00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: O uso do geogebra na aprendizagem de proporcionalidade
Título(s) alternativo(s): The use og geogebra in proportionality learning
Autor(es): Leão, Hugo Silva
Primeiro Orientador: Barros, Amauri da Silva
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Oliveira, Carloney Alves de
metadata.dc.contributor.referee1: Guerra, Ediel Azevedo
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Viviane de Oliveira
Resumo: Esta pesquisa investiga como o software Geogebra pode contribuir na interpretação e resolução dos problemas de proporcionalidade numa turma de ensino médio do Instituto Federal de Alagoas - IFAL no campus Satuba. Investigou-se quais as estratégias usadas para resolução dos problemas de proporcionalidade sem o recurso do software Geogebra e posteriormente com o auxílio do Geogebra. O objetivo geral da pesquisa foi investigar as contribuições do uso do Geogebra para a aprendizagem de proporcionalidade; os objetivos específicos foram analisar os conhecimentos prévios dos alunos acerca dos conceitos de proporcionalidade; verificar se os alunos fazem uso dos registros de representações semióticas na resolução dos problemas de proporcionalidade; verificar se o software Geogebra facilita na compreensão das várias representações existentes nos problemas de proporcionalidade. Utilizou-se como fundamentação teórica a teoria dos registros de representações semióticas de Duval (2003) e a Aprendizagem Significativa de Ausubel a partir dos estudos de Moreira (2006). Caracterizouse como estudo de caso numa abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de questionários e pelos registros das gravações em vídeos durante as aulas. Os sujeitos foram 14 alunos do curso técnico em Agroindústria do IFAL – Satuba. Como resultado, constatou-se que: os sujeitos apresentaram dificuldades nas estratégias de resolução quanto ao tratamento e mais ainda nas conversões (conceitual para gráfica por exemplo) segundo a teoria de Duval; apresentaram dificuldades na intepretação/resolução/representação dos problemas de proporcionalidade inversa (conceitual e gráfica); no entanto, com o uso do Geogebra os mesmos apresentaram avanços na compreensão dos problemas de proporcionalidade (representação gráfica e tabular). Como produto educacional, criamos um blog cujo link é ttp://professorhugoleao.blogspot.com.br/ onde encontramos atividades interativas criadas no Geogebra e também a oficina realizada durante a pesquisa. Sugerimos que os professores e alunos acessem o blog e deixem sugestões para futuros trabalhos e até criação de novas atividades.
Abstract: This research investigates how Geogebra software can contribute to the interpretation and resolution of proportionality problems in a high school class of the Federal Institute of Alagoas - IFAL in the Satuba campus. It was investigated the strategies used to solve the problems of proportionality without the use of Geogebra software and later with the help of Geogebra. The general objective of the research was to investigate the contributions of the use of Geogebra to the learning of proportionality; The specific objectives were to analyze the students' previous knowledge about the concepts of proportionality; To verify if the students make use of the registers of semiotic representations in the resolution of the problems of proportionality; To verify if the software Geogebra facilitates in the understanding of the diverse representations existing in the problems of proportionality. The theory of the registers of semiotic representations of Duval (2003) and the Meaningful Learning of Ausubel from the studies of Moreira (2006) were used as theoretical foundation. It was characterized as a case study in a qualitative approach. Data were collected through questionnaires and recordings of video recordings during class. The subjects were 14 students of the technical course in Agroindustry of IFAL - Satuba. As a result, it was verified that: the subjects presented difficulties in the resolution strategies regarding the treatment and even more in the conversions (conceptual for graph for example) according to Duval's theory; Presented problems in the interpretation /resolution / representation of the problems of inverse proportionality (conceptual and graphical); However, with the use of Geogebra, they presented advances in understanding the problems of proportionality (graphical and tabular representation). As an educational product, we created a blog whose link is http://professorhugoleao.blogspot.com.br/ where we found interactive activities created in Geogebra and also the workshop realized during the research. We suggest that teachers and students access the blog and leave suggestions for future work and even creating new activities.
Palavras-chave: Proporcionalidade - Estudo e ensino
Geogebra (Software)
Representação Semiótica
Geometria - Ensino auxiliado por computador
Proportionality - Study and teaching
Semiotics Representation
Geometry - Computer Aided Teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: LEÃO, Hugo Silva. O uso do geogebra na aprendizagem de proporcionalidade. 2019. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5091
Data do documento: 15-dez-2016
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