00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10371
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O ensino de probabilidade nos anos iniciais: olhares a partir dos documentos oficiais e dos livros didáticos do PNLD
Autor(es): Lima, Camilla Regina da Silva
Primeiro Orientador: Fireman, Elton Casado
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Givaldo Oliveira dos
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos
Resumo: A Matemática, até os anos atuais, é considerada por muitos como abstrata e repleta de conceitos sem finalidade. Porém, o que muitos talvez não saibam, e que vem se revelando ao longo dos anos, é de como ela está presente em tudo na vida dos seres humanos. A forma como os conceitos matemáticos são apresentados nas aulas contribui bastante para a opinião que é formada sobre essa área do conhecimento, e os recursos utilizados também têm a sua contribuição. Probabilidade é um dos muitos conteúdos com total ligação ao dia a dia das pessoas, e saber como ele tem sido trabalhado ao longo dos anos em sala de aula é de grande importância para o entendimento acerca da educação matemática. Desse modo, o presente trabalho, de caráter documental, buscou verificar como se dá o ensino de Probabilidade no Ensino Fundamental Anos Iniciais, através da análise de coleções de livros didáticos aprovadas pelo Plano Nacional do Livro Didático – PNLD 2019, através da análise de conteúdo de BARDIN (1979), e analisar também sobre as produções científicas acerca do tema e como os documentos oficiais o abordam.
Abstract: Mathematics, until today, is considered by many as abstract and full of meaningless concepts. However, what many may not know, and what has been revealed over the years, is how it is so present in the lives of human beings. The way how mathematical concepts are presented in the classes contribute significantly to the the opinion that is formed about this area of knowledge. The resources employed to achieve this goal is important too. Probability is one of the many contents with total connection to people's daily lives. Knowing how it has been taught over the years in the classroom is such important for understanding of mathematics education. In this way, the present work intends to verify how the teaching of Probability occurs in Elementary School, through the analysis of collections of textbooks approved by the National Textbook Plan - PNLD 2019, the analysis of textbooks BARDIN (1979), and also analysis of the scientific productions which contained this subject and how the official documents approach it.
Palavras-chave: Probabilidade
Livros didáticos
Análise de conteúdo
Matemática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Matemática
Citação: LIMA, Camila Regina da Silva. O ensino de probabilidade nos anos iniciais: olhares a partir dos documentos oficiais e dos livros didáticos do PNLD. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10371
Data do documento: 3-mar-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.