00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7392
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A inclusão de estudantes com deficiências no ensino superior: avanços e desafios
Autor(es): Silva, Eliene Francisca da
Almeida, Lucilayne Mendonça de
Primeiro Orientador: Borba, Sara Ingrid
metadata.dc.contributor.referee1: Vidal, Odaléa Feitosa
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Rose Madalena Pereira da
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo ressaltar aspectos acerca da inclusão de pessoas com Deficiências no Ensino Superior, procurando perceber os meios de acessibilidade e permanência, fundamentadas na Política da Educação Especial. O qual está pautado numa política de justiça e igualdade social, permitindo assim, a abertura de espaços cada vez mais significativos tanto na educação básica, quanto na educação em nível superior, gerando oportunidades para a inserção dos alunos que apresentem alguma deficiência. O presente trabalho se caracterizou bibliográfico, por ser desenvolvido a partir de documentos sobre o tema. Teve como fundamentação documentos oficiais sobre as políticas públicas através de obras de autores como: Pimentel (2013), Rogalski (2010), Lima (2013), Silva (2009), entre outros, onde os quais objetivaram encontrar as respostas e soluções sobre o ingresso das pessoas com deficiência no Ensino Superior. Para tanto este trabalho traz um breve histórico da Educação Especial no Brasil, refletindo sobre os caminhos percorridos para os avanços alcançados ao longo do tempo. Em seguida, refletimos sobre as políticas públicas, fator indispensável para a abertura dos espaços educativos inclusivos de que realmente a sociedade necessita. E por fim, tecemos algumas considerações relativas à inclusão dos estudantes no Ensino Superior evidenciando assim, avanços e desafios vivenciados pela educação especial neste contexto.
Palavras-chave: Educação Especial
Igualdade
Inclusão
Acessibilidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia Ensino a Distância
Citação: SILVA, Eliene Francisca da, ALMEIDA, Lucilayne Mendonça de. A inclusão de estudantes com deficiências no ensino superior: avanços e desafios. 2020. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7392
Data do documento: 12-jul-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A inclusão de estudantes com necessidades especiais no ensino superior - avanços e desafios.pdf919.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.