Mostrando resultados 1 a 40 de 46
Próximo >
Data do documento | Título | Autor(es) | Tipo |
18-jul-2023 | Abordagens do conteúdo óptica : sombra e penumbra no segundo ano dos anos iniciais: Uma análise de livros didáticos do PNLD 2023 | Félix, Amanda Regina Gonzaga da Silva | Trabalho de Conclusão de Curso |
9-jun-2008 | A alfabetização científica dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental na perspectiva da teoria da aprendizagem significativa | Silva, Bruno Rogério Duarte da | Dissertação |
13-set-2008 | Um componente em discussão no currículo das licenciaturas em matemática: a prática de ensino | Santos, Francisco de Assis dos | Dissertação |
13-dez-2010 | Contribuições do laboratório de ensino de química e biotecnologia na formação do licenciado em Química da UFAL | Silva, Fábio Adriano Santos da | Dissertação |
19-dez-2008 | O Curso de Licenciatura em Física na Universidade Federal de Alagoas: surgimento, mudanças e formação na opinião dos egressos | Barbosa, José Isnaldo de Lima | Dissertação |
31-jul-2018 | A educação financeira nos anos iniciais: conteúdos, metodologias e contextualizações nas coleções didáticas de matemática do PNLD/2016 de escolas municipais | Souza, Cristiane Maria das Chagas | Dissertação |
9-jul-2021 | Eletricidade e a construção de pilhas | Santos, Evandro Herculano de Oliveira | Trabalho de Conclusão de Curso |
25-abr-2013 | ENEM e os livros didáticos de física: uma abordagem de energia e suas transformações | Santos, Fabiano Rodrigues dos | Dissertação |
25-jun-2020 | Ensino de botânica: a importância do ensino por investigação como estratégia para alfabetização científica | Conceição, Alexandre Rodrigues da | Dissertação |
16-out-2023 | Ensino de ciências na educação infantil: uma análise dos indicadores de alfabetização científica a partir de uma sequência de atividades em uma perspectiva investigativa | Santos, Jaciara de Abreu | Dissertação |
27-mai-2021 | Ensino de ciências por investigação na perspectiva da alfabetização científica: uma incursão teórico prática nos saberes do professor dos anos iniciais | Brito, Liliane Oliveira de | Tese |
8-jun-2016 | Ensino de Ciências por investigação nos anos iniciais do Ensino fundamental: estudo dos conceitos básicos de eletricidade para a promoção da alfabetização científica | Azevedo, Lidiany Bezerra Silva de | Dissertação |
30-jan-2020 | Ensino de ciências por investigação: contribuições da leitura para a alfabetização científica nos anos iniciais | Silva, Tamiris de Almeida | Dissertação |
25-jun-2021 | Ensino de Ciências por investigação: levantamentos dos trabalhos publicados no SNEF no período de 2011 a 2019 | Silva, Valdenes de Brito | Trabalho de Conclusão de Curso |
10-dez-2014 | Ensino de ciências por investigação: uma estratégia pedagógica para promoção da alfabetização científica nos primeiros anos do ensino fundamental | Brito, Liliane Oliveira de | Dissertação |
9-jun-2020 | O ensino de cinética química por investigação: uma abordagem com alunos do 9º ano do ensino fundamental | Lopes, Jozélio Agostinho | Dissertação |
8-mai-2015 | Ensino de física baseada na experiência visual: um estudo com alunos surdos do ensino médio da educação básica | Matsumoto, Emanuelle Satiko Monteiro | Dissertação |
6-mai-2015 | O ensino de magnetismo nos anos iniciais: uma análise dos livros didáticos aprovados no PNLD 2013 | Leão Júnior, Ilson Barboza | Dissertação |
3-mar-2022 | O ensino de probabilidade nos anos iniciais: olhares a partir dos documentos oficiais e dos livros didáticos do PNLD | Lima, Camilla Regina da Silva | Trabalho de Conclusão de Curso |
10-out-2023 | O ensino de química nos anos iniciais : uma proposta de ensino investigativo envolvendo a propriedade dos materiais | Costa, Biânca Luiz dos Santos | Dissertação |
