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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16704
Tipo: | Dissertação |
Título: | A referenciação de personagens na construção da textualidade em contos etiológicos: um estudo de escritura em ato envolvendo uma díade de recém-alfabetizados |
Título(s) alternativo(s): | Referencing characters in the construction of textuality in etiological tales: a study of writing in action involving a dyad of newly literate students |
Autor(es): | Braga, Karine Luana Amorim |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Eduardo Calil de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Ciulla, Alena |
metadata.dc.contributor.referee2: | Massmann, Débora Raquel Hettwer |
Resumo: | Esta dissertação discute como alunos recém-alfabetizados referenciam personagens em contos etiológicos, examinando os processos referenciais presentes tanto na combinação oral quanto na escrita da história. A análise se baseia no corpus do Laboratório do Manuscrito Escolar (LAME), proveniente do projeto didático “Contos do como e do por que” que foi coletado em uma escola privada de Maceió em 2012, através de vídeos que registram desde o planejamento oral de contos etiológicos até a escrita dos manuscritos escolares (texto escrito na materialidade do papel) por díades recém-alfabetizadas em sala de aula. A metodologia adota uma abordagem quantitativa e qualitativa, utilizando os pressupostos da Linguística textual e da Genética de textos. Os resultados evidenciam a relevância da escrita colaborativa na utilização de estratégias para a negociação de conflitos ao tempo em que suscita um processo de reflexão da linguagem durante o processo escritural. No que diz respeito à cadeia referencial dos personagens, os dados apontam semelhanças entre as estratégias de referenciação anafórica utilizadas na combinação do conto e no manuscrito. Os resultados sugerem ainda que a construção sintática da sentença se articula com os elementos que compõem a cadeia anafórica, influenciando o tipo de introdução, manutenção e retomada referencial que podem ser utilizadas pelos escreventes. Isso porque textos construídos com período único tendem a manter o elo coesivo por meio de conjunções e pronomes, enquanto textos com mais períodos diminuem a necessidade de coesão por formas pronominais para manter a referência interna, o que justifica maior uso de substituição lexical no texto escrito. Desse modo, esta pesquisa contribui para a compreensão dos processos referenciais na produção textual de alunos recém-alfabetizados, destacando o papel da escritura a dois na construção da textualidade em contos etiológicos. |
Abstract: | This dissertation discusses how newly literate students reference characters in etiological tales, examining the referential processes present in both the oral and written combination of the story. The analysis is based on the corpus of the Escolar Manuscript Laboratory (LAME), from the didactic project “Contos do como e do por que” which was collected in a private school in Maceió in 2012, through videos that record from the oral planning of etiological tales to the writing of school manuscripts (text written on the materiality of paper) by newly literate dyads in the classroom. The methodology adopts a quantitative and qualitative approach, using the assumptions of Text Linguistics and Text Genetics. The results highlight the relevance of collaborative writing in the use of strategies for negotiating conflicts while encouraging a process of reflection on language during the writing process. With regard to the characters' referential chain, the data point to similarities between the anaphoric referencing strategies used in the combination of the story and the manuscript. The results also suggest that the syntactic construction of the sentence is linked to the elements that make up the anaphoric chain, influencing the type of introduction, maintenance and referential resumption that can be used by writers. This is because texts constructed with a single period tend to maintain the cohesive link through conjunctions and pronouns, while texts with more periods reduce the need for cohesion through pronominal forms to maintain internal reference, which justifies greater use of lexical replacement in the written text. . In this way, this research contributes to the understanding of referential processes in the textual production of newly literate students, highlighting the role of double writing in the construction of textuality in etiological tales. |
Palavras-chave: | Referenciação Anáfora (Linguística) Processos de escritura em ato Contos etiológicos Referencing Anaphora (Linguistics) Deed processes in action Etiological tales |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura |
Citação: | BRAGA, Karine Luana Amorim. A referenciação de personagens na construção da textualidade em contos etiológicos: um estudo de escritura em ato envolvendo uma díade de recém-alfabetizados. 2025. 92 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16704 |
Data do documento: | 23-ago-2024 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE |
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