Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8966
Tipo: | Dissertação |
Título: | Elaboração e resolução de problemas: uma proposta com raciocínio lógico matemático e ensino híbrido |
Autor(es): | Nunes, Bárbara Maria Santiago |
Primeiro Orientador: | Barros, Amauri da Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lopes Neta, Natercia de Andrade |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Viviane de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee3: | Mota, Maria Danielle Araújo |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo investigar as contribuições da elaboração e resolução de problemas matemáticos no desenvolvimento do raciocínio lógico matemático por meio da sala de aula invertida com estudantes do Ensino Fundamental. Essa pesquisa tem caráter qualitativo fundamentada nos estudos Creswell (2010), com abordagem de pesquisa ação intervenção descrita por Teixeira e Neto (2017) que foi desenvolvidaem uma escola particular de Maceió/AL, com vinte estudantes do 6o ano do Ensino Fundamental anos finais. Para a coleta de dados, foi utilizada de observação da pesquisadora conjugada com outras técnicas de pesquisa, como a aplicação de questionários comcaráter avaliativo e discussão em grupo. A análise de dados foi feita de forma sistemática a partir da descrição dos resultados. Os principais resultados apontaram que a sequência didática proporcionouo desenvolvimento do Raciocínio Lógico Matemático dos estudantes, estimulando-os a participar ativamente da construção do conhecimento desenvolvendo a autonomia, a criatividade e a organização do pensamento matemático. Como produto educacional, elaboramos uma sequência didática que aborda uma forma de utilizar a sala de aula invertida através da elaboração e resolução de probelas com associação lógica. Espera-se contribuir para o fortalecimento da prática significativa em sala de aula por parte dos professores de matemática, com atividades que estimulem ao estudaante utilizar a criatividade e o Raciocínio Lógico Matemático. |
Abstract: | This research aims to investigate the contributions of the elaboration and resolution of mathematical problems in the development of mathematical logical reasoning through the inverted classroom with elementary school students. This research has a qualitative character based on the Creswell studies (2010), with an intervention research approach described by Teixeira and Neto (2017) that was developed in a private school in Maceió/AL, with twenty students from the 6th year of Elementary School final years. For data collection, the researcher's observation was used in conjunction with other research techniques, such as the application of evaluative questionnaires and group discussion. Data analysis was carried out systematically from the description of the results. The main results showed that the didactic sequence provided the development of the participants' Mathematical Logical Reasoning, encouraging them to actively participate in the construction of knowledge, developing autonomy, creativity and the organization of mathematical thinking. As an educational product, we developed a didactic sequence that addresses a way of using the flipped classroom through the elaboration and resolution of logical association probes. It is expected to contribute to the strengthening of meaningful practice in the classroom by mathematics teachers, with activities that encourage the student to use creativity and Mathematical Logical Reasoning. |
Palavras-chave: | Elaboração de problemas Associações lógicas Resolução de problemas Sala de aula invertida Raciocínio lógico Problem elaboration Logical associations Logical reasoning Problem solving Flipped classroom |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Citação: | NUNES, Bárbara Maria Santiago. Elaboração e resolução de problemas: uma proposta com raciocínio lógico matemático e ensino híbrido. 2022. 129 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. [Acompanha Produto Educacional]. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8966 |
Data do documento: | 23-fev-2022 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Elaboração e sesolução de problemas - uma proposta com raciocínio lógico matemático e Ensino Híbrido.pdf | 10.91 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
PRODUTO EDUCACIONAL-Resolução de problemas - uma proposta de raciocínio lógico para o ensino fundamental.pdf | 6.6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.