Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14923
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A história dos conceitos para abordar frações no Ensino fundamental |
Autor(es): | Lima, Bruno Santos |
Primeiro Orientador: | Monteiro, Lúcia Cristina Silveira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Barros, Amauri da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Guerra, Ediel Azevedo |
Resumo: | O presente trabalho consiste em uma revisão integrativa da literatura com vistas a analisar a importância da abordagem à matemática considerando a história dos conceitos como um espaço para investigação nos processos de ensino e de frações. Aqui nesse trabalho destacaremos o público-alvo do sexto ano do ensino fundamental. Para essa construção tomaremos como referência as bases legais para a Educação Nacional. Portanto, essa pesquisa busca avaliar a importância de se repensar o ensino da Matemática na atualidade, que predominantemente, faz referência apenas as suas estruturas operatórias formais e passar a considerar a história dos conceitos matemáticos para investigação em sala de aula. Com a construção dessa pesquisa, foi possível perceber as lacunas que existem entre as possibilidades de interpretação e representações dos conceitos considerando a história antiga e recente e, buscando traduzir novas relações entre as representações por meio de investigações, explorando atividades que sejam significativas e motivadoras para estimular o protagonismo dos estudantes. |
Abstract: | The present work consists of an integrative literature review in order to analyze the importance of the approach to mathematics considering the history of concepts as a space for investigation in the teaching and fractions processes. Here in this work we will highlight the target audience of the sixth year of elementary school. For this construction, we will take as a reference the legal bases for National Education. Therefore, this research seeks to assess the importance of rethinking the teaching of Mathematics today, which predominantly makes reference only to its formal operational structures, and to start considering the history of mathematical concepts for investigation in the classroom. With the construction of this research, it was possible to perceive the gaps that exist between the possibilities of interpretation and representations of the concepts considering the ancient and recent history and, seeking to translate new relationships between the representations through investigations, exploring activities that are significant and motivating for encourage student involvement. |
Palavras-chave: | Matemática - História Matemática - Conceitos Frações - Estudo e ensino Ensino fundamental Mathematics - History Mathematics - Concepts Fractions - Study and teaching Elementary education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Matemática - Licenciatura |
Citação: | LIMA, Bruno Santos. A história dos conceitos para abordar frações no Ensino fundamental. 2024. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14923 |
Data do documento: | 5-mar-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A história dos conceitos para abordar frações no Ensino fundamental.pdf | 481.18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.