00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/4493
Tipo: Dissertação
Título: Explorando o conceito de magnetismo com alunos do curso de licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância da UFAL: reflexões sobre o uso de experimentos como estratégia didática no ensino de ciências da natureza nos anos iniciais da educação básica
Título(s) alternativo(s): Exploring the concept of magnetism with pupils of the course of degree in Pedagogy in the distance from UFAL: reflections on the use of experiments as teaching strategy in teaching natural sciences in the initial years of Basic Education
Autor(es): Resende, Thaís Freitas de
Primeiro Orientador: Fireman, Elton Casado
metadata.dc.contributor.referee1: Mercado, Luis Paulo Leopoldo
metadata.dc.contributor.referee2: Serra, Kleber Cavalcanti Serra
Resumo: O Ensino de Ciências para os anos iniciais se apresenta como os primeiros contatos da criança na construção de seu conhecimento e aproximação de um conjunto de ideias, e formas de pensar que é próprio da ciência. A construção de proposta, bem como, a formação de professores para atuar no Ensino de Ciências nesta faixa etária se apresenta como desafio aos pesquisadores da área. Este estudo consiste na aplicação e na análise de uma estratégia didática destinada à promoção de atividades experimentais de conhecimento físico para crianças dos anos iniciais do ensino fundamental por meio de uma oficina para os professores em formação. Utilizamos como pressupostos a Teoria de Piaget que é aplicada nas etapas das atividades propostas por Carvalho et al (1998). Essa pesquisa tem como fundamento colocar em prática a experimentação envolvendo conceitos de magnetismo voltados para os pedagogos em formação utilizando kits de baixo custo. A sequência didática proposta sugere aos professores facilidades na busca da inovação e dinamização nas aulas de Ciências, aprimorando seus conhecimentos do Ensino de Física possibilitando desenvolver a participação ativa dos alunos favorecendo na formulação de hipóteses, na análise das ideias e na contextualização dos argumentos. Como resultado, observamos que a estratégia didática desenvolvida neste trabalho, a partir das etapas de Kamii e DeVries para resolução de problemas utilizadas pelo LAPEF - Laboratório de Pesquisa e Ensino de Física - propiciou ao aluno a conceituação das propriedades magnéticas do ímã, a partir da realização de atividades experimentais.
Abstract: The Science Teaching for the early years is presented as the first contacts of the child in building their knowledge and approach a set of ideas, and ways of thinking that is characteristic of science. The proposed building, as well as, training teachers to work in Science Teaching this age group presents itself as a challenge to researchers. This study is the application and analysis of a teaching strategy for the promotion experimental knowledge of physical activities for children the early years of elementary school through a workshop for teachers in training. We use assumptions as Theory of Piaget that is applied in steps of activities proposed by Carvalho et al (1998). This research was based on implementing the experimentation involving concepts of magnetism facing educators in training using low-cost kits. The following didactic proposal suggests teachers facilities in the pursuit of innovation and dynamism in science classe, improving their knowledge of Physics Teaching enabling developing the active participation of students favoring the formulation of hypotheses, analysis of the ideas and arguments of contextualization. As a result, we observed that the teaching strategy developed in this work, from the steps of Kamii and DeVries troubleshooting used by LAPEF - Laboratory Research and Teaching of Physics - provided the student with the concept of the magnetic properties of the magnet, from the realization of experimental activities
Palavras-chave: Ciências - Estudo e ensino
Física - Estudo ensino
Estratégia didática
Professores - Formação
Science - Study and teaching
Physics - Teaching study
Didactic strategy
Teachers - Training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: RESENDE, Thaís Freitas de. Explorando o conceito de magnetismo com alunos do curso de licenciatura em pedagogia na modalidade a distância da UFAL: reflexões sobre o uso de experimentos como estratégia didática no ensino de ciências da natureza nos anos iniciais da educação básica. 2019. 81 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4493
Data do documento: 28-ago-2013
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.