00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6512
Tipo: Dissertação
Título: Atividade docente: os sentidos e significados que uma professora atribui à aquisição da escrita
Autor(es): Rosário, Elaine de Holanda
Primeiro Orientador: Cavalcante, Maria Auxiliadora da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Aguiar, Wanda Maria Junqueira de
metadata.dc.contributor.referee2: Pizzi, Laura Cristina Vieira
metadata.dc.contributor.referee3: Ribeiro, Nadja Naira Aguiar
Resumo: O objetivo dessa pesquisa foi analisar a atividade docente, através dos sentidos e significados que uma professora do Ensino Fundamental atribui à aquisição da escrita, analisando como se configura a atividade real e o real da atividade. A coleta de dados deste estudo ocorreu numa escola da Rede Pública Municipal de Maceió, no ano letivo de 2010, numa turma do 2º ano do Ensino Fundamental. Tivemos como pressupostos teóricos a Psicologia Sócio-Histórica, a Clínica da Atividade e a aquisição da escrita. Os procedimentos e as técnicas metodológicas utilizadas foram as seguintes: entrevista de narrativa da história de vida, entrevistas semi-estruturadas e centralizadas, sessões de observações e filmagens e de autoconfrontações simples. Quanto aos resultados, constatamos que a professora considera a atividade docente como uma profissão da qual o indivíduo tem que gostar e amar como uma vocação, e é uma profissão sofrida e fácil para a mulher realizar. A professora afirmou, ainda, que nem sempre o prescrito para sua atividade de trabalho era de fato realizado. Ela acreditava que a função do/a professor/a é preparar o/a aluno/a para viver em sociedade, buscando por seus direitos, e que é imprescindível que, em pleno século XXI, os/as alunos/as saibam escrever e, consequentemente, a aprendizagem da leitura ande em conjunto com a escrita.
Abstract: This research aims to analyze the experience in teaching between senses and significations that an elementary school teacher gaveto the acquirement of writing by analyzing how is the configuration of the development of the real activity and the real of activity. The data collection of this study was made into a public school of the city of Maceió, in the school year of 2010, in an elementary second-year school class. The theoretical basis of this research was the Sociohistorical Psychology, Clinical Activity and acquirement of writing. Narrative interviews of life history, semi structured and centralized interviews, observations and filming sessions and simple self-confrontation were the procedures and methodological techniques applied. The result of the research finds out the teacher considers the experience in teaching as a profession that the professional has to love as a vocation. Also, the teacher considers the profession painful and easy to perform for women and said that sometimes is difficult to accomplish the work activity.She believed that the teacher function is preparing the students to live in society by demanding their rights and that in the 21th century is indispensable for the students to know how to write. Moreover, she said that the writing learning walks side by side with the writing.
Palavras-chave: Ensino fundamental
Atividade docente
Aquisição da escrita
Escrita – Sentidos e significados
Elementary School
Teaching activity
Acquirement of writing
Writing - Senses and meanings
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: ROSÁRIO, Elaine de Holanda. Atividade docente: os sentidos e significados que uma professora atribui à aquisição da escrita. 2019. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6512
Data do documento: 13-abr-2012
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Atividade docente os sentidos e significados que uma professora atribui à aquisição da escrita.pdf1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.