Data do documento | Título | Autor(es) | Tipo |
23-mar-2010 | A abordagem da variação lingüística na 3ª fase da educação de jovens e adultos e suas implicações para o ensino | Silva, Naila Lins da | Dissertação |
23-set-2009 | A abordagem das variedades lingüísticas: uma experiência em sala de aula e no Orkut com alunos do ensino médio | Ferreira, Auda Valéria do Nascimento | Dissertação |
9-dez-2009 | Abordagem sociolinguística no curso de Pedagogia a distância | Lessa, Rose Karla Cordeiro | Dissertação |
27-nov-2006 | Advérbios focalizadores no português brasileiro | Lima, Rafael Bezerra de | Dissertação |
20-fev-2024 | Análise da variação lexical em uma turma de 5º ano do Ensino fundamental de uma escola pública em Riacho Doce – Maceió/AL | Felix, Any Cristina | Dissertação |
10-mai-2013 | Atividade docente e inclusão : as mediações da consultoria colaborativa | Dounis, Alessandra Bonorandi | Dissertação |
13-abr-2012 | Atividade docente: os sentidos e significados que uma professora atribui à aquisição da escrita | Rosário, Elaine de Holanda | Dissertação |
30-mar-2012 | Atividade docente: uma análise do prescrito e do realizado no currículo escolar | Melo, Wanessa Lopes de | Dissertação |
9-set-2018 | Atividades de oralidade em uma turma do 1° ano decorrentes da formação no PIBID | Santos, Tereza Carolina dos; Santos, Maria Das Graças Abreu dos; Batista, Wilma Feitosa | Trabalho de Conclusão de Curso |
8-mar-2016 | Avaliação e mediação da compreensão leitora de alunos de 5. ano de uma escola pública municipal de Maceió-AL | Silva, Sérgio Rocha da | Dissertação |
28-dez-2013 | A compreensão leitora e o processo inferencial em turmas do nono ano do ensino fundamental | Oliveira, Francisco Jailson Dantas de | Dissertação |
18-jul-2008 | A Concordância de número e de gênero entre o DP pronominal a gente e o predicativo: uma comparação entre o português brasileiro e o português europeu | Tenório, Thaise dos Santos | Dissertação |
5-ago-2009 | A construção da autonomia docente nas escolas da rede municipal de educação de Maceió – uma análise das escolas auto-formadoras | Araújo, Ana Cláudia Albuquerque de | Dissertação |
27-fev-2019 | Das páginas às telas: o lugar do (não) lugar dos gêneros digitais no livro didático de Português | Santos, Nádson Araújo dos | Dissertação |
30-jan-2019 | Didática da leitura na educação de jovens e adultos: mediação nas/das práticas curriculares | Silva, Monyque Kelly Moura | Dissertação |
17-ago-2017 | Discurso reportado e a escritura colaborativa de histórias inventadas em sala de aula | Braga , Kall Anne Sheyla Amorim | Tese |
22-dez-2020 | Educação do Campo: a importância da valorização das características dos povos campesinos | Silva, Ana Lúcia Leão Aristides da; Silva, Nataniele Maria da | Trabalho de Conclusão de Curso |
18-nov-2014 | O ensino da leitura na educação de jovens e adultos: o movimentum de significar e ressignificar a prática docente em contexto de pesquisa colaborativa | Santos, Adriana Cavalcanti dos | Tese |
7-mai-2018 | Entre a escrita e a revisão: a criação de fábulas por díades do 3º ano do ensino fundamental | Costa, Salezia Magna de Oliveira | Dissertação |
10-abr-2006 | Entre o oral e o escrito: a heterogeneidade lingüística das conversações escritas on-line | Moura, José Sérgio Amancio de | Dissertação |
24-nov-2008 | A estrutura interna dos pronomes pessoais em português brasileiro | Carvalho, Danniel da Silva | Tese |
26-abr-2017 | A formação continuada de professores e seus reflexos no ensino da leitura nos anos iniciais | Santos, Marta Maria Minervino dos | Tese |
30-ago-2021 | A fraseologia na sala de aula: uma proposta com expressões idiomáticas para alunos dos últimos anos do ensino fundamental | Santos, Lidiana Patrícia Soares | Dissertação |
22-jul-2020 | Gamificação na educação especial: jogos digitais e não digitais no ensino-aprendizagem de estudantes autistas | Santos, Mirella Cristina Silva dos; Lima, Rita de Cássia de Oliveira | Trabalho de Conclusão de Curso |
6-jul-2011 | A hipercorreção na fala de adultos desempregados na cidade de Maceió/AL | Silva, Priscila Rufino da | Dissertação |
17-abr-2008 | Uma história de leitura: a formação da professora alfabetizadora
da educação de jovens e adultos, seus eventos e suas práticas | Brasileiro, Regina Maria de Oliveira | Dissertação |
22-abr-2017 | Identidade & Memória: produção e refacção de textos por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental | Araújo , Jennifer Patrícia de | Dissertação |
24-abr-2008 | A intervenção didática em produções escritas de jovens e adultos | Tavares, Ana Verônica Lima | Dissertação |
12-mai-2016 | A intervenção didática no processo de produção textual de alunos participantes da olimpíada de língua portuguesa - OLP | Moura, Karolynne Kaya maria Amorim | Dissertação |
