Navegando por Autor Cavalcante, Maria Auxiliadora da Silva

Ir para: 0-9 A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
ou entre com as primeiras letras:  
Mostrando resultados 1 a 59 de 59
Data do documentoTítuloAutor(es)Tipo
23-mar-2010A abordagem da variação lingüística na 3ª fase da educação de jovens e adultos e suas implicações para o ensinoSilva, Naila Lins daDissertação
23-set-2009A abordagem das variedades lingüísticas: uma experiência em sala de aula e no Orkut com alunos do ensino médioFerreira, Auda Valéria do NascimentoDissertação
9-dez-2009Abordagem sociolinguística no curso de Pedagogia a distânciaLessa, Rose Karla CordeiroDissertação
27-nov-2006Advérbios focalizadores no português brasileiroLima, Rafael Bezerra deDissertação
20-fev-2024Análise da variação lexical em uma turma de 5º ano do Ensino fundamental de uma escola pública em Riacho Doce – Maceió/ALFelix, Any CristinaDissertação
10-mai-2013Atividade docente e inclusão : as mediações da consultoria colaborativaDounis, Alessandra BonorandiDissertação
13-abr-2012Atividade docente: os sentidos e significados que uma professora atribui à aquisição da escritaRosário, Elaine de HolandaDissertação
30-mar-2012Atividade docente: uma análise do prescrito e do realizado no currículo escolarMelo, Wanessa Lopes deDissertação
9-set-2018Atividades de oralidade em uma turma do 1° ano decorrentes da formação no PIBIDSantos, Tereza Carolina dos; Santos, Maria Das Graças Abreu dos; Batista, Wilma FeitosaTrabalho de Conclusão de Curso
8-mar-2016Avaliação e mediação da compreensão leitora de alunos de 5. ano de uma escola pública municipal de Maceió-ALSilva, Sérgio Rocha daDissertação
28-dez-2013A compreensão leitora e o processo inferencial em turmas do nono ano do ensino fundamentalOliveira, Francisco Jailson Dantas deDissertação
18-jul-2008A Concordância de número e de gênero entre o DP pronominal a gente e o predicativo: uma comparação entre o português brasileiro e o português europeuTenório, Thaise dos SantosDissertação
5-ago-2009A construção da autonomia docente nas escolas da rede municipal de educação de Maceió – uma análise das escolas auto-formadorasAraújo, Ana Cláudia Albuquerque deDissertação
27-fev-2019Das páginas às telas: o lugar do (não) lugar dos gêneros digitais no livro didático de PortuguêsSantos, Nádson Araújo dosDissertação
30-jan-2019Didática da leitura na educação de jovens e adultos: mediação nas/das práticas curricularesSilva, Monyque Kelly MouraDissertação
17-ago-2017Discurso reportado e a escritura colaborativa de histórias inventadas em sala de aulaBraga , Kall Anne Sheyla AmorimTese
22-dez-2020Educação do Campo: a importância da valorização das características dos povos campesinosSilva, Ana Lúcia Leão Aristides da; Silva, Nataniele Maria daTrabalho de Conclusão de Curso
18-nov-2014O ensino da leitura na educação de jovens e adultos: o movimentum de significar e ressignificar a prática docente em contexto de pesquisa colaborativaSantos, Adriana Cavalcanti dosTese
7-mai-2018Entre a escrita e a revisão: a criação de fábulas por díades do 3º ano do ensino fundamentalCosta, Salezia Magna de OliveiraDissertação
10-abr-2006Entre o oral e o escrito: a heterogeneidade lingüística das conversações escritas on-lineMoura, José Sérgio Amancio deDissertação
24-nov-2008A estrutura interna dos pronomes pessoais em português brasileiroCarvalho, Danniel da SilvaTese
26-abr-2017A formação continuada de professores e seus reflexos no ensino da leitura nos anos iniciaisSantos, Marta Maria Minervino dosTese
30-ago-2021A fraseologia na sala de aula: uma proposta com expressões idiomáticas para alunos dos últimos anos do ensino fundamentalSantos, Lidiana Patrícia SoaresDissertação
22-jul-2020Gamificação na educação especial: jogos digitais e não digitais no ensino-aprendizagem de estudantes autistasSantos, Mirella Cristina Silva dos; Lima, Rita de Cássia de OliveiraTrabalho de Conclusão de Curso
6-jul-2011A hipercorreção na fala de adultos desempregados na cidade de Maceió/ALSilva, Priscila Rufino daDissertação
17-abr-2008Uma história de leitura: a formação da professora alfabetizadora da educação de jovens e adultos, seus eventos e suas práticasBrasileiro, Regina Maria de OliveiraDissertação
22-abr-2017Identidade & Memória: produção e refacção de textos por alunos do 8º ano do Ensino FundamentalAraújo , Jennifer Patrícia deDissertação
24-abr-2008A intervenção didática em produções escritas de jovens e adultosTavares, Ana Verônica LimaDissertação
