00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17075
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Tarefas escolares de língua portuguesa no 1º e 2º anos do ensino fundamental: propostas de uma escola construtivista no início da década de 90
Título(s) alternativo(s): Portuguese language school activities in the 1st and 2nd years of elementary school: proposals form a constructivist school in the yarly 1990s
Autor(es): Santos, Rayssa Karla Silva dos
Primeiro Orientador: Oliveira, Eduardo Calil de
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Elza Maria
metadata.dc.contributor.referee2: Mercado, Elizangela Leal de Oliveira
Resumo: Este estudo analisou tarefas escolares de língua portuguesa produzidas por duas alunas recém-alfabetizadas, durante os anos de 1991 e 1992, em um contexto didático baseado na abordagem construtivista em uma das escolas pioneiras em implementar os pressupostos teóricos da obra "Psicogênese da Língua Escrita" (Ferreiro e Teberosky, 1985). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza documental, que busca responder de que forma as tarefas escolares refletem a proposta construtivista no início dos anos 90. O objetivo foi analisar os tipos de tarefas e textos escritos pelas alunas entre seus 6 e 7 anos de idade. Para isso, as tarefas foram classificadas cronologicamente e identificadas conforme os conteúdos de ensino de língua portuguesa (ortografia, pontuação, gramática) além dos tipos de gênero textual produzidos. Os resultados indicaram que houve uma predominância de produções textuais de diferentes tipos de textos (parlendas, receita, poesia, narrativas ficcionais, dentre outros), demonstrando o incentivo à autoria e à reescrita como práticas recorrentes.
Abstract: This study examined Portuguese language school assignments created by two newly literate students during the years 1991 and 1992, within a teaching context based on a constructivist approach. The objective was to describe the types of assignments and texts produced by the students aged 6 to 7. This research was qualitative and documentary in nature. Our analysis focused on 64 assignments and manuscripts, which we classified chronologically while identifying tasks related to Portuguese language teaching content (spelling, punctuation, grammar) as well as the various types of textual genres produced. The results revealed a predominance of diverse textual productions (nursery rhymes, recipes, poetry, fictional narratives, among others), indicating the encouragement of authorship and rewriting as recurring practices.
Palavras-chave: Produção textual
Construtivismo
Ensino da escrita
Text production
Construtivsm
Literacy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: SANTOS, Rayssa Karla Silva dos; OLIVEIRA, Eduardo Calil. Tarefas escolares de língua portuguesa no 1º e 2º anos do ensino fundamental: propostas de uma escola construtivista no início da década de 90. 2025. 22 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17075
Data do documento: 5-set-2025
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.