00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7955
Tipo: Tese
Título: Ensino de ciências por investigação na perspectiva da alfabetização científica: uma incursão teórico prática nos saberes do professor dos anos iniciais
Título(s) alternativo(s): Teaching sciences by inquiry from the perspective literacy: a theoretical-practical incursion into the knowledge of the teacher in the early years
Autor(es): Brito, Liliane Oliveira de
Primeiro Orientador: Fireman, Elton Casado
metadata.dc.contributor.referee1: Sá, Eliane Ferreira de
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Luciana Sedano de
Resumo: O ensino de Ciências por investigação é uma abordagem que tem sido recomendada na prática dos anos iniciais do Ensino Fundamental (SANTANA; CAPECCHI; FRANZOLIN, 2018). Por outro lado, por serem professores polivalentes, não é incomum a formação dos profissionais que lecionam nesse segmento ser adjetivada como superficial, precária, insuficiente e de pouco conteúdo para ensinar Ciências (PIZARRO; BARROS; LOPES JÚNIOR, 2016). Sendo assim, essa tese tem como objetivo apresentar compreensões sobre os saberes mobilizados por professores dos anos iniciais ao construir uma sequência de ensino investigativo - SEI na perspectiva da Alfabetização Científica, em um curso de formação continuada. O referido curso teve duração de seis meses e intitulado de “Ensino de Ciências por investigação nos anos iniciais do Ensino Fundamental” ocorreu em uma escola municipal da cidade de Palmeira dos Índios- AL. Nesses termos, nos dedicamos ao estudo do seguinte problema de pesquisa: Como os professores dos anos iniciais mobilizam seus saberes ao planejar uma sequência de ensino investigativo na perspectiva da Alfabetização Científica, em um curso de formação continuada? Em uma abordagem qualitativa, o fenômeno foi investigado com quatro professoras dos anos iniciais e organizado em três grandes momentos: 1) trabalho teórico-prático com os temas Ensino de Ciências por investigação, Alfabetização Científica e assuntos correlatos; 2) planejamento de SEI e 3) análise reflexiva da produção das SEI. Como epistemologia do percurso investigativo, utilizamos a pesquisa formação e como recursos de coleta dos dados recorremos a observação participante, gravações em áudio e entrevistas. Seis oficinas, voltadas ao planejamento das SEI, constituíram o corpus da pesquisa. Para o tratamento e análise dos dados, recorremos à metodologia de episódios de ensino de Carvalho (2011). Dessa sistemática de trabalho foram instituídas vinte e cinco categorias iniciais que, com base nos dados empíricos, foram estruturadas, analisadas e interpretadas a partir três grupos de saberes docentes: Saberes Conceituais e Metodológicos, Saberes Integradores e Saberes Pedagógicos (CARVALHO; GIL PÉREZ, 2005). A análise dessas categorias produziu resultados que identificaram que as professoras do Fundamental I, embora possuam pouca experiência com conhecimentos específicos da Ciência, mobilizam saberes que concorrem para transformar o conteúdo de Ciências em práticas investigativas. A partir das categorias iniciais, estruturou-se vinte categorias finais que nos permitiram chegar a um argumento que expressamos como tese: inseridas em práticas do ensino de Ciência, professores dos anos iniciais mobilizam alguns saberes da cultura científica para planejar uma SEI. Ainda assim, são os saberes advindos da didática geral as principais lentes que esses docentes utilizam para produzir esse tipo de planejamento didático. E é muito por esse enfoque que as professores dos anos iniciais buscam engajar os estudantes em práticas investigativas com forte uso da liberdade intelectual.
Abstract: The teaching of Science by inquiry is an approach that has been recommended in practice in the early years of Elementary School (SANTANA; CAPECCHI; FRANZOLIN, 2018). On the other hand, as they are multipurpose teachers, it is not uncommon for the training of professionals who teach in this segment to be described as superficial, precarious, insufficient and with little content to teach Science (PIZARRO; BARROS; LOPES JÚNIOR, 2016). Thus, this thesis aims to present understandings about the knowledge mobilized by teachers from the early years when building an investigative teaching sequence - SEI from the perspective of Scientific Literacy, in a continuing education course. The aforementioned course lasted six months and entitled “Science Education by Research in the Early Years of Elementary School” took place in a municipal school in the city of Palmeira dos Índios-AL. In these terms, we dedicate ourselves to the study of the following research problem: How do teachers in the early years mobilize their knowledge when planning an investigative teaching sequence from the perspective of Scientific Literacy, in a continuing education course? In a qualitative approach, the phenomenon was investigated with four teachers from the early years and organized into three major moments: 1) theoretical-practical work with the themes Science Teaching by investigation, Scientific Literacy and related subjects; 2) SEI planning and 3) reflective analysis of SEI production. As an epistemology of the investigative path, we used training research and as data collection resources we resorted to participant observation, audio recordings and interviews. Six workshops, aimed at planning the SEI, constituted the research corpus. For the treatment and analysis of the data, we used the methodology of teaching episodes by Carvalho (2011). From this systematic work, twenty-five initial categories were established which, based on empirical data, were structured, analyzed and interpreted from three groups of teaching knowledge: Conceptual and Methodological Knowledge, Integrating Knowledge and Pedagogical Knowledge (CARVALHO; GIL PÉREZ, 2005). ). The analysis of these categories produced results that identified that Elementary I teachers, although they have little experience with specific knowledge of Science, mobilize knowledge that contributes to transform the Science content into investigative practices. From the initial categories, twenty final categories were structured that allowed us to arrive at an argument that we expressed as a thesis: inserted in Science teaching practices, teachers from the early years mobilize some knowledge of scientific culture to plan a SEI. Even so, the knowledge arising from general didactics is the main lens that these teachers use to produce this type of didactic planning. And it is very much because of this approach that teachers in the early years seek to engage students in investigative practices with a strong use of intellectual freedom.
Palavras-chave: Formação continuada
Ensino de ciências - Pesquisa científica
Educação científica
Professores - Ensino das séries iniciais
Saberes dos docentes
Ensino de Ciências por investigação
Alfabetização Científica
Continuing education
Teaching knowledge
Science teaching by inquiry
Scientific Literacy
Early years teachers
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: BRITO, Liliane Oliveira de. Ensino de ciências por investigação na perspectiva da alfabetização científica: uma incursão teórico prática nos saberes do professor dos anos iniciais. 2021, 247 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/7955
Data do documento: 27-mai-2021
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.