Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/503
Tipo: | Dissertação |
Título: | Estabelecimento do tópico discursivo em processos de escritura em ato de histórias em quadrinhos por díades recém-alfabetizadas |
Título(s) alternativo(s): | Establishment of the topic discursive in processes of scripture in action of comics for dyads newly literate |
Autor(es): | Silva, Dennys Dikson Marcelino da |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Eduardo Calil de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva Sobrinho, Helson Flavio da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Pinto, Ig Ibert Bittencourt Santana |
Resumo: | O presente trabalho propõe-se a analisar a construção do tópico discursivo em histórias em quadrinhos (HQ) escritas por uma díade de alunas recém-alfabetizados de um 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública da cidade de Maceió. Inserido no campo de estudo da Genética Textual, e assumindo como base teórico-metodológica as investigações sobre processos de escritura em ato e manuscritos escolares proposta por Calil (2008, 2009), considerando as reflexões sobre as relações entre texto em quadrinhos (LINS, 2008), as propriedades de centração e organicidade constitutivas do tópico discursivo, conforme indicado por Koch et al.(1996), e as noções da Linguística Textual acerca da Referenciação (KOCK, 2006; KOCH & ELIAS, 2010), nosso objeto de perquirição está voltado para a análise das filmagens de processos de escritura em ato, bem como dos manuscritos, quando uma dupla (Ana e Maria, ambas com 08 anos de idade) de discentes escreviam propostas de produção de HQ. Este processo e seu manuscrito estabeleceram-se a partir do diálogo entre as alunas, enquanto criavam e escreviam, em dois processos de escritura distintos, historinhas da Turma da Mônica sem os textos escritos, o que poderia acompanhar os quadrinhos oferecidos como suporte. Com o apoio do programa de computador ELAN, pudemos descrever e associar, cronologicamente, um complexo sistema semiótico composto pelas imagens captadas (movimentos de corpo, gestos, mãos, expressões faciais, posição da caneta e direções do olhar), o que foi falado e combinado e, por fim, pelo que ficou escrito em cada quadrinho. Dentre os aspectos mais importantes que ocorreram durante o estabelecimento do tópico discursivo pela díade no primeiro processo/manuscrito está a preponderância da perspectiva enunciativa enquanto-leitoras-de-imagens sobre a perspectiva enunciativa enquanto-autoras-da-narrativa-em-quadrinhos , representada através da interação gráfico-visual entre os personagens; e no segundo processo/manuscrito, houve alternância entre uma e outra perspectiva, prevalecendo, no texto final após interferências do professor que conduzira a aula , o segundo posicionamento. Por fim, nossa análise advoga a necessidade de se refletir e diferenciar a constituição do tópico discursivo em HQ a partir da recepção, quando os alunos, professores (e pesquisadores) assumem a posição de leitores e a constituição do tópico discursivo em HQ a partir da produção, quando os alunos assumem a posição de escreventes, sendo necessário um empreendimento lingüístico-cognitivo para se construir a perspectiva dos personagens que falam e não a do narrador que descreve. |
Palavras-chave: | Creation processes Topical discursive Image-text relashionship Comic strips Reference Genetic text Processos de criação Histórias em quadrinhos Tópico discursivo Relação imagem-texto Referenciação Genética textual |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Linguística; Literatura Brasileira |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística |
Citação: | SILVA, Dennys Dikson Marcelino da. Estabelecimento do tópico discursivo em processos de escritura em ato de histórias em quadrinhos por díades recém-alfabetizadas. 2011. 133 f. Dissertação (Mestrado em Linguística; Literatura Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/503 |
Data do documento: | 9-dez-2011 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Estabelecimento do tópico discursivo em processos de escritura em ato de histórias em quadrinhos por díades recém-alfabetizadas.pdf | 3.93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.