00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/535
Tipo: Tese
Título: O papel da interação entre a instrução implícita e explícita na produção textual de contos de assombração.
Título(s) alternativo(s): The role of the interaction between the implicit and explicit instructions on the developmet of the textual genre tales of terror.
Autor(es): Borba, Valquíria Claudete Machado
Primeiro Orientador: Oliveira, Eduardo Calil de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Zimmer, Márcia Cristina
metadata.dc.contributor.referee1: Silveira, Maria Inez Matoso
metadata.dc.contributor.referee2: Faria, Núbia Rabelo Bakker
metadata.dc.contributor.referee3: Florêncio, Ana Maria Gama
Resumo: Nosso estudo consistiu em verificar o papel da interação entre a instrução implícita e explícita e do conhecimento do gênero textual conto de assombração no desenvolvimento da produção textual desse gênero textual. Partimos da compreensão de que a aprendizagem através da instrução implícita acontece quando o trabalho de determinado gênero textual é conduzido sem que suas características sejam explicitamente destacadas. Já a aprendizagem através da interação entre a instrução implícita e explícita acontece quando há destaque e reflexão explícita sobre os constituintes do gênero textual em questão. Para a realização da nossa pesquisa, escolhemos sujeitos de duas turmas de nona série do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Maceió. Ao estudar a questão da interação entre a instrução implícita e explícita, o papel da memória é fundamental para justificar esse tipo de abordagem. Por isso, propomos o estudo do papel da memória declarativa, partindo da hipótese de que a instrução implícita apenas não garante o desenvolvimento de aspectos que precisam ser desenvolvidos na produção textual de forma a levar o aluno a se tornar um escritor proficiente. Defendemos que a interação entre a instrução implícita e explícita é fundamental nesse caso. E, para sustentar nosso estudo, nos apoiamos na teoria conexionista, que compreende que a aprendizagem da linguagem acontece a partir da experiência do indivíduo no ambiente que o circunda. Seguindo essa premissa, propomos a aprendizagem do gênero textual conto de assombração em dois ambientes distintos de instrução. Nossa hipótese central foi a de que o ensino baseado na interação entre a instrução implícita e explícita favorece mais o desenvolvimento da produção textual do que o ensino baseado só na instrução implícita. Assim, com base no referencial teórico conexionista, o objetivo geral da nossa investigação sobre o papel da interação entre instrução implícita e explícita e do conhecimento do gênero textual conto de assombração no desenvolvimento da sua escritura pretende contribuir para os estudos sobre os processos envolvidos na produção textual.
Abstract: This research investigated the role of the interaction between the implicit and explicit instructions and of the knowledge of the textual genre tales of terror on the development of its written production. We understand the learning through the implicit instruction when it is conducted without emphasizing its characteristics. On the other hand, the learning through the interaction between the implicit and explicit instructions happens when the characteristics of the textual genre in study is emphasized and analyzed. In order to carry out our study, we have chosen subjects from two groups of ninth grade of an elementary school in Maceió. Once we have decided to study the role of the interaction between the implicit and explicit instructions, the role of memory is important. Hence, we proposed the study of the declarative memory, having in mind that the implicit instruction itself does not guarantee the development of the aspects that need to be improved. In our point of view, the interaction between the implicit and explicit instructions é fundamental in this case. We based our theory on the connectionist approach that says learning happens through the experience someone has. According to it, we propose the learning of the textual genre tales of terror in two distinct environments of instruction. Our main hypothesis is that the learning through the interaction between the implicit and explicit instructions is more helpful than the learning through the implicit instruction. We hope our study may help in the studies about cognitive processes involved in the textual production.
Palavras-chave: Implicit and explicit instructions
Textual genres
textual production
tales of terror
Instrução implícita e explícita
Gêneros textuais
Produção textual
Conto de assombração
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Linguística; Literatura Brasileira
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: BORBA, Valquíria Claudete Machado. The role of the interaction between the implicit and explicit instructions on the developmet of the textual genre tales of terror.. 2009. 174 f. Tese (Doutorado em Linguística; Literatura Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/535
Data do documento: 3-jun-2009
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_ValquiriaClaudeteMachadoBorba_2009_Completa.pdf938.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.