12-mai-2016A intervenção didática no processo de produção textual de alunos participantes da olimpíada de língua portuguesa - OLPMoura, Karolynne Kaya maria AmorimDissertação
2-set-2015Leitura e escrita no ciclo de alfabetização: interface entre PIBID E PNAICSantana, Maria Cleuma Ramos de Melo; Silva, Maria Edineide de MeloTrabalho de Conclusão de Curso
23-fev-2018Leitura e prática pedagógica no ensino médio integrado: contribuições da clínica da atividadeSouza, Adriana Nunes deTese
12-nov-2015O manuscrito escolar e as funções da rasura na escrita colaborativa de uma díade do 2º ano do Ensino fundamentalOliveira, Célia Cristina Monteiro deDissertação
23-fev-2021Memorial Acadêmico: Viagem ao ConhecimentoCavalcante, Maria Auxiliadora da SilvaMemorial Acadêmico
15-dez-2004A natureza de AGR e suas implicações na ordem VS: um estudo comparativo entre o português brasileiro e o português europeuSilva, Cláudia Roberta TavaresTese
20-dez-2004O objeto direto anafórico na fala matagrandense e paulistana: um estudo comparativoMendonça, Valdenice de AnucenaDissertação
7-mai-2009Operação Agree e construções partitivas no português brasileiro e no português europeu.Cerqueira, Mirian Santos deTese
26-jan-2018O pacto nacional pela alfabetização na idade certa e a formação docente: entre saberes e fazeresSouza, Abda Alves Vieira deTese
19-dez-2014Percursos (des) continuados de leitura na escola: o papel do diálogo como instrumento mediador da aprendizagemBarbosa, Daiane da CostaDissertação
18-ago-2011O perfil e as crenças do professor de língua inglesa das escolas públicas de educação básica do município de Arapiraca-ALOliveira, Jean Marcelo Barbosa deDissertação
9-mar-2023Política Nacional de Alfabetização: conformidades e insurgências entre vozes discursivasGalvão, Érica Raiane de SantanaDissertação
23-ago-2022Política Nacional de Alfabetização: discursos formativos de professores alfabetizadores no âmbito do programa Tempo de AprenderSantos, Jânio Nunes dosTese
14-jan-2022Práticas de leitura na cultura digital sob a perspectiva dos multiletramentosSantos, Nádson Araújo dosTese
15-dez-2014Práticas de leitura no segundo segmento na Educação de Jovens e AdultosMelo, Maria Luédna Ferreira deDissertação
28-abr-2023Práticas de letramentos, gêneros textuais e ensino de língua portuguesaSilva, Alison Douglas Lima daDissertação
29-nov-2017Práticas de “leitura deleite” nos anos iniciais: contributos do PNAIC na/para mediação docenteSilva, Simone de SouzaDissertação
13-set-2010Procedimentos pedagógicos para abordar a variação linguística a partir de programa assistido por alunos do ensino fundamentalSantos, Marta Maria Minervino dosDissertação
19-jun-2009A professora e as propostas de produção de texto em um livro didático de português: mudanças que singularizam a atividadeAssis, Quitéria Pereira deDissertação
7-abr-2008As propostas de produção textual no livro didático: uma reflexão sobre as práticas efetivadas pelos professores formados pelo PROFAOliveira, Maria José Houly Almeida deDissertação
31-mar-2023Quadrinhos em sala de aula: estratégias metodológicas para as práticas de leitura e escrita em uma turma de 8º anoFrança, Mariany Pereira Cavalcanti deDissertação
26-abr-2021Reescrita de texto: considerações sobre o tema e o gênero em versões produzidas por alunos do 7º anoReis, Priscila AlencarTrabalho de Conclusão de Curso
30-nov-2016A referenciação em retextualização de “Vidas Secas”, por alunos de uma escola pública de AlagoasRocha, Flávia Leônia Ferreira daDissertação
18-fev-2011Sentidos e significados da atividade prescrita e realizada: analisando o processo da alfabetização e letramentoAraujo, Isabela Rosália Lima deDissertação
28-set-2009O software HagáQuê: uma proposta para a prática da língua portuguesa escrita da pessoa com surdezNogueira, Jorge Luiz FiremanDissertação
19-nov-2008Ter/haver existenciais na escrita de alunos dos ensinos fundamental e médio da cidade de Maceió/ALVitório, Elyne Giselle de Santana Lima AguiarDissertação
12-abr-2011O uso da TV e do computador nas práticas de língua portuguesa na educação de jovens e adultosFlôres, Eneida da SilvaDissertação
9-set-2010Variação linguistica na 3ª fase da educação de jovens e adultos: saberes e práticasMarinho, Gláucia dos SantosDissertação
28-mai-2009Variação linguística em sala de aula da educação de jovens e adultosSilva, Simone daDissertação
6-set-2024Variação, diversidade linguística e o ensino de língua portuguesa: uma análise da BNCCSantos, Adriele RochaTrabalho de Conclusão de Curso
20-dez-2006Vivência docente na escola pública: trajetória de uma identidade profissionalSantos, Rosiane Maria BarrosDissertação