00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16539
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Matemática significativa e metodologias ativas: promovendo engajamento e compreensão a partir da linguagem como conhecimento prévio
Autor(es): Cardoso, Flávio Ferreira
Primeiro Orientador: Monteiro, Lúcia Cristina Silveira
metadata.dc.contributor.referee1: Barros, Amauri da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Jesus, Isadora Maria de
Resumo: Este trabalho busca explorar a importância da aprendizagem significativa na área da matemática, destacando como a construção de conhecimento pode influenciar positivamente no desenvolvimento dos alunos. A aprendizagem significativa se baseia na ideia de que o conhecimento é construído de forma ativa, relacionando-o com experiências prévias e atribuindo significado aos conceitos atemáticos. Para isso, serão abordadas teorias da aprendizagem significativa, como a de Ausubel, e estratégias pedagógicas que facilitam a construção de significado pelos alunos. Serão também apresentados exemplos práticos de como a aprendizagem significativa pode ser aplicada em diferentes conteúdos matemáticos. Por fim, será realizada uma análise dos benefícios da aprendizagem significativa para o desenvolvimento dos alunos, considerando indicadores como motivação, compreensão conceitual e resolução de problemas. Espera-se que esse estudo possa fornecer subsídios para educadores e professores na promoção de uma educação matemática mais efetiva e significativa.
Abstract: This academic study seeks to explore the importance of meaningful learning in the area of mathematics, highlighting how the construction of knowledge can positively influence student development. Meaningful learning is based on the idea that knowledge is constructed actively, relating it to previous experiences and attributing meaning to mathematical concepts. To this end, theories of meaningful learning, such as Ausubel's, and pedagogical strategies that facilitate the construction of meaning by students will be addressed. Practical examples of how meaningful learning can be applied to different mathematical content will also be presented. Finally, an analysis of the benefits of meaningful learning for student development will be carried out, considering indicators such as motivation, conceptual understanding and problem solving. It is hoped that this study can provide support for educators and teachers in promoting more effective and meaningful mathematics education.
Palavras-chave: Aprendizagem significativa
Educação matemática
Metodologias ativas de ensino
Matemática - Estudo e ensino
Estudantes - Desenvolvimento
Meaningful learning
Mathematics education
Active teaching methodologies
Mathematics - Study and teaching
Students - Development
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Matemática - Licenciatura
Citação: CARDOSO, Flávio Ferreira. Matemática significativa e metodologias ativas: promovendo engajamento e compreensão a partir da linguagem como conhecimento prévio. 2025. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16539
Data do documento: 27-ago-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.