00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14923
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A história dos conceitos para abordar frações no Ensino fundamental
Autor(es): Lima, Bruno Santos
Primeiro Orientador: Monteiro, Lúcia Cristina Silveira
metadata.dc.contributor.referee1: Barros, Amauri da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Guerra, Ediel Azevedo
Resumo: O presente trabalho consiste em uma revisão integrativa da literatura com vistas a analisar a importância da abordagem à matemática considerando a história dos conceitos como um espaço para investigação nos processos de ensino e de frações. Aqui nesse trabalho destacaremos o público-alvo do sexto ano do ensino fundamental. Para essa construção tomaremos como referência as bases legais para a Educação Nacional. Portanto, essa pesquisa busca avaliar a importância de se repensar o ensino da Matemática na atualidade, que predominantemente, faz referência apenas as suas estruturas operatórias formais e passar a considerar a história dos conceitos matemáticos para investigação em sala de aula. Com a construção dessa pesquisa, foi possível perceber as lacunas que existem entre as possibilidades de interpretação e representações dos conceitos considerando a história antiga e recente e, buscando traduzir novas relações entre as representações por meio de investigações, explorando atividades que sejam significativas e motivadoras para estimular o protagonismo dos estudantes.
Abstract: The present work consists of an integrative literature review in order to analyze the importance of the approach to mathematics considering the history of concepts as a space for investigation in the teaching and fractions processes. Here in this work we will highlight the target audience of the sixth year of elementary school. For this construction, we will take as a reference the legal bases for National Education. Therefore, this research seeks to assess the importance of rethinking the teaching of Mathematics today, which predominantly makes reference only to its formal operational structures, and to start considering the history of mathematical concepts for investigation in the classroom. With the construction of this research, it was possible to perceive the gaps that exist between the possibilities of interpretation and representations of the concepts considering the ancient and recent history and, seeking to translate new relationships between the representations through investigations, exploring activities that are significant and motivating for encourage student involvement.
Palavras-chave: Matemática - História
Matemática - Conceitos
Frações - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Mathematics - History
Mathematics - Concepts
Fractions - Study and teaching
Elementary education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Matemática - Licenciatura
Citação: LIMA, Bruno Santos. A história dos conceitos para abordar frações no Ensino fundamental. 2024. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14923
Data do documento: 5-mar-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A história dos conceitos para abordar frações no Ensino fundamental.pdf481.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.