Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17315| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Entre reescritas e criações: a produção textual no processo de alfabetização |
| Autor(es): | Carvalho, Larissa Paulino Santos de |
| Primeiro Orientador: | Oliveira, Eduardo Calil de |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Elza Maria da |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Sales, Mônica Patrícia da Silva |
| Resumo: | Este estudo tem como objetivo analisar as propostas de produção textual desenvolvidas em uma escola privada, no município de Maceió, nas turmas do 1º e do 2º ano do Ensino Fundamental, nos anos de 2012 e 2013, por meio dos registros e dos manuscritos escolares dos alunos. Foi adotada, nesse estudo, a análise documental, buscando examinar as propostas de produção escrita em comparação com as diretrizes didáticas dos documentos norteadores vigentes à época, no que se refere ao ensino de Língua Portuguesa. Adotamos nessa pesquisa como documentos norteadores os Parâmetros Curriculares Nacionais – Pcns (1997) e o Programa Nacional de Professores alfabetizadores – PROFA (2001), comparando as propostas desenvolvidas em sala com as orientações dispostas nos documentos. Os resultados da pesquisa indicam que, em 2012 houve uma maior autonomia na produção autoral, enquanto em 2013, predominavam práticas de reescrita sem a presença de revisão textual. No entanto, constata-se que ambas as propostas estavam em conformidade com os Pcns (Brasil, 1997), mas adequadas a cada nível escolar. |
| Abstract: | This study aims to analyze the textual production proposals developed in a private school in the municipality of Maceió, in the 1st and 2nd grades of elementary school, in 2012 and 2013, through students' school records and manuscripts. This study adopted documentary analysis, seeking to examine the written production proposals in comparison with the teaching guidelines of the guiding documents in force at the time, with regard to the teaching of Portuguese. In this research, we adopted the National Curriculum Parameters (PCNs, 1997) and the National Program for Literacy Teachers (PROFA, 2001) as guiding documents, comparing the proposals developed in the classroom with the guidelines set out in the documents. The results of the research indicate that, in 2012, there was greater autonomy in authorial production, while in 2013, rewriting practices without textual revision predominated. However, it is clear that both proposals were in accordance with the Pcns (Brazil, 1997), but appropriate for each school level. |
| Palavras-chave: | Escrita Língua portuguesa Alfabetização Writing Portuguese language Literacy |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
| Sigla da Instituição: | UFAL |
| metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
| Citação: | CARVALHO, Larissa Paulino Santos de; OLIVEIRA, Eduardo Calil de. Entre reescritas e criações: a produção textual no processo de alfabetização. 2025. 19 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17315 |
| Data do documento: | 3-out-2025 |
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Entre reescritas e criacoes - a producao textual no processo de alfabetizacao.pdf | 435.08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.