00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
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Tipo: Dissertação
Título: Desenvolvendo e aplicando a matemática: um projeto voltado em produzir vencedores na OBMEP e elevar os indicadores sociais do município de Branquinha-AL
Título(s) alternativo(s): Developing and applying mathematics: a project Aimed at producing winners in the OBMEP and elevate the social indicators of the municipality of Branquinha-AL
Autor(es): Goes, Cícero Rufino de
Primeiro Orientador: Barros, Amauri da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Barbosa, Isnaldo Isaac
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Marcelo Miranda Viana
Resumo: Este trabalho traz a importância das olimpíadas de matemática para o ensino e aprendizagem nas escolas públicas brasileiras, dando ênfase a OBMEP que ao longo dos seus 12 anos de realização tem transformado a maneira de ensinar e aprender a referida área, ao mesmo tempo, retrata o projeto Desenvolvendo e Aplicando a Matemática, voltado para produzir vencedores na OBMEP, aplicado nas escolas da rede municipal da cidade de Branquinha, Alagoas, entre os anos de 2015 e 2016. Esse projeto nasceu da extrema dificuldade apresentada pelos alunos e professores do município em trabalhar as questões e os conteúdos da OBMEP no contexto escolar. Por muitos anos, a competição foi vista apenas como uma obrigação por estar no calendário nacional, mas nitidamente não havia empenho algum em fazer as provas e muito menos expectativas em obter bons resultados. Os professores sempre alegavam que devido às tamanhas dificuldades apresentadas no aprendizado de suas turmas, seria praticamente impossível focar a OBMEP e ao mesmo tempo trabalhar os conteúdos da matriz curricular determinada para cada ano/série. Já os alunos, tendo em vista que não havia uma preparação prévia em sala, faziam as provas simplesmente porque eram postas em suas bancas, mal liam as questões, não entendiam os enunciados, marcavam as alternativas de forma aleatória e quando por pura sorte eram selecionados para a segunda fase, se mostravam surpresos e, por conseqüência, a maioria não comparecia na segunda etapa da competição. O estudo em questão tem como objetivo geral melhorar a qualidade no ensino-aprendizagem de matemática no município em questão, dando ênfase ao uso das questões da OBMEP no cotidiano escolar, visando alcançar resultados significativos dos alunos na referida competição, assim como nas avaliações a nível nacional, estadual e municipal. A metodologia aplicada na elaboração desse trabalho ocorreu através de revisão bibliográfica e dos trabalhos realizados nas escolas de ensino fundamental do município. A revisão bibliográfica aconteceu a partir das leituras das obras de Polya, Asimov e Machado, revistas, artigos e teses. O trabalho foi desenvolvido em três escolas de ensino fundamental da rede municipal de ensino; Escola Demócrito José, Escola Santo Antônio da Boa Vista e Escola Zumbi dos Palmares, nas quais foram aplicados questionários e entrevistas ao corpo docente, pais e alunos. Nessas instituições de ensino foi realizado um trabalho voltado para melhorar a qualidade do ensino aprendizagem de matemática, envolvendo a comunidade escolar com a OBMEP e consequentemente produzindo alunos campeões na competição. O resultado obtido durante e após a aplicação do trabalho mostram que ocorreu um notório despertar dos alunos referente a aprendizagem de matemática, uma melhora significativa no desempenho escolar dos mesmos e, por fim, uma expressiva evolução nas avaliações a nível nacional, no IDEB e principalmente na OBMEP.
Abstract: This work brings the importance of the Mathematical Olympiads for teaching and learning in Brazilian public schools, emphasizing the OBMEP that during its 12 years of accomplishment has transformed the way of teaching and learning the mentioned area, at the same time, it portrays the Project Developing and Applying Mathematics aimed at producing winners in OBMEP, applied in the municipal schools of the city of Branquinha, Alagoas between the years of 2015 and 2016. This project was born from the extreme difficulty presented by the students and teachers of the municipality in working the issues And the contents of OBMEP in the school context. For many years the competition was seen only as an obligation to be on the national calendar, but clearly there was no commitment to do the tests and much less expectations in obtaining good results. The teachers always claimed that due to the difficulties presented in the learning of their classes, it would be practically impossible to focus OBMEP and to work the contents of the curricular matrix determined for each grade year. The students, considering that there was no previous preparation in the classroom, did the tests simply because they were put in their pews, they hardly read the questions, they did not understand the statements, they marked the alternatives of random form and when by pure luck they were selected For the second phase, were surprised and therefore the vast majority did not appear in the second stage of the competition. The objective of this study is to improve the quality of mathematics teaching in the municipality, emphasizing the use of OBMEP questions in school life, in order to achieve significant results of the students in said competition, as well as in the national, state and local evaluations. municipal. The methodology applied in the elaboration of this work occurred through a bibliographical review and the works carried out in the elementary schools of the municipality. The bibliographical revision happened from the readings of the works of Polya, Asimov and Machado, magazines, articles and theses. The work was developed in the three elementary schools of the municipal school network; Escola Demócrito José, Escola Santo Antônio da Boa Vista and Escola Zumbi dos Palmares, where questionnaires and interviews were applied to faculty, parents and students. In these educational institutions a work was done to improve the quality of teaching mathematics learning, involving the school community with OBMEP and consequently producing champions students in the competition. The results obtained during and after the application of the work show that there was a notorious awakening of students regarding mathematical learning, a significant improvement in their academic performance and consequently a significant evolution in the national level evaluations, in the IDEB and especially in the OBMEP.
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Aprendizagem - Desempenho
Rendimento escolar - Branquinha/AL
OBMEP
School performance
Mathematic - Study and learning
Lerning education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Citação: GOES, Cícero Rufino de. Desenvolvendo e Aplicando a Matemática: Um Projeto Voltado em Produzir Vencedores na OBMEP e elevar os indicadores sociais do município de Branquinha. 2017. 79 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1704
Data do documento: 4-abr-2017
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