Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7392
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A inclusão de estudantes com deficiências no ensino superior: avanços e desafios |
Autor(es): | Silva, Eliene Francisca da Almeida, Lucilayne Mendonça de |
Primeiro Orientador: | Borba, Sara Ingrid |
metadata.dc.contributor.referee1: | Vidal, Odaléa Feitosa |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Rose Madalena Pereira da |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo ressaltar aspectos acerca da inclusão de pessoas com Deficiências no Ensino Superior, procurando perceber os meios de acessibilidade e permanência, fundamentadas na Política da Educação Especial. O qual está pautado numa política de justiça e igualdade social, permitindo assim, a abertura de espaços cada vez mais significativos tanto na educação básica, quanto na educação em nível superior, gerando oportunidades para a inserção dos alunos que apresentem alguma deficiência. O presente trabalho se caracterizou bibliográfico, por ser desenvolvido a partir de documentos sobre o tema. Teve como fundamentação documentos oficiais sobre as políticas públicas através de obras de autores como: Pimentel (2013), Rogalski (2010), Lima (2013), Silva (2009), entre outros, onde os quais objetivaram encontrar as respostas e soluções sobre o ingresso das pessoas com deficiência no Ensino Superior. Para tanto este trabalho traz um breve histórico da Educação Especial no Brasil, refletindo sobre os caminhos percorridos para os avanços alcançados ao longo do tempo. Em seguida, refletimos sobre as políticas públicas, fator indispensável para a abertura dos espaços educativos inclusivos de que realmente a sociedade necessita. E por fim, tecemos algumas considerações relativas à inclusão dos estudantes no Ensino Superior evidenciando assim, avanços e desafios vivenciados pela educação especial neste contexto. |
Palavras-chave: | Educação Especial Igualdade Inclusão Acessibilidade |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia Ensino a Distância |
Citação: | SILVA, Eliene Francisca da, ALMEIDA, Lucilayne Mendonça de. A inclusão de estudantes com deficiências no ensino superior: avanços e desafios. 2020. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7392 |
Data do documento: | 12-jul-2019 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A inclusão de estudantes com necessidades especiais no ensino superior - avanços e desafios.pdf | 919.42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.