Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10304
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O ensino de Matemática no Brasil: um mapeamento bibliográfico sobre os fatores que influenciam nos altos índices de evasão no ensino público |
Título(s) alternativo(s): | The teaching of Mathematics in Brazil: a mapping bibliographic on the factors that influence us high dropout indices in public education |
Autor(es): | Nobre, João Vitor Rodrigues |
Primeiro Orientador: | Barros, Amauri da Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Messias, Paulo Roberto Lemos de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Guerra, Ediel Azevedo |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo investigar as principais informações a respeito do ensino de Matemática no Brasil. Para tal, partimos da perspectiva de revisar a literatura correspondente aos estudos sobre os fatores que influenciam em aspectos como a evasão escolar, repúdio da matemática e os principais avanços e retrocessos na Educação, ressaltando os acontecimentos que causaram esse retrocesso no ensino público. Como metodologia, fizemos um levantamento da literatura com base em artigos, dissertações e teses, afim de desmitificar qualquer ação fragmentada e descontextualizada de jovens estudantes, evidenciando a necessidade de um olhar mais crítico quanto à realidade dos alunos, resultando numa reflexão sobre o ambiente de aprendizagem que está sendo construído. Neste sentido, conclui-se que o ensino de matemática no Brasil, necessita de um olhar ampliado, seja no tocante a formação dos professores, bem como nos ensinamentos direcionados aos alunos, para que assim, possa se evitar evasão escolar. |
Abstract: | The present work aims to investigate as main information about the teaching of Mathematics in Brazil. For this, parts of the perspective of reviewing a literature corresponding to studies on the factors that influence aspects such as school dropout, repetition of mathematics and the main advances and setbacks in Education, highlighting the results that caused this setback in public education. As a methodology, carried out in the literature survey based on articles, dissertations and theses, in order to demystify any fragmented and decontextualized action of young students, to demonstrate the need for a more critical look at the students' reality, resulting in a reflection on the learning environment that is being built. In this sense, conclude that the teaching of mathematics in Brazil, use an expanded look, do not touch the training of teachers, as well as the teachings directed to students, so that, therefore, they can avoid school dropout. |
Palavras-chave: | Ensino Educação Matemática Teaching Education Mathematics |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Matemática |
Citação: | NOBRE, João Vitor Rodrigues. O ensino de Matemática no Brasil: um mapeamento bibliográfico sobre os fatores que influenciam nos altos índices de evasão no ensino público. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10304 |
Data do documento: | 30-jul-2020 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O ensino de Matemática no Brasil - um mapeamento bibliográfico sobre os fatores que influenciam nos altos índices de evasão no ensino público.pdf | 223.79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.