00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8268
Tipo: Dissertação
Título: Circuitzles: lógica proposicional na educação básica
Título(s) alternativo(s): Circuitzles: propositional logic in basic education
Autor(es): Silva, Vitor Rafael Morais e
Primeiro Orientador: Barros, Amauri da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Melo, Vanio Fragoso de
metadata.dc.contributor.referee2: Nascimento, Arlyson Alves do
Resumo: O objetivo deste trabalho é propor a criação de um modelo lúdico capaz de ensinar lógica proposicional às crianças do ensino fundamental I e II de uma forma bem simples e natural. Para isso foi desenvolvido um jogo baseado em circuitos lógicos, que é uma aplicação direta da lógica proposicional, que utiliza 4 modos distintos de controle de dificuldade. Através dos estudos realizados, pode-se afirmar que tanto a lógica quanto a ludicidade são ferramentas que melhoram a capacidade acadêmica, social e, futuramente, profissional das crianças. Isso porque a criança irá desenvolver sua concentração, raciocínio, compartimentalização de tarefas e planejamento, além da base para argumentação, teoria dos conjuntos e eletrônica. O trabalho evidenciou que o jogo proposto é capaz de trazer os benefícios almejados. Devido a proposta de ampla faixa de aplicação do jogo (por volta de 9 a 10 anos de duração) e a situação pandêmica vigente, não foi possível fazer todos os testes necessários.
Abstract: This work proposes the creation of a playful model of teaching propositional logic in basic education, more specifically in elementary education. The game was created thinking about how to bring these teachings in a very simple and natural way. With that, the use of difficulty levels was considered. Circuitzles is a set of puzzles made from logic circuits, which is a direct application of propositional logic. It has 4 different modes of difficulty control, they are: color, quantity, complexity and knowledge. Through studies, it can be said that both logic and playfulness are tools that improve children’s academic, social and, in the future, professional capacity. With Circuitzles, the company will develop its concentration, capacity for association, compartmentalization of tasks and planning, in addition to the basis for argumentation, set theory and electronics. The continued use of the game, progressively raising the levels according to the development of each one, will bring these benefits so naturally that the child will not even realize that it has been taught.
Palavras-chave: Álgebra booleana
Ludicidade
Raciocínio computacional
Circuitos lógico
Boolean logic
Playfulness
Computational reasoning
Logic circuits
Logic gates
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Citação: SILVA, Vitor Rafael Morais e. Circuitzles : lógica proposicional na educação básica. 2021. 50 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8268
Data do documento: 9-dez-2020
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Circuitzles - lógica proposicional na educação básica.pdf1.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.