00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10957
Tipo: Dissertação
Título: Política Nacional de Alfabetização: conformidades e insurgências entre vozes discursivas
Título(s) alternativo(s): National Literacy Policy: conformities and insurgencies between discursive voices
Autor(es): Galvão, Érica Raiane de Santana
Primeiro Orientador: Santos, Adriana Cavalcanti dos
metadata.dc.contributor.referee1: Cavalcante, Maria Auxiliadora da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Nádson Araújo dos
Resumo: Nesta pesquisa, a qual se propôs a estudar sobre a recepção das professoras(es) alfabetizadoras de Alagoas no que corresponde à Política Nacional de Alfabetização (PNA), problematizou-se: Quais são as relações entre o discurso da PNA e os discursos das professoras(es) no que se refere à concepção de alfabetização? Visando responder à intenção investigativa, traçou-se como objetivo geral: Compreender quais são as relações entre o discurso da PNA e os discursos das professoras(es) no que se refere à concepção de alfabetização. Para tanto, o objetivo geral em questão desdobrou-se nos seguintes objetivos específicos: a) Discutir o que está subjacente na concepção de alfabetização adotada na PNA; b) Investigar se as professoras conhecem os documentos da PNA (Decreto nº 9.765 e Caderno da PNA); c) Analisar os discursos das professoras(es) alfabetizadoras sobre a concepção de alfabetização da PNA; e d) Compreender se há relação entre o discurso da PNA e os discursos das professoras partícipes da pesquisa. Nesse ínterim, tratou-se de uma pesquisa quantiqualitativa, a qual articulou dados de um survey com o material coletado no evento discursivo de grupo focal, ou seja, os discursos dos professores alfabetizadores, participantes da pesquisa. Os resultados indicam que as professoras(es) conhecem, em parte, os documentos da PNA; as professoras(es) partícipes da investigação concordam, em sua maioria, com a concepção de alfabetização expressa na PNA, que considera a língua como código. Contudo, a pesquisa indica que a PNA reduziu de modo significativo o conceito de alfabetização ao compará-la com as práticas de alfabetização, por não se restringir às habilidades de codificar e decodificar. No contexto da prática, a PNA orienta a instrução fônico sistemática, considerada pelas professoras(es) partícipes da investigação como método inovador, adequado para a prática pedagógica na alfabetização. Constatou-se, nesta pesquisa, algumas conformidades e insurgências entre o discurso da PNA e os discursos das professoras(es). Como conformidades, observa-se que as professoras(es) concordam com a concepção de alfabetização da PNA e com a instrução fônica sistemática. Além disso, as professoras(es) consideram o Programa Tempo de Aprender, por sua natureza “prática”, como sendo inovador e o compreende como melhor do que outros programas de formação de professores alfabetizadores implementados pelo MEC. Como insurgências, as professoras(es) consideram que a PNA traz breves e resumidos conceitos e apontam que os processos de ensino e aprendizagem da alfabetização são amplos e envolvem diversos aspectos, não podendo ser reduzido a apenas codificar e decodificar. Os alfabetizadores demonstram interesse no aperfeiçoamento de conhecimento e metodologia de ensino sobre alfabetização, visando um processo de ensino e aprendizagem que proporcione que o estudante aprenda de forma clara e coerente, considerando o processo de apropriação da linguagem por meio da inserção do estudante na cultura escrita, visto que, são orientações para a prática docente.
Abstract: In this research, which proposed to study the reception of literacy teachers in Alagoas in what corresponds to the National Literacy Policy (PNA), the question was raised: What are the relationships between the PNA discourse and the teachers' discourses (es) with regard to the conception of literacy? Aiming to respond to the investigative intention, the general objective was: To understand the relationships between the PNA discourse and the teachers' discourses regarding the concept of literacy. Therefore, the general objective in question unfolded into the following specific objectives: a) Discuss what underlies the conception of literacy adopted in the PNA; b) Investigate whether the teachers know the documents of the PNA (Decree nº 9.765 and Notebook of the PNA); c) To analyze the speeches of the literacy teacher(s) about the concept of literacy in the PNA; and d) Understand if there is a relationship between the PNA discourse and the discourses of the teachers participating in the research. In the meantime, it was a quantitative and qualitative research, which articulated survey data with the material collected in the focus group discursive event, that is, the speeches of literacy teachers, participants in the research. The results indicate that the teachers know, in part, the PNA documents; Most of the teachers participating in the investigation agree with the conception of literacy expressed in the PNA, which considers language as a code. However, the research indicates that the PNA significantly reduced the concept of literacy when comparing it with literacy practices, as it is not restricted to coding and decoding skills. In the context of practice, the PNA guides the systematic phonics instruction, considered by the teachers(s) participating in the investigation as an innovative method, adequate for the pedagogical practice in literacy. It was found, in this research, some conformity and insurgencies between the discourse of the PNA and the discourses of the teachers(s). As conformity, it is observed that the teacher(s) agree with the concept of literacy in the PNA and with the systematic phonics instruction. In addition, the teachers consider the Time to Learn Program, due to its “practical” nature, to be innovative and understand it as better than other training programs for literacy teachers implemented by MEC. As insurgencies, the teachers consider that the PNA brings brief and summarized concepts and point out that the teaching and learning processes of literacy are broad and involve several aspects and cannot be reduced to just coding and decoding. Literacy teachers show interest in improving knowledge and teaching methodology on literacy, aiming at a teaching and learning process that allows students to learn in a clear and coherent way, considering the process of language appropriation through the student's insertion in the written culture, since they are guidelines for teaching practice.
Palavras-chave: Política Nacional de Alfabetização (Brasil)
Análise do discurso
Docência
National Literacy Policy
Speech
Teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: GALVÃO, Érica Raiane de Santana. Política Nacional de Alfabetização: conformidades e insurgências entre vozes discursivas. 2023. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10957
Data do documento: 9-mar-2023
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Política Nacional de Alfabetização_conformidades e insurgências entre vozes discursivas.pdf1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.