Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7312
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Contagem e resolução de problemas na educação infantil |
Autor(es): | Souza, Clarice da Silva Santos, Waléria Wanessa de Oliveira |
Primeiro Orientador: | Santos, Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Freitas, Raphael de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Vilar, Edna Telma Fonseca e Silva |
Resumo: | O presente artigo trata-se de uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo sobre contagem e resolução de problemas, tendo por objetivo investigar quais conhecimentos de contagem que crianças da educação infantil apresentam. Esse trabalho foi realizado com cinco crianças com idade entre 5 e 6 anos pertencentes ao 2º período de um Centro Municipal de Educação Infantil do Município de Maceió (CMEI). O foco do trabalho nas três primeiras classes de esquemas ternários fundamentais: composição, transformação e comparação. Para obtenção dos dados utilizamos fichas que continham três tipos de problemas aditivos. Tendo como aporte teórico Carvalho (2012), Curi (2011), Fiorentini (2009), Kamii (1990), Lorenzato (2006), Senna e Bedin (2007), Smole, Diniz e Cândido (2000), Smole (2003), Vergnaud (1996) e documentos oficiais. Na pesquisa foi constatado que as crianças estão em processo da construção do conceito de número, de adição, fazem contagem mentalmente, com os dedos e com material concreto. Apresentaram ter dificuldade nos problemas que envolvem a subtração. |
Palavras-chave: | Contagem Educação infantil Resolução de problemas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia |
Citação: | SOUZA, Clarice da Silva. SANTOS, Waléria Wanessa de Oliveira. Contagem e resolução de problemas na educação infantil. 2020. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7312 |
Data do documento: | 12-dez-2018 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Contagem e resolução de problemas na educação infantil.pdf | 584.84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.