9-jun-2016 | Ensino-aprendizagem de funções trigonométricas através do software geogebra aliado à modelagem matemática | Melo, Enaldo Vieira de | Dissertação |
31-mai-2023 | A epistemologia freireana e a educação em ciências: desafios e potencialidades para o desenvolvimento do processo de alfabetização científica e tecnológica na educação básica | Araújo, Elian Sandra Alves de | Tese |
6-jul-2011 | A expectativa escolar de estudantes do curso de licenciatura em física no campus Arapiraca | Rocha, Josefa Eleusa da | Dissertação |
28-ago-2013 | Explorando o conceito de magnetismo com alunos do curso de licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância da UFAL: reflexões sobre o uso de experimentos como estratégia didática no ensino de ciências da natureza nos anos iniciais da educação básica | Resende, Thaís Freitas de | Dissertação |
1-jun-2011 | A formação do professor de matemática na Universidade Estadual de Alagoas Campus I : a reforma curricular e os saberes na opinião do egresso | Santos, Juracy Pinheiro dos | Dissertação |
28-ago-2013 | A formação dos professores utilizando as ferramentas do PROUCA como facilitadoras no processo ensino-aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental | Andrade, Rita de Cássia Correia | Dissertação |
28-mar-2019 | História da ciência, ensino de astronomia e os livros didáticos | Lira, Tatiane Hilário de | Dissertação |
11-dez-2006 | A ideologia na prática e a ideologia da prática no ensino de matemática | Müller, Carlos Eduardo | Dissertação |
15-mar-2019 | Os indicadores de alfabetização científica: uma análise do tema água no livro didático de ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental | Oliveira, Abraão Felipe Santos de | Dissertação |
17-abr-2012 | Interações no uso de objetos de aprendizagem: contribuições de um estudo de caso sobre o objeto de aprendizagem “reino esperança – o sumiço de graciosa” | Mesquita, Thaise Marques de | Dissertação |
30-nov-2009 | Investigação do uso de atividades de modelagem computacional no ensino de física e de matemática | Santos, Jose Renan Gomes dos | Dissertação |
25-mai-2017 | Investigando o fenômeno magnetismo com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental na perspectiva da alfabetização científica | Lopes, Elian Silva | Dissertação |
18-jan-2021 | Licenciatura em Química: reflexão acerca das concepções de prática expressas na prática como componente curricular e no estágio supervisionado | Vasconcelos, Rosa Maria Oliveira Teixeira de | Tese |
26-ago-2022 | Os livros didáticos do PNLD 2021 da área de ciências e suas tecnologias de projetos integradores e suas contribuições no combate às notícias falsas | Teixeira, Marianne Cássia Carvalho | Dissertação |
21-dez-2010 | Objetos de aprendizagem e ensino de física: considerações a partir da relação com o saber | Maia, Lucas da Silva | Dissertação |
31-ago-2023 | Pensando a epistemologia de Gaston Bachelard a partir de práticas investigativas no ensino de ciências | Belém, Ângela Maria Ferreira | Dissertação |
16-mai-2018 | Possibilidades da infografia para o ensino de biologia: um olhar a partir da revista Superinteressante | Araújo, Thiago Moraes Silva de | Dissertação |
1-jun-2020 | Probabilidade: propostas para os anos iniciais a partir da BNCC | Souza, Maria Lucia Ferreira de | Trabalho de Conclusão de Curso |
18-ago-2008 | A (Re)Construção do conceito de dividir na formação dos professores: o uso do jogo como recurso metodológico | Vasconcelos, Cheila Francett Bezerra Silva de | Dissertação |
29-mai-2024 | Sequência de ensino investigativo sobre efeitos da luz nos materiais: produção e validação | Angelo, Thais da Silva | Trabalho de Conclusão de Curso |