido Filho, Adevan dos Santos | Dissertação |
9-jun-2016 | Ensino-aprendizagem de funções trigonométricas através do software geogebra aliado à modelagem matemática | Melo, Enaldo Vieira de | Dissertação |
10-abr-2014 | Esboço de gráficos nos ambientes papel e lápis e GeoGebra: funções afins e funções quadráticas | Santos, Vívia Dayana Gomes dos | Dissertação |
10-abr-2012 | Esboço de gráficos nos ambientes papel e lápis e GeoGebra: funções afins e funções quadráticas | Santos, Vívia Dayana Gomes dos | Dissertação |
19-dez-2019 | Estratégias de resolução de problemas do campo aditivo: uma abordagem na perspectiva da teoria dos campos conceituais | Rocha, Eliano da | Dissertação |
1-abr-2016 | Um estudo do ensino de números primos na Educação Básica | Farias, Djalma Gomes de | Dissertação |
6-out-2009 | Existência e estabilidade de Soluções do tipo ondas solitárias para a equação Korteweg-de Vries (KdV) | Barbosa, Isnaldo Isaac | Dissertação |
23-fev-2023 | As formas superiores de conduta e o ensino dos signos para apropriação da subtração na 1ª etapa do ensino fundamental I | Cavalcante, Tatiana Ferreira | Dissertação |
18-ago-2017 | As funções quadráticas e suas aplicações | Silva, Max Cavalcante da | Dissertação |
9-dez-2020 | Gamificação voltada para o ensino de geometria plana: a busca do pergaminho perdido de Euclides | Souza, Pablo Henrique dos Santos | Dissertação |
7-nov-2013 | O GeoGebra como recurso didático para a aprendizagem do esboço de gráficos de funções que diferem de outras por uma composição de isometrias ou homotetias. | Santos, Anayara Gomes dos | Dissertação |
16-mar-2010 | O grupo de Schrödinger em espaços de Zhidkov | Carvalho, Fábio Henrique de | Dissertação |
5-mar-2022 | A história dos conceitos para abordar frações no Ensino fundamental | Lima, Bruno Santos | Trabalho de Conclusão de Curso |
7-ago-2018 | Laboratório de ensino de matemática: uma análise dos espaços práticos de ensino e aprendizagem das escolas do Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (CEPA) - Alagoas | Omena, Alessandro de Melo | Dissertação |
4-abr-2018 | O livro didático para o ensino de matemática: análise sobre o conteúdo de matemática financeira nos anos finais do ensino fundamental da Educação de Jovens e Adultos | Lima, Ivonildo Ferreira | Dissertação |
22-mai-2024 | Livros didáticos de ciências da natureza e a BNCC: conteúdos de termodinâmica nos anos finais do ensino fundamental | Miranda, Micaely Graziely Alves | Dissertação |
27-mai-2016 | Logaritmo de números reais negativos: uma proposta didática para a série final do Ensino Médio | Silva, Marciel da | Dissertação |
10-fev-2022 | A ludicidade aplicada ao ensino da matemática na educação infantil | Semião, Beatriz Medeiros | Trabalho de Conclusão de Curso |
24-mar-2022 | Um mapeamento sobre o uso de dobraduras e materiais manipuláveis para o ensino de frações no 6º ano do ensino fundamental | Oliveira, Claudio Rangel Falcão de | Trabalho de Conclusão de Curso |
31-mar-2016 | A matemática financeira na educação básica: uma proposta de atividades | Oliveira, Givanildo Santos de | Dissertação |
20-jun-2022 | Matemática na arte: como se dá essa relação e qual sua contribuição no processo de ensino aprendizagem | Santos, Alaynne Cristina Vieira dos | Trabalho de Conclusão de Curso |
27-ago-2024 | Matemática significativa e metodologias ativas: promovendo engajamento e compreensão a partir da linguagem como conhecimento prévio | Cardoso, Flávio Ferreira | Trabalho de Conclusão de Curso |
14-set-2023 | Modelagem matemática aplicado a engenharia de produção: proposta metodológica para o ensino e aprendizagem de matemática do ensino médio integrado | Silva, Sarah Jane Souza da | Dissertação |
16-nov-2017 | Modelagem matemática no estudo das funções afim e quadrática | Melo, Alex Gonçalves de | Dissertação |
12-ago-2013 | Noções básicas de estatística através de um tema integrador | Costa, Clayton Pereira | Dissertação |
10-mai-2018 | Uma olhar pedagógico no ensino da matemática | Silva, Edivanio Herculano Laurentino da | Trabalho de Conclusão de Curso |
2-jun-2021 | Olimpíada brasileira de matemática das escolas públicas como estímulo no ensino da matemática | Bezerra, Jailson Alves | Trabalho de Conclusão de Curso |
5-fev-2009 | O problema de Cauchy para a equação Kuramoto-Velarde e para o sistema super KDV | Costa, Leandro Favacho da | Dissertação |
11-fev-2009 | O problema de Cauchy para a equação não linear de Schrödinger com dados não nulos no infinito | Feitosa, Everson Fernando Santos | Dissertação |
12-fev-2009 | O problema de Cauchy para as equações KdV e mKdV | Santos, Carlos Alberto Silva dos | Dissertação |
18-nov-2020 | Uma proposta híbrida de ensino para o estudo da função quadrática | Oliveira Júnior, Edson Monteiro de | Dissertação |
22-abr-2019 | Uma proposta metodológica para o ensino de conceitos de física mediada por técnicas do judô e a sala de aula invertida | Santos Filho, Ramilton Batinga dos | Dissertação |
11-set-2020 | Resolução de problemas através do método pictórico: explorando o modelo barras | Carlos, Lucas de Morais | Trabalho de Conclusão de Curso |
25-ago-2021 | Resolução de problemas de matemática com a mediação da tecnologia: uma abordagem baseada no método de Pólya | Menezes, Cleber Tiago de | Dissertação |
30-set-2024 | Régua tátil: subsídios para a formação de professores como recurso pedagógico em contextos inclusivos | Nascimento, Douglas Lopes do | Dissertação |
18-fev-2022 | Uma sequência didática para a aprendizagem de juros simples e compostos | Dantas, Gabriel Mendes | Trabalho de Conclusão de Curso |
27-mar-2013 | Uma sequência didática para resolver equações do segundo e terceiro graus no conjunto dos números racionais | Costa, Adriano Araújo | Dissertação |
18-dez-2018 | Sistema de RPG para o ensino de física | Macêna Júnior, André Gonçalves | Dissertação |
9-dez-2016 | O software Cabri 3D como instrumento para o ensino de geometria espacial no ensino fundamental | Silva, José Wellington Santos | Dissertação |
5-set-2023 | Teoria dos números: uma abordagem olímpica a luz da BNCC e da metodologia de resolução de problemas | Farias, José Cicero Gomes | Dissertação |
28-fev-2019 | O uso do Geogebra 3D, versão para smartphone, no processo ensino aprendizagem de geometria espacial | Rodrigues., Taís Vanessa | Dissertação |
15-dez-2016 | O uso do geogebra na aprendizagem de proporcionalidade | Leão, Hugo Silva | Dissertação |
26-fev-2019 | O uso do lúdico como instrumento do ensino de matemática no ensino fundamental II | Santos, Jackson José Silva | Trabalho de Conclusão de Curso |
9-mai-2019 | A utilização do PhET para aprendizagem de matemática nas séries finais do Ensino fundamental | Barros, Jailson Cardoso de | Dissertação |