00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Variação, diversidade linguística e o ensino de língua portuguesa: uma análise da BNCC
Título(s) alternativo(s): Variation, linguistic diversity and the teaching of Portuguese: an analysis of the BNCC
Autor(es): Santos, Adriele Rocha
Primeiro Orientador: Gomes, Yana Liss Soares
metadata.dc.contributor.referee1: Lopes, Adna de Almeida
metadata.dc.contributor.referee2: Cavalcante, Maria Auxiliadora da Silva
Resumo: Este estudo consiste em uma análise do documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) referente à abordagem da variação/diversidade linguística no componente curricular Língua Portuguesa (LP). Para tanto, objetivou-se identificar as competências e as habilidades relacionadas ao fenômeno da variação linguística, bem como discutir as implicações pedagógicas das orientações curriculares para o ensino de Língua Portuguesa. Para a fundamentação teórica utilizamos os pressupostos da Sociolinguística Variacionista e Educacional. Trata-se de um estudo qualitativo do tipo análise documental realizado no documento da BNCC na área de Linguagens, mais especificamente na parte do componente curricular de Língua Portuguesa (etapas do Ensino Fundamental e Ensino Médio). Os resultados encontrados indicam que as orientações da BNCC para o ensino de Língua Portuguesa (LP) propõem mudanças pedagógicas importantes ao abordar a diversidade linguística, partindo do pressuposto de que a língua é um fenômeno dinâmico, moldado por fatores sociais, históricos culturais e geográficos. Ao incorporar o estudo do fenômeno da variação linguística, o documento normativo da BNCC orienta os professores do Ensino Fundamental e Médio a ensinar a Língua Portuguesa respeitando as diferentes variedades linguísticas, enfatizando a compreensão de que não há uma única norma “correta”, mas sim que coexistem diversos usos da língua que são legítimos e devem ser adequados às diferentes situações de comunicação e interação social.
Abstract: This study presents an analysis of the National Common Core Curriculum (BNCC) document regarding the approach to linguistic variation and diversity in the teaching of Portuguese Language (PL). For that, it aimed to identify the competencies and skills related to linguistic diversity, as well as to discuss the pedagogical implications of these curricular guidelines within the scope of Portuguese Language teaching. For the theoretical framework, we utilized the assumptions of Variationist and Educational Sociolinguistics. This is a qualitative study of the documentary analysis type, conducted on the BNCC document in the area of Languages, more specifically in the part of the Portuguese Language curriculum component (for the stages of Elementary and High School education). The results indicate that the BNCC guidelines for the teaching of Portuguese Language (PL) propose important pedagogical changes by focusing on linguistic variation and diversity, grounded on the assumption that language is a dynamic phenomenon, shaped by social, historical, cultural, geographic factors. By incorporating the study of the phenomenon of linguistic variation, the BNCC guidelines encourage elementary and high school teachers to teach Portuguese language while respecting different linguistic varieties, highlighting the understanding that there is no single “correct” norm, but rather that a range of different uses of the language coexist which are legitimate and must be adapted to different situations of communication and social interaction.
Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular
Diversidade linguística
Língua portuguesa- Estudo e ensino
Variação linguística
Common National Curriculum Base
Linguistic diversity
Portuguese language - Study and teaching
Linguistic variation
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Português) - Licenciatura
Citação: SANTOS, Adriele Rocha dos. Variação, diversidade linguística e o ensino de língua portuguesa : uma análise da BNCC. 2025. 28 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16745
Data do documento: 6-set-2024
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