00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10142
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação do Campo: a importância da valorização das características dos povos campesinos
Autor(es): Silva, Ana Lúcia Leão Aristides da
Silva, Nataniele Maria da
Primeiro Orientador: De Paula, Aldir Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Elza Maria da
metadata.dc.contributor.referee2: Cavalcante, Maria Auxiliadora da Silva
Resumo: Este artigo objetiva analisar a relação entre a Educação no Campo e relacioná-la com a variação linguística existente na comunidade do Assentamento Santa Cruz do Riachão, localizada no município de Matriz de Camaragibe, AL, com base nas observações sobre a produção oral das crianças da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), realizadas durante a prática pedagógica das autoras. O trabalho reflete sobre as experiências vividas na escola da comunidade e, fundamentado no aporte teórico de Leite (1999), Bagno (2007), Cagliari (1999), entre outros, discute as políticas pedagógicas vigentes e como estas se relacionam com o ensino aprendizagem levando em consideração a variação linguística, ao destacar a importância da diversidade da língua e das propostas pedagógicas na valorização do falar camponês no geral, e, em particular, na comunidade em que as autoras atuam como docentes, que não buscam acabar com o preconceito, mas enfatizar a conscientização.
Palavras-chave: Educação
Variação linguística
Educação no Campo
Língua Portuguesa
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia Ensino a Distância
Citação: SILVA, Ana Lúcia Leão Aristides da, SILVA, Nataniele Maria da. Educação do Campo: a importância da valorização das características dos povos campesinos. 2023. 17 f. (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10142
Data do documento: 22-dez-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação do campo - a importância da valorização das características linguísticas dos povos campesinos.pdf187.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.