Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12710
Tipo: | Dissertação |
Título: | Objetos de aprendizagem e ensino de física: considerações a partir da relação com o saber |
Título(s) alternativo(s): | Learning objects and physicsteaching : considerations from relation to knowledge |
Autor(es): | Maia, Lucas da Silva |
Primeiro Orientador: | Fireman, Elton Casado |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lins, Abigail Fregni |
metadata.dc.contributor.referee2: | Freitas, Maria Auxiliadora Silva |
Resumo: | Esta dissertação tem como tema principal a relação de alunos com o saber específico – Física – e como o uso do computador e de Objetos de Aprendizagem em sala de aula sinalizam modificações nesta relação. Para tanto, realizamos a pesquisa com um grupo de estudantes do 1° ano do Ensino Médio, de uma escola particular de Maceió, capital do Estado de Alagoas. Neste sentido, a partir do arcabouço teórico construído por Bernard Charlot em torno da relação com o saber, buscamos investigar três questões fundamentais: quais os elementos que os alunos mobilizam para a construção de uma concepção sobre a Física; como é a relação destes com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), em especial com o computador; e como o uso de Objetos de Aprendizagem por meio dos computadores apontam interferências no primeiro processo destacado – a relação com a Física. Partimos dos pressupostos de que a relação com o saber é fundamentada pela relação dos sujeitos com o mundo, consigo mesmo e com os outros, e que as mudanças tecnológicas existentes na contemporaneidade interferem diretamente nesta relação. Foi verificado assim, diante das respostas dadas a esta pesquisa, que o uso do computador e dos Objetos de Aprendizagem em sala de aula apontou indícios de melhora na relação dos alunos com o saber específico – Física. Entretanto, não podemos afirmar que estas mudanças serão perenes ou refletirão um melhor desempenho na avaliação dos alunos. Para a realização da pesquisa utilizamos o método qualitativo, por meio de observações e questionários. Após o levantamento dos dados, procedemos com a análise de conteúdo. |
Abstract: | This thesis deals with secondary school students‘ relation to a specific knowledge Physics – and how use learning object in the classroom points out modifications in this relation. Grounded in Bernard Charlot ́s notion of relation to knowledge, this research seeks to identify what elements students mobilize to build their conception about physics, to understand their relation with computers and how use learning object in the classroom points out modifications in their relation to a specific knowledge – Physics. We assume that relation to knowledge is a relation to itself, a relation to others and a relation to word, and we also assume that contemporary changes due technology directly interferes in this relation. The results shows that use learning object in the classroom pointed out some amelioration in students‘ relation to this specific knowledge - Physics. However, we mustn‘t say that these changes are permanent or will result in tests success. This was a qualitative research and the respondents were 10th grade students of a private school in Maceió-AL. For data collection and analyses, we used observation, questionnaire and content analyses, respectively. |
Palavras-chave: | Relação com o Saber Objetos de Aprendizagem Ensino de Física Relation to knowledge Learning objects Physics teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | MAIA, Lucas da Silva. Objetos de aprendizagem e ensino de física: considerações a partir da relação com o saber. 2023. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12710 |
Data do documento: | 21-dez-2010 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Objetos de aprendizagem e ensino de física @ considerações a partir da relação com o saber..pdf | 2.32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.