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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16588
Tipo: | Tese |
Título: | Ciências na Educação Infantil: uma análise da produção acadêmica a partir dos periódicos CAPES |
Título(s) alternativo(s): | Science in Early Childhood Education: an analysis of academic production from CAPES journals |
Autor(es): | Silva, Andreza Fabrícia Pinheiro da |
Primeiro Orientador: | Fireman, Elton Casado |
metadata.dc.contributor.referee1: | Araújo, Luciana Aparecida de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Mercado, Luís Paulo Leopoldo |
metadata.dc.contributor.referee3: | Barbosa, Maria Carmen Silveira |
metadata.dc.contributor.referee4: | Lima, Walter Matias |
Resumo: | A relação das crianças com as Ciências precede, extrapola e excede a educação escolar e a educação em Ciências. Via de regra, elas são ávidas por conhecerem o mundo e têm uma relação de fascínio com os fenômenos, além de uma elevada capacidade curiosa, inventiva, criativa, ativa e protagonista de experimentar e experienciar situações múltiplas relacionadas às Ciências e às Ciências da Natureza. Paradoxalmente, são perceptíveis os distanciamentos existentes entre o que alguns têm chamado de “Ensino de Ciências” e a Educação Infantil. Nesse contexto, urge ponderar a eminente necessidade de produção de conhecimentos sobre Ciências na Educação Infantil, independente do recorte e da filiação epistemológica que se tenha. Todavia, parece não haver correspondência entre esta necessidade e a realidade identificada em produtos e publicações disponíveis no Brasil. A preocupação com a escassez bibliográfica sobre Ciências na Educação Infantil, em nível nacional e internacional, é a mola propulsora desta pesquisa, impulsionada pela hipótese inicial de que a bibliografia disponível poderia ser elementar e pouco disseminada, refletida a partir do início da pesquisa, na exígua quantidade de livros encontrados, na desatualização das publicações e na baixa quantidade de publicações em periódicos. O movimento investigativo desta pesquisa busca desvelar respostas à sua questão matriz: o que traz a produção acadêmica que compõe os periódicos CAPES sobre as Ciências na Educação Infantil? De modo geral, a pesquisa objetivou realizar o levantamento quanti-qualitativo das produções acadêmicas em periódicos CAPES, buscando identificar as publicações que tratam de Ciências na Educação Infantil, com vistas à análise temática dos seus conteúdos. O método enquanto caminho para se alcançar os objetivos delimitados nesta pesquisa alicerça-se nas abordagens mistas, que se interessam por uma combinação pragmática entre as abordagens quanti-qualitativas. Tem como lócus principal o Portal de Periódicos CAPES, bem como os portais de todos os periódicos que compõem o corpus investigativo. Do ponto de vista procedimental exploratório, descritivo e analítico, privilegia a análise do conteúdo (BARDIN, 1979) dos documentos que constituem esse corpus documental. O texto está organizado em três partes: a parte 1, “Ciências e Educação Infantil: reflexões iniciais para pensar aproximações e distanciamentos entre as crianças, as Ciências, as Ciências da Natureza e a Educação Infantil”, traz a fundamentação teórica, ordenada em duas seções: “Ciência e Ciências da Natureza: uma breve incursão histórica, epistemológica e didática” e, “A Educação Infantil e suas especificidades”. A parte II, “O caminho se faz ao caminhar, a busca e os achados se dão ao acessar: aproximações iniciais com o Portal de Periódicos CAPES” constitui o delineamento metodológico e se estrutura em duas seções: “Aproximações iniciais com o Portal de Periódicos CAPES” e “Delineamento metodológico da pesquisa”. A parte III, “Ciências na Educação Infantil: análise temática de conteúdo em publicações do Portal de Periódicos CAPES” traz as considerações parciais em torno dos dados gerados e é constituída de uma seção: “Exploração, tratamento e análise temática dos textos”, onde nos dedicamos à pré-análise do material inventariado e, em seguida, ao tratamento dos resultados, inferência e interpretação dos dados gerados. De modo genérico, conclui-se que é insipiente a quantidade de publicações que tratam das Ciências na Educação Infantil. Esse quantitativo corresponde a aproximadamente 0,076% do total de publicações levantadas, confirmando a hipótese anunciada no início do trabalho. Isso se deu em um contexto onde foram mapeados 74.880 artigos, em 158 periódicos CAPES, dentre os quais, inicialmente, foram identificadas 314 publicações periódicas, submetidas à análise dos seus conteúdos. A partir da análise empreendida identificamos, por fim, 57 publicações nas quais foram rastreadas sutis/implícitas ou explícitas aproximações temáticas entre Ciências da Natureza e Educação Infantil e/ou trataram das Ciências na Educação Infantil, com conteúdos que correspondem e se relacionam às seguintes categorias analíticas: Temporalidade, relações e marcadores temporais; Autoria e dimensão formativa; Caracterização e lócus; Público-alvo; Objetivos das publicações; Sínteses anunciadas; e, Concepções relacionadas às Ciências da Natureza, à Educação Infantil e às Ciências na Educação Infantil. Reconhecendo que os resultados aqui compilados compõem relevante contribuição acadêmica, ao mesmo tempo remetem lacunas a serem investigadas a posteriori. Assim, conclamamos a urgência de ampliarmos nossas discussões em torno do tema e de estreitarmos relações entre as Ciências da Natureza e a Educação Infantil. Como no universo das crianças, não nos faltam perguntas pois somos fartos de curiosidade! |
