Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10298
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Olimpíada brasileira de matemática das escolas públicas como estímulo no ensino da matemática |
Autor(es): | Bezerra, Jailson Alves |
Primeiro Orientador: | Barros, Amauri da Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Melo, Vanio Fragoso de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Guerra, Ediel Azevedo |
Resumo: | Ao longo dos anos, a matemática vem sendo vista com uma disciplina complexa, com aulas pouco atrativas, professores maus e que gostam de reprovar. Esta visão errônea por parte dos discentes das escolas públicas vem sendo aos poucos desmistificada, através de Políticas Públicas voltadas para o ensino da matemática, como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que além de despertar o gosto pelo estudo da matemática e descobrir novos talentos, vem proporcionando aos professores de matemática o aprimoramento das suas estratégias pedagógicas, substituindo, assim, o jeito tradicional de ensino pela busca constante de didáticas mais atuais, que estimulem os alunos não apenas a participarem da olimpíada, mas que sejam vencedores, e consequentemente mudem sua realidade. Tal estímulo e motivação proporciona tanto aos alunos quanto aos professores o desenvolvimento de estratégias que auxiliam de forma eficaz no Processo de Ensino-Aprendizagem da matemática. |
Abstract: | Over the years, mathematics has been seen as a complex subject, with unattractive classes, bad teachers who like to fail. This erroneous view on the part of students from public schools has been gradually demystified, through Public Policies aimed at teaching mathematics, such as the Brazilian Public School Mathematics Olympiad (OBMEP), which in addition to awakening a taste for the study of mathematics and discovering new talents, has been providing math teachers with the improvement of their pedagogical strategies, thus replacing the traditional way of teaching with the constant search for the most current didactics, which encourage students not only to participate in the Olympics, but also to be winners , and consequently change your reality. Such stimulus and motivation provides both students and teachers with the development of strategies that effectively help in the Teaching-Learning Process of Mathematics. |
Palavras-chave: | Olimpíada de Matemática - Brasil Jogos Matemáticos Ensino Aprendizagem Ensino Público Olympics Math Teacher Teaching-learning Public school |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Matemática |
Citação: | BEZERRA, Jailson Alves. Olimpíada brasileira de matemática das escolas públicas como estímulo no ensino da matemática. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática, Curso de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10298 |
Data do documento: | 2-jun-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Olimpíada brasileira de matemática das escolas públicas como estímulo no ensino da matemática.pdf | 557.97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.