00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15091
Tipo: Dissertação
Título: Análise da variação lexical em uma turma de 5º ano do Ensino fundamental de uma escola pública em Riacho Doce – Maceió/AL
Autor(es): Felix, Any Cristina
Primeiro Orientador: Cavalcante, Maria Auxiliadora da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Gomes, Yana Liss Soares
metadata.dc.contributor.referee2: Florêncio, Jose Hebertt Neves
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar casos de variação lexical na fala e na escrita de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública em Riacho Doce – Maceió/AL. A pesquisa foi realizada por meio de abordagem qualitativa, com consideração de aspectos quantitativos e cunho etnográfico com observações, desenvolvimento de atividades e entrevistas. A base teórica é fundamentada na Sociolinguística Variacionista, cunhada por William Labov, e na Sociolinguística Educacional, marcada pelos trabalhos da professora Stella Maris Bortoni-Ricardo. Para situar o estado do conhecimento sobre a variação lexical e ensino foi realizado um mapeamento de estudos relacionados ao tema em uma base digital de teses e dissertações e no repositório institucional da Universidade Federal de Alagoas – UFAL. Em seguida, foram estruturados os aspectos sociolinguísticos, os aspectos metodológicos, as análises dos dados coletados em campo por meio de quadros/tabelas e a sistematização sobre as aproximações e os distanciamentos identificados entre o léxico das crianças nas vivências escolares e dos moradores entrevistados no seio da comunidade. Os resultados desta pesquisa evidenciam que na fala e na escrita dos estudantes existem diferentes casos de variação lexical que coexistem com maior ou menor frequência de uso, bem como que os alunos dominam as variantes coexistentes utilizando-as de acordo com os diferentes contextos de forma consciente para com suas escolhas linguísticas adequadas a diversas situações. As análises também evidenciam que para além da realização dessa forma de variação nas falas e nos registros escritos dos estudantes também ocorre variação em outros níveis concomitante ao lexical. Nesse sentido, os resultados demonstram que as escolhas lexicais das crianças no âmbito escolar são influenciadas por fatores sociais, históricos e culturais por meio do contato linguístico vivenciado no bairro que é repassado de geração em geração. Apontam ainda que essas escolhas lexicais também são influenciadas por fatores tecnológicos e pela internet, no sentido do aceleramento e avanço da tecnologia digital, da facilitação de acesso a aparelhos eletrônicos, a aplicativos, plataformas digitais e jogos on-line. Em suma, para além dos fatores socio, históricos e culturais constatamos que a internet exerce um papel de destaque na influência da variação lexical nos falares dos alunos devido a sua expansão nas formas de comunicação em tempo real, produção/compartilhamento de diversos conteúdos e facilitação para a disseminação e coexistência de variantes lexicais e/em diversas situações comunicativas e de produções de sentidos.
Abstract: The aim of this study was to analyze cases of lexical variation in the speech and writing of 5th grade students at a public school in Riacho Doce - Maceió/AL. The research was carried out using a ualitative approach, taking into account quantitative aspects and an ethnographic approach with observations, activities and interviews. The theoretical basis is based on Variationist Sociolinguistics, coined by William Labov, and Educational Sociolinguistics, marked by the work of Professor Stella Maris Bortoni-Ricardo. In order to situate the state of knowledge on lexical variation and teaching, a mapping of studies related to the subject was carried out in a digital database of theses and dissertations and in the institutional repository of the Federal University of Alagoas - UFAL. Next, the sociolinguistic aspects, the methodological aspects, the analysis of the data collected in the field using charts/tables and the systematization of the approximations and distances identified between the lexicon of the children in their school experiences and that of the residents interviewed in the community were structured. The results of this research show that in the students' speech and writing there are different cases of lexical variation that coexist with greater or lesser frequency of use, as well as that the students master the coexisting variants using them according to the different contexts in a conscious way with their linguistic choices appropriate to different situations. The analysis also shows that in addition to this form of variation in the students' speeches and written records, there is also variation at other levels alongside lexical variation. In this sense, the results show that children's lexical choices at school are influenced by social, historical and cultural factors through the linguistic contact experienced in the neighborhood, which is passed down from generation to generation. They also point out that these lexical choices are also influenced by technological factors and the internet, in the sense of the acceleration and dvancement of digital technology, easier access to electronic devices, applications, digital platforms and online games. In short, in addition to social, historical and cultural factors, we found that the Internet lays a major role in influencing lexical variation in students' speech due to its expansion in the forms of real-time communication, the production/sharing of diverse content and the facilitation of the dissemination and coexistence of lexical variants and/or in various communicative and meaning-making situations.
Palavras-chave: Língua materna – Estudo e ensino
Língua portuguesa – Lexicografia
Sociolinguística
Ensino fundamental
Teaching the mother tongue
Teaching the lexicon
Sociolinguistics
Lexical variation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: FELIX, Any Cristina. Análise da variação lexical em uma turma de 5º ano do Ensino fundamental de uma escola pública em Riacho Doce – Maceió/AL. 2024. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15091
Data do documento: 20-fev-2024
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.