00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11480
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Matemática na arte: como se dá essa relação e qual sua contribuição no processo de ensino aprendizagem
Autor(es): Santos, Alaynne Cristina Vieira dos
Primeiro Orientador: Flores, André Luiz
metadata.dc.contributor.referee1: Barbosa, Isnaldo Isaac
metadata.dc.contributor.referee2: Barros, Amauri da Silva
Resumo: A Matemática e a Arte sempre estiveram presente em nossas vidas, desde os tempos mais remotos, e suas contribuições para o nosso desenvolvimento são incontestáveis. Mas, atualmente, a Matemática tem sido desvinculada de outras disciplinas, e por isso hoje a Matemática é vista como um desafio pelos alunos do ensino básico, que muitas vezes desistem de buscar o conhecimento matemático, por acreditarem que a Matemática não tem relação com o mundo a sua volta. Não é à toa que, quando nós professores, apresentamos um novo conteúdo somos questionados quanto a sua aplicabilidade. No presente trabalho – Matemática na Arte - apontamos uma alternativa pouco convencional, porém produtiva: a interação entre a Arte e a Matemática. Dois campos do conhecimento aparentemente opostos, de um lado a razão, a objetividade e exatidão, do outro a emoção, a intuição e subjetividade, no entanto, como vamos observar, complementam-se de forma fascinante, uma contribuindo com a outra. E para comprovar que essa conexão tem bons resultados, selecionamos cinco grandes artistas que usaram a Matemática como base de suas obras. A interdisciplinaridade entre essas duas disciplinas foi o meio que usamos para dá significatividade a Matemática. A estratégia didática de explicar a Matemática com recursos visuais acarreta grandes vantagens, dentre elas está o despertar interesse e a fixação do conteúdo. Neste projeto comprova-se a eficácia da interdisciplinaridade, visando contribuir no processo ensino-aprendizagem de forma significativa e prazerosa e desmistificando a Matemática que outrora era rígida, impossível e para poucos, agora encontra-se aplicável e acessível.
Abstract: Mathematics and Art have always been present in our lives, since the most remote times, and their contributions to our development are undeniable. But, currently, mathematics has been disconnected from other disciplines, and for this reason it is seen as a challenge by elementary school students, who often give up on seeking mathemathematical knowledge, because they believe that Mathematics is not related to the world aroud you. It is no wonder that when we teachers present new content we are questioned about its applicability. In the present work - Mathematics in Art - we point out an inconventional, but productive alternative: the interaction between Art and Mathematics. Two apparently opposing fields of knowledge, reason, objectivity and accuracy on the one hand, and emotion, intuition and subjectivity on the other, however, as we will see, they complement each other in a fascinating way, one contributing to the other. And to prove that this connection has good results, we selected five great artists who used Mathematics as the basis of their works. The interdisciplinarity between these two disciplines was the means we used to give significance to Mathematics. The didactic strategy of explaining Mathematics with visual resources brings great advantages, among them is the awakening of interest and the fixation of the content. This project proves the effectiveness of interdisciplinarity, aiming to contribute to the teaching-learning process in a meaningful and pleasant way and demystifying mathematics that was once rigid, impossible and for few, is now applicable and accessible.
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Arte
Interdisciplinaridade
Mathematics
Art
Teaching and interdisciplinarity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Matemática - Licenciatura
Citação: SANTOS, Alaynne Cristina Vieira dos. Matemática na arte: como se dá essa relação e qual sua contribuição no processo de ensino aprendizagem. 2023. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11480
Data do documento: 20-jun-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Matemática na arte como se dá essa relação e qual sua contribuição no processo de ensino aprendizagem.pdf6.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.