Abstract: | Children's relationship with Sciences precedes, extrapolates and exceeds school education and Sciences education. As a rule, they are eager to get to know the world and have a fascination with phenomenon, as well as a high curious, inventive, creative, active and protagonist capacity to experiment and experience multiple situations related to Sciences and Natural Sciences. Paradoxically, the gaps between what some have called “Sciences Teaching” and Child Education are perceptible. In this context, it is urgent to consider the imminent need to produce knowledge about Sciences in Child Education, regardless of the cut and epistemological affiliation that one has. However, there seems to be no correspondence between this need and the reality identified in products and publications available in Brazil. The concern with the bibliographic scarcity on Sciences in Child Education, at national and international levels, is the driving force of this research, driven by the initial hypothesis that the available bibliography could be elementary and little disseminated, reflected from the beginning of the research, in the small number of books found, the outdated publications and the low number of publications in journals. The investigative movement of this research seeks to reveal answers to its main question: what does the academic production that makes up the CAPES journals on Sciences in Child Education bring? In general, the research aimed to carry out a quantitative-qualitative survey of academic productions in CAPES journals, seeking to identify publications dealing with Sciences in Child Education, with a view to thematic analysis of their contents. The method as a way to achieve the objectives defined in this research is based on mixed approaches, which are interested in a pragmatic combination between quanti- qualitative approaches. Its main locus is the CAPES Periodicals Portal, as well as the portals of all periodicals that make up the investigative corpus. From an exploratory, descriptive and analytical procedural point of view, it privileges the analysis of the content (BARDIN, 1979) of the documents that constitute this documentary corpus. The text is organized into three parts: part 1, “Sciences and Child Education: initial reflections to think about approximations and distances between children, the Sciences, Natural Sciences and Child Education”, brings the theoretical foundation, arranged in two sections: “Sciences and Natural Sciences: a brief historical, epistemological and didactic incursion” and, “Child Education and its specificities”. Part II, “The path is made by walking, the search and findings are made when accessing: initial approaches to the CAPES Journal Portal” constitutes the methodological design and is structured in two sections: “Initial approaches to the Journal Portal CAPES” and “Methodological design of the research”. Part III, " Sciences in Child Education: thematic analysis of content in publications from the CAPES Periodicals Portal" brings partial considerations around the generated data and consists of a section: "Exploration, treatment and thematic analysis of texts", where we dedicate ourselves to the pre-analysis of the inventoried material and then to the treatment of the results, inference and interpretation of the generated data. In general, it is concluded that the number of publications dealing with Sciences in Child Education is incipient. This amount corresponds to approximately 0.076% of the total number of publications surveyed, confirming the hypothesis announced at the beginning of the work. This took place in a context where 74,880 articles were mapped, in 158 CAPES journals, among which, initially, 314 periodicals were identified, submitted to the analysis of their contents. From the analysis undertaken, we finally identified 57 publications in which subtle/implicit or explicit thematic approximations between Natural Sciences and Child Education and/or dealt with Sciences in Child Education were tracked, with contents that correspond and relate to the following categories analytics: Temporality, relationships and temporal markers; Authorship and formative dimension; Characterization and locus; Target Audience; Publication objectives; Announced syntheses; and, Concepts related to Natural Sciences, Child Education and Sciences Child Education. Recognizing that the results compiled here make up a relevant academic contribution, at the same time they refer to gaps to be investigated a posteriori. Thus, we call for the urgency of expanding our discussions around the theme and of strengthening relationships between Natural Sciences and Child Education. As in the universe of children, we are not short of questions because we are full of curiosity! |
Palavras-chave: | Educação infantil Ciências da natureza Períodicos cientifícos Educação infantil - Ciências Child education Natural sciences Scientific journals Child education - sciences |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SILVA, Andreza Fabrícia Pinheiro da. Ciências na educação infantil: uma análise da produção acadêmica a partir dos periódicos CAPES. 2025. 402 f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16588 |
Data do documento: | 29-ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
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