00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7392
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Borba, Sara Ingrid-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4761390738481571pt_BR
dc.contributor.referee1Vidal, Odaléa Feitosa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9460820799039248pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Rose Madalena Pereira da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5805829072399087pt_BR
dc.creatorSilva, Eliene Francisca da-
dc.creatorAlmeida, Lucilayne Mendonça de-
dc.date.accessioned2020-12-19T20:21:24Z-
dc.date.available2020-12-19-
dc.date.available2020-12-19T20:21:24Z-
dc.date.issued2019-07-12-
dc.identifier.citationSILVA, Eliene Francisca da, ALMEIDA, Lucilayne Mendonça de. A inclusão de estudantes com deficiências no ensino superior: avanços e desafios. 2020. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7392-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia Ensino a Distânciapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subjectIgualdadept_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.titleA inclusão de estudantes com deficiências no ensino superior: avanços e desafiospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo ressaltar aspectos acerca da inclusão de pessoas com Deficiências no Ensino Superior, procurando perceber os meios de acessibilidade e permanência, fundamentadas na Política da Educação Especial. O qual está pautado numa política de justiça e igualdade social, permitindo assim, a abertura de espaços cada vez mais significativos tanto na educação básica, quanto na educação em nível superior, gerando oportunidades para a inserção dos alunos que apresentem alguma deficiência. O presente trabalho se caracterizou bibliográfico, por ser desenvolvido a partir de documentos sobre o tema. Teve como fundamentação documentos oficiais sobre as políticas públicas através de obras de autores como: Pimentel (2013), Rogalski (2010), Lima (2013), Silva (2009), entre outros, onde os quais objetivaram encontrar as respostas e soluções sobre o ingresso das pessoas com deficiência no Ensino Superior. Para tanto este trabalho traz um breve histórico da Educação Especial no Brasil, refletindo sobre os caminhos percorridos para os avanços alcançados ao longo do tempo. Em seguida, refletimos sobre as políticas públicas, fator indispensável para a abertura dos espaços educativos inclusivos de que realmente a sociedade necessita. E por fim, tecemos algumas considerações relativas à inclusão dos estudantes no Ensino Superior evidenciando assim, avanços e desafios vivenciados pela educação especial neste contexto.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A inclusão de estudantes com necessidades especiais no ensino superior - avanços e desafios.pdf919.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.