00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7312
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Contagem e resolução de problemas na educação infantil
Autor(es): Souza, Clarice da Silva
Santos, Waléria Wanessa de Oliveira
Primeiro Orientador: Santos, Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos
metadata.dc.contributor.referee1: Freitas, Raphael de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Vilar, Edna Telma Fonseca e Silva
Resumo: O presente artigo trata-se de uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo sobre contagem e resolução de problemas, tendo por objetivo investigar quais conhecimentos de contagem que crianças da educação infantil apresentam. Esse trabalho foi realizado com cinco crianças com idade entre 5 e 6 anos pertencentes ao 2º período de um Centro Municipal de Educação Infantil do Município de Maceió (CMEI). O foco do trabalho nas três primeiras classes de esquemas ternários fundamentais: composição, transformação e comparação. Para obtenção dos dados utilizamos fichas que continham três tipos de problemas aditivos. Tendo como aporte teórico Carvalho (2012), Curi (2011), Fiorentini (2009), Kamii (1990), Lorenzato (2006), Senna e Bedin (2007), Smole, Diniz e Cândido (2000), Smole (2003), Vergnaud (1996) e documentos oficiais. Na pesquisa foi constatado que as crianças estão em processo da construção do conceito de número, de adição, fazem contagem mentalmente, com os dedos e com material concreto. Apresentaram ter dificuldade nos problemas que envolvem a subtração.
Palavras-chave: Contagem
Educação infantil
Resolução de problemas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: SOUZA, Clarice da Silva. SANTOS, Waléria Wanessa de Oliveira. Contagem e resolução de problemas na educação infantil. 2020. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7312
Data do documento: 12-dez-2018
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Contagem e resolução de problemas na educação infantil.pdf584.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.