Data do documento | Título | Autor(es) | Tipo |
10-abr-2024 | Avaliação da riqueza lexical em manuscritos escolares de alunos recém-alfabetizados: uma análise comparativa Brasil-Portugal com o auxílio do lexicanalytics web | Leite, Elian da Silva Santos | Tese |
15-abr-2011 | Cartas de um aluno de EJA: o movimento de autoria na escritura psicótica | Costa, Joaceri Bernadete Merlin da | Dissertação |
19-abr-2022 | Os comentários desdobrados e a ocorrência de atividades metalinguísticas em processos de escritura colaborativa de duas díades de alunas portuguesas do 2º ano do ensino fundamental | Moura, Karolynne Kaya Maria Amorim | Tese |
15-fev-2012 | Construção co-enunciativa do discurso direto em processos de escritura de histórias em quadrinhos no 2º ano do ensino fundamental | Braga, Kall Anne Sheyla Amorim | Dissertação |
30-ago-2017 | A construção de metáforas na gênese de poemas escritos inventados por alunos recém-alfabetizados | Santos , Eudes da Silva | Tese |
18-ago-2017 | A construção do discurso reportado em processos de escritura de manuscritos escolares por duas díades de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental – fronteiras entre o oral e o escrito | Lira, Lidiane Evangelista | Tese |
20-set-2021 | Criação de títulos e personagens em histórias inventadas: estudo sobre as relações associativas e suas conexões com a memória semântica e a geração de ideias | Bezerra, Míriam Pessôa Marques | Tese |
17-ago-2017 | Discurso reportado e a escritura colaborativa de histórias inventadas em sala de aula | Braga , Kall Anne Sheyla Amorim | Tese |
12-dez-2013 | O discurso reportado em manuscritos escolares brasileiros e franceses: um estudo contrastivo a partir do gênero “contos etiológicos” | Amorim, Kariny Louizy Silva | Dissertação |
23-mar-2011 | “Era um veí um cidade”, o sintagma nominal na escrita de jovens e adultos: tensão e conflito na composição da sintaxe de concordância nominal | Santos, Eudes da Silva | Dissertação |
9-dez-2011 | Estabelecimento do tópico discursivo em processos de escritura em ato de histórias em quadrinhos por díades recém-alfabetizadas | Silva, Dennys Dikson Marcelino da | Dissertação |
1-jun-2011 | Formas de manifestação do discurso reportado: criação de textos em histórias em quadrinhos de alunos de uma turma do 2° ano do ensino fundamental | Lira, Lidiane Evangelista | Dissertação |
18-ago-2010 | Formas de representações onomatopeicas em manuscritos escolares de histórias em quadrinhos produzidas por alunos do 2º ano do Ensino fundamental | Santos, Janayna Paula Lima de Souza | Dissertação |
24-mai-2016 | Gêneros narrativos ficcionais em livros didáticos de português: analise das propostas de produção textual | Costa, Rebecca Thamyres de Missena | Dissertação |
26-nov-2015 | A gênese da referenciação-tópica em processos de escritura de histórias em quadrinhos da Turma Da Mônica: criação textual de alunas recém-alfabetizadas | Silva, Dennys Dikson Marcelino da | Tese |
27-jul-2023 | A importância do ensino da pontuação nas séries iniciais: fundamentos para a compreensão e expressão escrita | Brandão, Bruna Lays Alencar | Dissertação |
1-jun-2011 | O imprevisível que rompe: análise de manifestações do “que” em manuscritos escolares de alunos do 3º ano do Ensino fundamental | Queiroz, Janaina Ligya da Rocha | Dissertação |
1-set-2006 | Livro didático de português: análise das práticas de textualização efetivadas em salas de aula de 2as séries do Ensino fundamental | Santos, Eliene Estácio | Dissertação |
19-fev-2020 | Manuscritos escolares de alunos recém-alfabetizados: um estudo sorbre a densidade e diversidade lexical | Santos, Elian da Silva | Dissertação |
2-out-2019 | Múltiplas representações ortográficas: ocorrências e comentários de uma dupla de alunas portuguesas durante a escrita de histórias inventadas | Silva, Mayara Cordeiro da | Tese |
3-jun-2009 | O papel da interação entre a instrução implícita e explícita na produção textual de contos de assombração | Borba, Valquíria Claudete Machado | Tese |
5-jun-2012 | Personagens em histórias inventadas por alunos de escola pública e escola particular: a intertextualidade nas nomeações | Freitas, Roberta da Silva | Dissertação |
18-mar-2009 | Práticas de textualização em 1ªs séries: escrever? para quê? | Silva, Wedlany Roberto da | Dissertação |
11-ago-2008 | Práticas de textualização na escola: limites ou possibilidades? | Silva, Thatyana Angélica dos Santos | Dissertação |
19-jun-2009 | A professora e as propostas de produção de texto em um livro didático de português: mudanças que singularizam a atividade | Assis, Quitéria Pereira de | Dissertação |
7-abr-2008 | As propostas de produção textual no livro didático: uma reflexão sobre as práticas efetivadas pelos professores formados pelo PROFA | Oliveira, Maria José Houly Almeida de | Dissertação |
8-set-2010 | A “Rasura Escrita” em poemas inventados por alunos de 2º e 3º ano do Ensino fundamental: análise de suas ocorrências | Cavalcante, Frazio Valdez Tenório | Dissertação |
7-jun-2019 | Rasura Oral com comentários textuais e pragmáticos: caminhos da intertextualidade no processo de criação textual por uma díade de alunas francesas | Dias, Bruno Jaborandy Maia | Tese |
13-abr-2014 | A rasura oral nos processos de escritura em ato: descrição em poemas escritos por alunos do 3º ano do ensino fundamental | Santos, Cyntya Mayryele Assis dos | Dissertação |
9-out-2019 | Rasuras escritas comentadas e sua importância para a compreensão da revisão em ato: um estudo de caso de uma díade recém-alfabetizada | Queiroz, Janaina Ligya da Rocha | Tese |
3-out-2014 | Rasuras orais: estudo comparativo dos processos de escritura de duas díades de alunas recém-alfabetizadas | Silva, Mayara Cordeiro da | Dissertação |
27-set-2017 | Recolhimento de manuscritos escolares: o tratamento didático adotado pelos professores em turmas do 5º ano do Ensino Fundamental | Santos, Eliene Estácio | Tese |
28-abr-2006 | O saussurismo e a escola francesa de análise de discurso: ruptura ou continuidade? | Cruz, Marcio Alexandre | Tese |
16-mai-2005 | A singularidade do erro ortográfico e os efeitos do funcionamento da língua | Lopes, Adna de Almeida | Tese |
23-ago-2010 | O verbal e o não verbal em histórias em quadrinhos e manuscritos escolares criados por alunos no 2º. ano do Ensino fundamental | Ferreira, Aline da Silva | Dissertação |
6-mai-2023 | Verbalizações de termos metalinguísticos: relações entre a apresentação da tarefa e o que dizem as alunas durante o processo de escritura | Costa, Salezia Magna de Oliveira | Tese |