2-set-2015 | Leitura e escrita no ciclo de alfabetização: interface entre PIBID E PNAIC | Santana, Maria Cleuma Ramos de Melo; Silva, Maria Edineide de Melo | Trabalho de Conclusão de Curso |
23-fev-2018 | Leitura e prática pedagógica no ensino médio integrado: contribuições da clínica da atividade | Souza, Adriana Nunes de | Tese |
12-nov-2015 | O manuscrito escolar e as funções da rasura na escrita colaborativa de uma díade do 2º ano do Ensino fundamental | Oliveira, Célia Cristina Monteiro de | Dissertação |
23-fev-2021 | Memorial Acadêmico: Viagem ao Conhecimento | Cavalcante, Maria Auxiliadora da Silva | Memorial Acadêmico |
15-dez-2004 | A natureza de AGR e suas implicações na ordem VS: um estudo comparativo entre o português brasileiro e o português europeu | Silva, Cláudia Roberta Tavares | Tese |
20-dez-2004 | O objeto direto anafórico na fala matagrandense e paulistana: um estudo comparativo | Mendonça, Valdenice de Anucena | Dissertação |
7-mai-2009 | Operação Agree e construções partitivas no português brasileiro e no português europeu. | Cerqueira, Mirian Santos de | Tese |
26-jan-2018 | O pacto nacional pela alfabetização na idade certa e a formação docente: entre saberes e fazeres | Souza, Abda Alves Vieira de | Tese |
19-dez-2014 | Percursos (des) continuados de leitura na escola: o papel do diálogo como instrumento mediador da aprendizagem | Barbosa, Daiane da Costa | Dissertação |
18-ago-2011 | O perfil e as crenças do professor de língua inglesa das escolas públicas de educação básica do município de Arapiraca-AL | Oliveira, Jean Marcelo Barbosa de | Dissertação |
9-mar-2023 | Política Nacional de Alfabetização: conformidades e insurgências entre vozes discursivas | Galvão, Érica Raiane de Santana | Dissertação |
23-ago-2022 | Política Nacional de Alfabetização: discursos formativos de professores alfabetizadores no âmbito do programa Tempo de Aprender | Santos, Jânio Nunes dos | Tese |
14-jan-2022 | Práticas de leitura na cultura digital sob a perspectiva dos multiletramentos | Santos, Nádson Araújo dos | Tese |
15-dez-2014 | Práticas de leitura no segundo segmento na Educação de Jovens e Adultos | Melo, Maria Luédna Ferreira de | Dissertação |
28-abr-2023 | Práticas de letramentos, gêneros textuais e ensino de língua portuguesa | Silva, Alison Douglas Lima da | Dissertação |
29-nov-2017 | Práticas de “leitura deleite” nos anos iniciais: contributos do PNAIC na/para mediação docente | Silva, Simone de Souza | Dissertação |
13-set-2010 | Procedimentos pedagógicos para abordar a variação linguística a partir de programa assistido por alunos do ensino fundamental | Santos, Marta Maria Minervino dos | Dissertação |
19-jun-2009 | A professora e as propostas de produção de texto em um livro didático de português: mudanças que singularizam a atividade | Assis, Quitéria Pereira de | Dissertação |
7-abr-2008 | As propostas de produção textual no livro didático: uma reflexão sobre as práticas efetivadas pelos professores formados pelo PROFA | Oliveira, Maria José Houly Almeida de | Dissertação |
31-mar-2023 | Quadrinhos em sala de aula: estratégias metodológicas para as práticas de leitura e escrita em uma turma de 8º ano | França, Mariany Pereira Cavalcanti de | Dissertação |
26-abr-2021 | Reescrita de texto: considerações sobre o tema e o gênero em versões produzidas por alunos do 7º ano | Reis, Priscila Alencar | Trabalho de Conclusão de Curso |
30-nov-2016 | A referenciação em retextualização de “Vidas Secas”, por alunos de uma escola pública de Alagoas | Rocha, Flávia Leônia Ferreira da | Dissertação |
18-fev-2011 | Sentidos e significados da atividade prescrita e realizada: analisando o processo da alfabetização e letramento | Araujo, Isabela Rosália Lima de | Dissertação |
28-set-2009 | O software HagáQuê: uma proposta para a prática da língua portuguesa escrita da pessoa com surdez | Nogueira, Jorge Luiz Fireman | Dissertação |
19-nov-2008 | Ter/haver existenciais na escrita de alunos dos ensinos fundamental e médio da cidade de Maceió/AL | Vitório, Elyne Giselle de Santana Lima Aguiar | Dissertação |
12-abr-2011 | O uso da TV e do computador nas práticas de língua portuguesa na educação de jovens e adultos | Flôres, Eneida da Silva | Dissertação |
9-set-2010 | Variação linguistica na 3ª fase da educação de jovens e adultos: saberes e práticas | Marinho, Gláucia dos Santos | Dissertação |
28-mai-2009 | Variação linguística em sala de aula da educação de jovens e adultos | Silva, Simone da | Dissertação |
6-set-2024 | Variação, diversidade linguística e o ensino de língua portuguesa: uma análise da BNCC | Santos, Adriele Rocha | Trabalho de Conclusão de Curso |
20-dez-2006 | Vivência docente na escola pública: trajetória de uma identidade profissional | Santos, Rosiane Maria Barros | Dissertação |