Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1544
Tipo: | Dissertação |
Título: | Interações no uso de objetos de aprendizagem: contribuições de um estudo de caso sobre o objeto de aprendizagem “reino esperança – o sumiço de graciosa” |
Título(s) alternativo(s): | Interactions in the use of learning objects: contributions of a case study on the learning object "Kingdom hope – the disappearance of graceful" |
Autor(es): | Mesquita, Thaise Marques de |
Primeiro Orientador: | Fireman, Elton Casado |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Givaldo Oliveira dos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Mercado, Luis Paulo Leopoldo |
Resumo: | Este estudo investiga as contribuições que a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação traz aos processos de aprendizagem de alunos. Muitas ações têm sido desenvolvidas para a construção de um currículo que integre as TIC ao cotidiano da escola, essas ações estão voltadas desde a formação de professores à produção de materiais pedagógicos, dentre eles, destacam-se os Objetos de Aprendizagem. Esta pesquisa tem como objetivo investigar quais as contribuições que o objeto de aprendizagem “Reino Esperança – O sumiço de Graciosa”, construído por intermédio do Projeto RIVED, traz aos processos de interação entre parceiros. A fim de identificar esses elementos adotou-se uma abordagem qualitativa através de um estudo de caso. O aporte teórico que permitiu as análises fundamentou-se na Teoria de Vygotsky, segundo a qual a interação promove a aprendizagem. Participaram da pesquisa 20 alunos do 2º ano do Ensino Fundamental que, agrupados em duplas, utilizaram o referido objeto de aprendizagem, tendo sua utilização videogravada. Os dados da pesquisa foram transcritos e analisados na perspectiva vygotskyana e revelaram que o uso do objeto de aprendizagem estudado permite uma ativa interação dos alunos com seus parceiros e que esta interação ocorre mediante os processos de negociação, motivação e discussão de conteúdos presentes em todas as interações analisadas. Este estudo trouxe contribuições para uma melhor compreensão dos benefícios da utilização das TIC, principalmente dos OA. |
Abstract: | This study investigates the contributions that the use of information and communication technologies brings to the learning processes of students. Many actions have been developed for building a curriculum that integrates ICT into the daily life of the school, these actions are directed from teacher training to the production of teaching materials, including the Learning Objects. This research aims to investigate what are the contributions that the learning object "Kingdom hope – the disappearance of Graceful", built through the Project IVEN, brings to the processes of interaction between partners. In order to identify those elements adopted a qualitative approach through a case study. The theoretical contribution that allowed the analysis was based on Vygotsky's theory, according to which interaction promotes learning. 20 students participated in the research of 2nd year of primary school which, grouped in pairs, used this learning object, having its use videogravada. The research data were transcribed and analysed in vygotskyana perspective and showed that the use of the learning object allows an active interaction of studied students with their partners and that this interaction occurs through the processes of negotiation, motivation and discussion of contents present in all interactions analysed. This study brought contributions to a better understanding of the benefits of the use of ICT, especially the OA. |
Palavras-chave: | Objetos de Aprendizagem Interação Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação Objetos digitais Learning objects Interaction Information and communication technologies in education Digital objects |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | MESQUITA, Thaise Marques de. Interações no uso de objetos de aprendizagem: contribuições de um estudo de caso sobre o objeto de aprendizagem “reino esperança – o sumiço de graciosa”. 2012. 206 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1544 |
Data do documento: | 17-abr-2012 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Interacoes no uso de objetos de aprendizagem - contribuicoes de um estudo de caso sobre o objeto de aprendizagem reino esperanca - o sumico de graciosa.pdf | 3.87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.