00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6573
Tipo: Dissertação
Título: A “Rasura Escrita” em poemas inventados por alunos de 2º e 3º ano do Ensino fundamental: análise de suas ocorrências
Autor(es): Cavalcante, Frazio Valdez Tenório
Primeiro Orientador: Oliveira, Eduardo Calil de
metadata.dc.contributor.referee1: Felipeto, Sonia Cristina Simões
metadata.dc.contributor.referee2: Pinto, Anamelia de Campos
Resumo: Esta pesquisa analisa a ocorrência das “rasuras escritas” presentes no produto final de três poemas inventados por duplas de crianças de 2º e 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola filantrópica localizada na periferia de Maceió. Surge da necessidade de se investigar o que está por trás da rasura, seus bastidores e suas forças propulsoras, entendendo-a não como um fim em si mesma, mas como um meio para perquirir as idas e vindas do scriptor e os embates por ele travados com a linguagem. O processo de escritura em ato é analisado após a transcrição pelo anotador/pesquisador da filmagem das produções das crianças, utilizando-se dos recursos do programa ELAN (Eudico Linguistic Annotator), um software possuidor de ferramentas profissionais para a criação de anotações complexas de recursos de áudio e vídeo. Muito embora abordem-se “rasuras escritas”, assim entendidas aquelas que deixam marcas na folha de papel, a análise não se restringe ao produto final dessas práticas de textualização, mas sim, considera todo o contexto em que a rasura foi produzida. Assim, parte-se da perspectiva de que é imprescindível observar e analisar o processo de escritura em ato, para se entender em que circunstâncias e até mesmo por que certa rasura foi feita. A valorização do processo, em detrimento de um estudo adstrito ao produto final, revela importantes aspectos da relação entre sujeito e linguagem. Tendo a “rasura escrita” como ponto de partida e estudando-a à luz do processo de escritura em ato, percebe-se que o erro não é pressuposto da rasura, tampouco o desconhecimento é pressuposto do erro. Por meio desta metodologia é possível identificar momentos em que a linguagem opera sobre o scriptor, seja engessando-o em estruturas preestabelecidas, conduzindo-o em direções inesperadas e, por vezes, indesejadas, quando não simplesmente o desampara ou o impede de continuar, momentos exteriorizados pelo silêncio que, muitas vezes, precede o ato de rasurar.
Abstract: This research analyzes the occurrence of “written erasures” present in the final product of three poems invented by couples of 2nd and 3rd grade children of a philanthropic school situated in a Maceió suburb. It emerges from the need to investigate what is behind the erasure, its backstage and its propulsory forces, by understanding it not as an end in itself, but as the means to investigate the comes and goes of the scriptor and the engagement between him and the language. The process of scripture in act is analyzed after the transcription by the annotator/researcher of the children´s production footage, for which the resources of the program ELAN (Eudico Linguistic Annotator) are used, a software holder of professional tools for the creation of complex annotations of audio and video resources. Even though the main object are the “written erasures”, understood as those that leave marks on the paper sheet, the analysis made is not restricted to the final product of this textual practices, in fact, it considers all the context in which the erasure was produced. Therefore, it all starts with the perspective in which it is indispensable to observe and analyze the process of scripture in act, so that the circumstances and even the reason why certain erasure was made can be understood. The praising of the process, in detriment of a study focused only in the final product, reveals important aspects of the relation between subject and language. Having the “written erasure” as a starting point and by studying it under the light of the scripture in act process, it realizes that the error is not indispensable for the existence of an erasure, neither ignorance is a determiner factor for error. Through this methodology it is possible to identify moments in which the language operates over the scriptor, whether it frozens him in pre-established structures, conducting him to unexpected directions and, for times, undesired, when not it simply deserts him or keeps him from going on, moments exteriorized by silence that, many times, precedes the act of making the erasure.
Palavras-chave: Ensino fundamental
Produção de texto
Escrita
Criatividade
Poesia
Elementary School
Text production
Writing
Creativity
Poetry
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
scripture in act process
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: CAVALCANTE, Frazio Valdez Tenório. A “Rasura Escrita” em poemas inventados por alunos de 2º e 3º ano do Ensino fundamental: análise de suas ocorrências. 2019. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6573
Data do documento: 8-set-2010
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.