00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7047
Tipo: Dissertação
Título: A educação financeira nos anos iniciais: conteúdos, metodologias e contextualizações nas coleções didáticas de matemática do PNLD/2016 de escolas municipais
Título(s) alternativo(s): Financial education in the early years: contents, methodologies and contextualiations in the didactic collections of PNLD/ 2016 mathematics of municipal schools
Autor(es): Souza, Cristiane Maria das Chagas
Primeiro Orientador: Fireman, Elton Casado
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Santos, Givaldo Oliveira dos
metadata.dc.contributor.referee1: Barbosa, José Isnaldo de Lima
metadata.dc.contributor.referee2: Guerra, Ediel Azevedo
metadata.dc.contributor.referee3: Barros, Amauri da Silva
Resumo: Este estudo é resultado de uma análise sobre a presença da Educação Financeira no Ensino em Matemática nas Coleções Didáticas do PNLD 2016 por considerar que estas são importantes instrumentos pedagógicos que estão disponíveis para professores e estudantes e que residem nas mesmas inúmeras possibilidades que contribuir com o desenvolvimento da Educação Financeira nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A Educação Financeira é um tema contemporâneo de muita importância para os dias atuais, uma vez propõe diversas reflexões acerca de como as pessoas devem gerir suas finanças, realizar planejamentos em prol de si e de sua família, ter discernimento entre comprar e poupar e ter uma excelente visão sobre sustentabilidade, embora pouco sugerido pelas coleções didáticas. Essa inquietação nos levou a desenvolver esse trabalho tendo como objetivo analisar a presença da Educação Financeira, considerando os conteúdos, metodologias e contextualizações nas coleções didáticas de Matemática, adotadas pelas Escolas Municipais de União dos Palmares - AL. Para tal foi realizada uma pesquisa documental que contou com as contribuições das orientações oficiais, do acervo das Coleções Didáticas de Matemática PNLD/2016 e de vários autores que reconhecem a responsabilidade que se impõe à escola em relação à Educação Financeira. Os resultados da pesquisa foram consolidados em quadros analíticos, considerando presença quantitativa e qualitativa da Educação Financeira nas páginas dos livros e manuais do professor investigadas, e apontam para a necessidade de se rever a importância desse tema em todas as coleções analisadas, uma vez que as mesmas tratam de modo muito superficial, ou nada tratam sobre a Educação Financeira. As Coleções Didáticas de Matemática do PNLD precisam reconhecer esse tema com mais eficiência e as perspectivas futuras nesse sentido se apoiam na Base Nacional Comum Curricular que aponta como um dos temas contemporâneos à Educação Financeira.
Abstract: This study is the result of an analysis of the presence of Financial Education in Mathematics Education in the PNLD 2016 Didactic Collections, considering that these are important pedagogical tools that are available to teachers and students and that reside in the same innumerable possibilities that contribute to the development of Financial Education in the initial years of Elementary School. Financial Education is a contemporary theme of great importance for the present day, once it proposes several reflections about how people should manage their finances, make plans for themselves and their families, have a discernment between buying and saving and having a excellent vision about sustainability, although little suggested by didactic collections. This concern led us to develop this work in order to analyze the presence of Financial Education, considering the contents, methodologies and contextualizations in the didactic collections of Mathematics, adopted by the Municipal Schools of União dos Palmares - AL. For this purpose, a documentary research was carried out, which included the contributions of the official guidelines, the collection of the PNLD/2016 Mathematical Didactic Collections and several authors that recognize the responsibility that is imposed on the school in relation to Financial Education. The results of the research were consolidated in analytical tables, considering the quantitative and qualitative presence of Financial Education in the pages of the investigated books and books of the teacher, and point out the need to review the importance of this theme in all the analyzed collections, since the they treat in a very superficial way, or they do not deal with Financial Education. The PNLD Mathematics Didactic Collections need to recognize this theme more efficiently and future perspectives in this regard are based on the National Curricular Common Base that points to one of the contemporary themes of Financial Education.
Palavras-chave: Educação Financeira
Ensino em matemática
Coleções didáticas
Financial Education
Teaching in mathematics
Didactic collections
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: SOUZA, Cristiane Maria das Chagas. A educação financeira nos anos iniciais: conteúdos, metodologias e contextualizações nas coleções didáticas de matemática do PNLD/2016 de escolas municipais. 2020. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018. Contém 1 [Produto Educacional] com título: Orientações didáticas para professores dos anos iniciais - Educação financeira: ampliando saberes no ensino em matemática.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7047
Data do documento: 31-jul-2018
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