00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Tese
Título: Recolhimento de manuscritos escolares: o tratamento didático adotado pelos professores em turmas do 5º ano do Ensino Fundamental
Título(s) alternativo(s): Collection of school manuscripts: the teaching treatment adopted by teachers in turks of the 5th year of Fundamental Teaching
Autor(es): Santos, Eliene Estácio
Primeiro Orientador: Oliveira, Eduardo Calil de
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Adriana Cavalcanti dos
metadata.dc.contributor.referee2: Lopes, Adna de Almeida
metadata.dc.contributor.referee3: Lima, Rita de Cássia Souto maior Siqueira
metadata.dc.contributor.referee4: Lima, Maria Hozanete Alves de
Resumo: Esta tese tem como objetivo refletir sobre o tratamento didático utilizados pelos professores quando recebem os textos que os alunos acabam de escrever. Para isto, foram filmadas 24 práticas de produção de texto, em quatro salas de aula do 5º Ano do Ensino Fundamental de quatro escolas públicas da cidade de Maceió/AL, a partir das quais obtivemos um acervo de 504 manuscritos escolares. Importante destacar que a transcrição do discurso dos professores captou o momento em que os alunos concluíam e lhes entregavam seus textos, levantando, posteriormente, os comentários feitos sobre o que os alunos escreveram. Constatamos que esses professores, quando estavam de posse desses manuscritos, adotavam os seguintes procedimentos didáticos: “guardam sem comentários” e “guardam com comentários”. Na categoria de guardar com comentários, em especial, detectamos que “comentam e guardam” e “comentam e devolvem” os textos que recebem dos alunos. Do total de 504 manuscritos recebidos, 70% foram guardados sem comentários e 30%, com comentários. Desse total, 12% foram comentados e guardados e 18% comentados e devolvidos aos alunos. Diante desse resultado, em que a maioria dos alunos não recebeu nenhum tipo de comentário sobre o texto que escreveu, consideramos um número bastante expressivo, visto que, além de terem poucas oportunidades de escrever texto na escola, lhes é negada a condição de retorno aos textos que produzem. Essas condutas utilizadas para o ensino da escrita comprometem a efetivação das propostas de produção de textos, bem como impossibilita os alunos compreenderem a escrita como um processo dinâmico e complexo de construção de significações.
Abstract: This thesis aims to reflect about the teachers‟ didactic treatment when they receive the texts that the students have just written. To this end, we filmed twenty-for text production practices in four Elementary School classes in four different public schools in Maceió / AL. We obtained 504 school manuscripts in total. The teachers' speech transcription was taken between the period the students concluded it and gave them their texts, and the teachers‟ posterior comments about what the students wrote. We found that these teachers (when in possession of these manuscripts) adopted the following didactic procedures: 1) they keep it without any comments or 2) they keep it with comments. We detect in the second procedure that the teachers can 1) comment the texts and keep it or 2) they comment it and give them back the texts they receive from the students. 70% of all received manuscripts kept without comments and 30% with some comments. Of this total, the teacher commented 12% of the manuscripts, but he did not give them back, and 18% of them were commented and the students received it back. Based on this results, in which the majority of the students did not receive any kind of comment about the text they wrote, we consider a rather expressive number, because the students have few opportunities to write text in school, and when they do, the teachers deny the possibility to return the texts the students created. These behaviors used for writing education commit text production proposal effectiveness, as well as make for students impossible to understand writing as a dynamic and complex process of meaning- making.
Palavras-chave: Manuscrito escolar – Tratamento didático
Produção textual – Ensino fundamental
Revisão de textos
Writing production
School-educational Treatment Manuscript
Text production – Elementary school
Text review
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SANTOS, Eliene Estácio. Recolhimento de manuscritos escolares: o tratamento didático adotado pelos professores em turmas do 5º ano do Ensino Fundamental. 2017. 159 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2215
Data do documento: 27-set-2017
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